CIDADE DO TEXAS DA STARLUX



Caros Colecionadores,

 

Gostaria de falar para os senhores um pouco sobre a indústria francesa de brinquedos Starlux. Esta fábrica tem uma grande linha de brinquedos e como não poderia ser diferente, também se dedicou ao faroeste.

Este artigo irá abordar apenas as “casinhas” feitas em madeira na escala 1:32, as figuras de cowboys e índios ficarão para uma próxima oportunidade.

Como temos pouca informação sobre estas indústrias européias e, em especial a Starlux , não sei precisar o número de casas fabricadas por ela. Tudo que posso dizer é que provavelmente foram idealizadas na década de 60, e lembram muito em suas formas e cores as produzidas pela Casablanca na mesma época.

São elas: O Saloon (York Hotel), General Stores, Sheriff e Bank.

As casas são ricas nos seus detalhes como: as maçanetas nas portas, as janelas feitas de papel reforçado, moldura também em papel nas marquises abaixo dos letreiros e os pilaretes são de madeira torneada. Vejam o pano estendido na frente da casa do Sheriff.

Para compor melhor as imagens, coloquei algumas figuras de fabricação espanhola (Comansi e Reamsa) e francesa (JIM), uma atenção especial aos irmãos Cartwrigth fabricados pela Comansi, junto ao General Stores

Se obtiver mais alguma informação ou se alguém souber de alguma coisa, envie para “brinquedos de faroeste”, que estarei fazendo o mesmo.

Imagens seguem abaixo:













Faço votos que tenham gostado.

Abraços.

Miguel Cerrato Junior

mgl_crt@yahoo.com.br





Comentários

Enviar comentario