VIAGEM DE IMERSÃO NO VELHO OESTE AMERICANO



Prezados Leitores,

 

Sou um completo aficionado pelo velho oeste americano. As razões para isto, desconheço, pois esta fascinação pelo velho oeste vem de antes de onde vão as minhas recordações mais antigas.

 

Gosto de tudo que seja ligado ao velho oeste: filmes, quadrinhos, brinquedos (o propósito deste site), roupas, armas.

 

Gosto muito, também, de conhecer locais do velho oeste, e atrás deles já fiz 5 viagens que chamo de “viagens de imersão no velho oeste”. Nestas viagens alugo um carro e vou percorrendo os pontos interessantes e/ou onde ocorreram fatos históricos.

 

Estas viagens já cobriram os seguintes locais:

1998 – Montana, Wyoming, Dakota do Sul e Nebraska;

2000 – Montana;

2001 – Montana e Dakota do Norte;

2004 – Arizona (parte norte) e Oklahoma;

2008 – Arizona (parte sul), Novo México e Texas.

 

Esta última viagem realizei agora em outubro, e é sobre ela que vou falar um pouco neste texto.

 

Minha vida profissional não tem sido fácil este ano, tenho experimentado longas jornadas de trabalho, muitas vezes de domingo a domingo. No final de setembro estava absolutamente esgotado e decidi viajar um pouco.

 

Fomos eu e a esposa para o velho oeste. Nossa viagem iniciou por Phoenix no Arizona, onde alugamos o carro, e terminou em Dallas, no Texas. Entre estas duas cidades fizemos um zigue-zague que resultou em 3.360 quilômetros rodados.

 

O Arizona é um esta muito bonito. A paisagem, apesar de árida, é deslumbrante. A parte norte do estado é mais bonita, mas a parte sul também tem seus atrativos visuais.

 

O Novo México também tem uma paisagem deslumbrante, e de contrastes, com regiões áridas e regiões de vegetação intensa.

 

Quanto ao Texas, não pude conhecê-lo inteiro, mas viajamos quase 1.000 Km dentro do estado e não vi nada de bonito em termos de paisagem. É possível que haja paisagens interessantes em outros locais do estado, que não visitei.

 

Foram muitos locais visitados, mas só falarei aqui sobre os que são relacionados ao faroeste, e que achei mais interessantes, para o artigo não ficar longo demais e cansativo.

 

O primeiro ponto interessante visitado foi o “Old Tucson Studios”, um estúdio para filmes de faroeste localizado na cidade de Tucson. Segundo a informação do estúdio, lá já foram produzidos 300 filmes e episódios de séries de faroeste. Rio Bravo, com John Wayne foi feito lá. Gunfight at the OK Corral com Burt Lancaster e Kirk Douglas foi feito lá. Em algumas temporadas de Bonanza o estúdio foi utilizado para representar a cidade de Virgínia City. E todos os episódios de Chaparral foram feitos neste estúdio.

 

Abaixo duas imagens para mostrar um pouco do estúdio:

 

  

 



O estúdio possui algumas lojas e nelas os revólveres de espoleta abundavam. Aliás, havia uma grande quantidade de armas de espoleta à venda em todas as etapas da viagem. Eu trouxe 4 revólveres de espoleta.

 

 

Uma outra etapa interessante da viagem foi a cidade de Tombstone. Abaixo imagem em frente ao OK Corral , onde os irmãos Earp e Doc Holiday enfrentaram os Clanton e os Mclaury em 1881 no “duelo do OK corral”.

Era uma semana de eventos em Tombstone denominada “Helldorado” e durante esta semana a maioria dos visitantes se traja de cowboy, as mulheres com os vestidões antigos, e andam pelas ruas armados até os dentes, os saloons são cheios, muito bacana.

 

 

A imagem abaixo é do cenário do OK corral feito para o filme Gunfight at the OK Corral de 1957, e fica no estúdio de Tucson.

 

 

Na loja de lembranças do OK corral, mais armas de espoleta.

Há uma re-encenação diária do duelo, que assistimos. Dura cerca de meia-hora, mas achei muito circense.

 

 

Como já é sabido, não é fácil encontrar figuras de faroeste nos EUA, como as da Gulliver, ou como as que são encontradas na Europa. Por mais que tenha procurado, não encontrei nenhuma loja de toy-soldiers no roteiro.

Havia figuras mas, via de regra, figuras chinesas sem pintura.

 

A foto abaixo é de uma loja de trens elétricos em Tombstone.

 

 


Outra etapa interessante foi a visita a Lincoln. Lincoln é uma cidade com 70 habitantes (não foi erro de digitação), e está preservada basicamente como era nos anos 1880.

 

Foi nesta cidade que ocorreram os principais episódios da chamada “Guerra do Condado de Linconl” que ocorreu em 1878, onde combateram duas facções de comerciantes, uma delas integrada por Billy the Kid.

 
Foi nesta cidade, também, que Blly the Kid foi preso pela última vez em 1881. Daí ele fugiu para ser morto 3 meses depois em Fort Sumner (mais à frente, neste texto).

 

 

Próximo a Lincoln fica o Forte Stanton. Estabelecido em 1855, abrigou tropas que combateram os apaches, incluindo os buffalo soldiers que combateram Vitorio em 1879.

 

Em 1878 tropas do Forte Stanton foram chamada para intervir na “guerra do condado de Lincoln”, mas, ao invés de efetivamente intervir, optaram por assistir de camarote uma das facções ser chacinada.

 

 

 Do Forte Stanton seguimos para Albuquerque, que é a capital do estado do Novo México. Nesta cidade (de 700.000 habitantes) a parte histórica está preservada como era há mais de um século atrás. Aqui a colonização foi espanhola/mexicana e as construções são de adobe. E mais armas de espoleta estavam à venda.....

 

De Albuquerque para Santa Fé, que é uma cidade importante na história dos EUA. Primeiro pela Santa Fé Trail, que era por onde as caravanas seguiam para o oeste. Também foi ponto importante na história das ferrovias e foi a 1 ª capital do Novo México.

Santa Fé é linda. A parte histórica toda preservada, e a parte moderna toda construída no estilo antigo. É como entrar na máquina do tempo. Vale uma visita.

 

 

Em Santa Fé encontrei as figuras da Schleich, onde fiz mais algumas aquisições. Estou montando em casa uma vitrine só com figuras da Schleich, que acho muito bonitas (são em escala diferente das figuras da Gulliver).

 

 

De Santa Fé para Las Vegas (que não é a Las Vegas dos cassinos, a qual fica no Nevada). Las Vegas também é uma cidade do velho oeste, como pode ser visto na imagem abaixo.

 

 

O que motivou a visita a Las Vegas é que ela é considerada o centro dos Rough Riders (os voluntários que invadiram Cuba sob comando de Theodore Roosevelt para expulsar os colonizadores espanhóis). Las Vegas recebeu anualmente o encontro dos Rough Riders, até o falecimento do último deles, que ocorreu nos anos 50.

 

Há um museu dos Rough Riders, mas o museu é bem fajuto, não justifica a viagem até lá.

 

De Las Vegas fomos para Fort Sumner, onde Billy the Kid foi morto por Pat Garret em 1881. Abaixo foto na frente do túmulo do Billy the Kid.

 
 

 

Há um museu bem interessante em Fort Sumner e lá está exposto o winchester abaixo que, segundo o museu, era o winchester de Billy the Kid, que aparece com ele na tradicional fotografia que também pode ser vista na imagem abaixo.

  

 

De Fort Sumner fomos para o Texas, onde passamos por algumas cidades, até chegar a Abilene.

Eu esperava muito de Abilene, em função de lá ter sido um importante entreposto para a comercialização de gado na época do velho oeste, mas parece que a cidade não se preocupou muito em preservar seu passado.

 

De interessante um museu interativo (foto abaixo) e uma cidadezinha antiga chamada Buffalo Gap, que fica na periferia de Abilene.

 

 

A próxima parada foi em Fort Worth, sendo que achei fantástica a cidade.

Já na entrada há um museu sobre a guerra civil americana. Já visitei vários museus sobre a guerra civil, incluindo o de Gettysburg, que é bem grande.

 

Mas uma coisa, só vi no museu de Fort Worth – quando começou a faltar jovens para o exército confederado, começaram a recrutar crianças. Abaixo, conforme exposto no museu, o uniforme de um “soldado” de 4 anos de idade.

 

 

 

Fort Worth também foi um importante centro de comércio de gado e, ao contrário de Abilene, aqui está tudo preservado. Chama-se “Fort Worth Stockyards”. Um lugar maravilhoso, com as construções do velho oeste, as pessoas vestidas de cow-boy, os saloons, manada de gado passando na rua, caravana passando na rua. Recomendo.

 

 

Em Fort Worth encontrei mais figuras da Schleich, encontrei figuras da Papo (mais aquisições), e encontrei as que estão na imagem abaixo, da NewRay. Segundo o colecionador Wagner, conhecido por “Cochise” no Mercado Livre, estes produtos da NewRay já estão fora de linha.

 

 

Em Fort Worth também havia outra coisa fantástica – uma loja de brinquedos antigos, com muita coisa bacana. Na imagem abaixo, revólveres de espoleta antigos, por US$700 a peça (só trouxe a foto deles).

 

 

Por fim, não é faroeste, mas é relevante do ponto de vista histórico – na imagem abaixo estou parado na rua Elm (em Dallas), na altura em que o Presidente Kennedy foi baleado. Lee Osvald atirou da última janela à direita, no penúltimo andar do prédio que está atrás de mim. O 6º andar do prédio virou um museu, e o local de onde foram feitos os disparos está preservado como era no dia dos fatos, em novembro de 1963.

 

Bom, foi um pouco da experiência, que queria dividir com vocês.

Quem tiver interesse em viajar para lá, inclusive para os estados que visitei em outras viagens, pode me escrever que, na medida do possível, dou mais informações.

 

Abraços, e até a próxima.

Marcos Guazzelli
Novembro de 2008.





Comentários

Enviar comentario

De: rafa
adorei a materia e tenho algumas reliquias da epoca parabens pela viajem


De: Elvis Oliveira
estou organizando uma viagem para las vegas quando a copa do mundo começar eu gostaria de saber o endereço dessas lojas de brinquedos porque o meu filho adora a historia do velho oeste alguem poderia me informar


De: ARLEI PERES DUBLE
QUERO MUITO CONHECER SOU FÃ DE FAROESTE TANTO QUE QUERO PRODUZIR MAS NÃO TENHO RECURSOS, RELIZAR ESSE SONHO SERIA PELO MENOS ATUAR EM ALGUM FIME DE FAROESTE, UM DIRETOR DESSE UMA OPORTUNIDADE DE ATUAR. WESTER http://peresatoresdubles.wix.com/arleiperesduble , e mail: peresatoresdubles@gmail.com


De: andreamarcio123@hotmail.com
Marcos, curto muito também o velho oeste, pergunto para você, me vende um dos revolver de espoleta? Aguardo resposta, grato pela sua matéria que é rico em detalhes. Um abraço.


De: jeovasousa22@hotmail.com
legal,se vç souber de alguma coisa relacionada aqui no brasil da um toque e parabéns


De: rlincolnjose@yahoo.com.br
Olá Marcos, gostei muito da matéria. Gostaria se possível que me ajudasse. Meu pai também é um fã do vellho oeste e pretendo patrocinar uma viagem este ano aos USA para ver de perto tudo. acho que este roteiro apresentado é perfeito mais mesmo assim gostaria que me recomendasse um roteiro que considera o melhor para levá-lo.Abraços.


De: quanto e os revolver



De: roberto alcantara-barreiras-ba
badboy alcantara@hotmail.com


De: roberto alcantara-barreiras-ba
adoro essas coisas do velho oeste.pena q aqui no brasil nao temos lojas com esses artigos na sua proxima viagem gostaria de um contato p vc trazer alguns desses revolveres p mim se puder


De: heitor
cara tenho uma vasta coleção de filmes de bang bang, com alguns sendo originais como keoma, tres homens e um conflito e django, e gostaria de comprar um de seus quatros revolveres de espoleta. a, e uma dica, se vc quer se sentir um cowboy de faroeste, compre um play statio 3 ou um xbox 360 e compre dois jogos que se chamam red dead redemption e call of juarez


De: Joao de Deus
Caro Marcos! Como voçe adoro tido relacionado ao velho oeste... alias sempre digo que nasci no local e tempo errados! Gostei da sua viagem, seus comentarios, as fotos e tudo relacionado a viagem Voce coleciona figuras relacionadas? Apenas gostaria de fazer uma correção. Lee Oswald, jamais atirou no presidente Kennedy, muito menos aquela distancia, e em sequencia tao rápida!!! aquilo foi uma conspiração, em que (pasme) o vice presidente Johnson, (maior interessado) a Cia, e forças ocultas, foram os grandes maestros... Infelizmente o povo americano como o brasileiro, nao conhece seus verdadeiros valores morais, culturais , nem sua propria historia. Conhecemos aquilo que a midia eletronica quer que saibamos, nada alem disso... Se puder asiasta com Kevin costner JFK (nao sei como um filme desse passou pela censura dos estudios americanos, informe-se sobre quem era Jack Ruby, e suas origens, e principalmente Sam Morrisson, um homem simplesmente integro e que ousou nao aceitar o que a midia ate hoje tenta enfiar "goela abaixo" com videos sobre Lee oswald, jack ruby e toda curriola que os cercou. Att. Joao


De: Tadeu Buono
Querido amigo Marcos . Agradeço a sua atenção de colocar minhas coleções em seu site , mas acontece que vc colocou elas nos classificados , e elas não estão à venda .Por favor , eu lhe peço que retifique e às coloque no lugar certos , que são as coleções . Agradeço a sua atenção , e se for possível , retifique essas colocações . Um abraço .


De: olavo
me vende ema espingarda de espoleta olavojunior3@hotmail.com


De: olavo
me fala como eu concigo uma espingarda de espoleta,eu dou tudo


De: Gilberto Luiz
bom dia, trabalho com teatro e gostaria de adiquirir revolver de espoleta para os meus espetaculos, se alguem tiver para vender entre em contato. gilbertoluiz9@hotmail.com


De: Guilherme
Gostaria de comprar uma arma de espoleta,meu email é guimeme.gaara@hotmail.com


De: Vinicius
Gostaria de adquirir algumas armas se você se interessar pela minha proposta entre em contato nesse Email:viniciusagrela938@gmail.com


De:
muito legal marcos tambem sou fa do velho oeste em geral um abraço


De: Valdenir Silva
gostaria de saber como faço para adquiri umas armas dessas ,sou fascinado pelo velho oeste ,que pena que as emissoras de tv não valorizem este genero ,parabens pelas fotos .


De: ivanir jose
como entrou no brasil com as 4 armas eu quero comprar uma mas nao sei se e permitido


De: Pedro
como faço pra adquirir uma dessas armas ? sou do PR .pedro_satu@hotmail.com sou louco pelo velho oeste americano.


De: oridesvicente@ig.com.br
Que legal marcos sou ator fiz vários comerciais do gênero , gostei muito dos lugares onde você passou, também sou fascinado por tudo sobre faroeste procuro um cenário para gravação em sp, pois pertenço a uma igreja evangélica, no dia 23 de junho temos que apresentar alguma coisa gravado que fale de Caubói-faroest mas que cite também a palavra de Deus e eu preciso do cenário para essa pequena produção, a historia e elenco já tenho, pois conto com o grupo de teatro da igreja, só não temos dinheiro mas tenho certeza que Deus dará um jeito


De: juarez
Adoro coisas do Velho Oeste,tenho muitos DVDs de filmes.Meu sonho é conhecer a cidade de Tombstone, dentre outras. SabEr mais sobre WYATT EARP.


De: Junior
vend uma arma de espoleta pra min helio_castilho@hotmail.com obg.


De: JUu
onde vende revolver de espolete em sp me avise ? helio_castilho@hotmail.com


De: Eunice
Como você, tambem tenho esse sonho maluco pelo velho oete americano. Vi todas as séries de bang-bang e sonho em estar nas terras dos cow-boys.


De: Ivanildo Fernandes
Marcos,muito obrigado por proporcionar-me uma "viagem"pelo oeste americano,é o que um dia pretendo fazer ao vivo inclusive no OLD STUDIO.Abraços.


De: Coy
cara.. muito legal essa sua viajem parabens pelo blog e pelas pessoas que apreçiam essa cultura q nunca morrera.


De: gui
ola eu gostaria de saber se voce gostaria de vender alguma de suas armas de espuleta obrigado!


De: RAUL GOMES DA SILVA
Caro amigo, queria comprar algumas armas que vc.mostra em Tombstone, com espoletas.Como faço? "advocacia.montparnasse@hotmail.com" -Grato.Aguardo Raul


De: RAUL GOMES DA SILVA
Gosto muito de bang bang.Queria adquirir algumas armas de brinqueto e espoletas que vc mostra nas foto.como faço.email-advocacia.montparnasse@hotmail.


De: tiagopereira
muito doido eu talvez va para ai muito legal as armas e etc... valeu


De: andrew
Eu queria ter uma desas armas


De: Geronimo
Caro Marcos, Pelo apresentado, esse pessoal não sabe escrever; uma turma de analfabetos. Fabuloso esse passeio, também admiro muito o velho oeste.


De: joao
quando vai me responder? voce responde por onde?


De: joao
meu eu amo isso tambem adoro arminha de espoleta (tudo em geral) voçe nao trousse nenhuma nao?porque eu adoraria comprar uma epingardinha e revolver


De: Gabriel
achei a matéria bem legal !! se voces souberem aonde vende arminhas de espoleta em SP , SP me avisem . tchau


De: artur porteiro chrispim
oi marcos estou muito enteresado em ir para o texas mexico espero informasoes sua ate a prosima falou


De: artur porteiro chrispim
acho bacana faroeste procuro em todo lugar arminhas mas nao acho se acharem algul lugar que tenha coloque aqui falou pesoal


De: Luciano couto (lcoutto@itelefonica.com.br)_
Fantástico, muito legal.Nota1000.Quem sabe um dia eu possa também fazer essa viagem.