FAROESTE BRITÂNICO PARTE I - COWBOYS



Há tempos atrás comecei a me interessar por brinquedos de outros países. Isto teve início quando me empenhei em descobrir como foram criadas as figuras da extinta fábrica de brinquedos Casablanca. Deparei-me então com um mundo de soldadinhos.

Descobri, e já não é segredo para mais ninguém, que uma grande parte de seus cowboys e índios foram “copiados” de fábricas da Europa, como da Espanha e outras localidades.

 

O meu interesse cresceu por brinquedos ingleses dedicados a figuras, por existir um vasto campo de fabricantes, ia muito além das indústrias Timpo e Britains, fábricas estas que conhecia desde criança, pois cheguei a ganhar no Natal, do meu pai, muitos soldadinhos na década de 70.

 

Se já foi um pouco trabalhoso desvendar os segredos da Casablanca, foi e ainda é mais difícil entrar neste mundo, uma vez que aqui no Brasil temos pouca informação.

 

Tomemos como base a Crescent Toy Co Ltd., que além de fazer figuras em metal, fabricou em fases distintas brinquedos de plástico, variando os seus bonequinhos de seis ou sete posições diferentes, o que eles denominavam de “set”.

 

Na década de 60 foram fabricados Cowboys de uma cor só, e pintados de uma forma tosca se compararmos aos brasileiros.

 

Já nos anos 70, a Crescent produziu outros tipos de cowboys de plástico nas cores vermelha e azul. Nesta última é mais fácil encontrar algum tipo de pintura, na outra cor é mais raro.

 

Cowboys Crescent anos 60:             
    

 

Cowboys Crescent série azul anos 70:

 

 

Cowboys Crescent série vermelha anos 70:

 

 

Mexicanos Crescent anos 70:

 

 

 

Cavalaria Crescent anos 60:

 

Chega a ser curioso, mas alguns destes soldadinhos nos lembram brinquedos que vinham em doces nas décadas de 60 e 70, ou ainda aqueles fabricados pelos chineses nos dias de hoje.

Para entenderem melhor o que estou dizendo, posso citar como exemplo outros fabricantes como, a Johillco (John Hill & CO.) e a Charbens & Co Ltd. (Charles e Benjamin Reid), que tiveram suas grandes produções de figuras nos anos de 50 e 60. Algumas delas foram baseadas a partir de moldes usados em figuras de metal nas décadas de 30 e 40. s Cowboys eram feitos de plástico com cores variadas, alguns recebendo pintura e outros não, que por sua vez deixavam muito a desejar.

 

Cowboys Johillco anos 60:                                    

 

 

Cowboys Charbens anos 60:


A Cherilea Products Ltd.,na sua gama de brinquedos, produziu também a sua linha de faroeste, os “swoppet” (*) entre as décadas de 60 e 70, e os de plástico comum nos anos 60, que recebiam o mesmo tipo de pintura a qual mencionei anteriormente.

 


Cowboys Cherilea anos 60:                                     

 

Soldado da Cherilea anos 60:

Os brinquedos da Lone Star, na minha opinião, são os que mais lembram o Forte Apache Basileiro.

Talvez esta lembrança se deva ao fato da cor do plástico que eram produzidos, a pintura, ou até mesmo a posição de um ou outro Cowboy se parecer com os que temos por aqui.

Estas figuras eram fabricadas rigorosamente na escala de 54mm de altura.

 

Cowboys Lone Star anos 60:

 

 

Ainda posso citar um outro fabricante que, na minha opinião, é mais raro de se encontrar alguma coisa. Esta industria chama-se G E Models, com figuras produzidas nos idos dos anos 50.

 

Cowboys G E Models anos 50:

 

 

 

 

Gostaria de deixar registrado que todos os fabricantes citados acima não se ativeram apenas aos brinquedos e material mencionados.

 
Todos eles foram e ainda são alguns são grandes fabricantes de uma vasta linha de brinquedos e matérias primas diversas.

 

Um grande abraço a todos.
Miguel Cerrato Junior
mgl_crt@yahoo.com.br

 
(*) “swoppet” , linha de cowboys com partes e peças de encaixe não demonstrada neste artigo.

 

 





Comentários

Enviar comentario

De: Davi Batista ,,,
Poderiam tambm fabricar um novo brinquedo ARENA DE RODEIO MINIATURA ,


De: Davi Batista ,,,
Poderiam tambm fabricar um novo brinquedo ARENA DE RODEIO MINIATURA ,


De: Rodolpho
Cowboys Ingleses? pensei que só Existiam nos Estados Unidos


De: marco campanella
como vc sabe miguel,sou um grande fâ dos "cowboys ingleses",achei ótima a sua matéria.parabens.grande abraço.