LANÇAMENTOS 2007



Coleção Western Story


O ano de 2007 se apresenta fraco em termos de lançamentos de produtos da linha faroeste. Poucas empresas se aventuraram na importação desses produtos e os fabricantes nacionais não apresentaram nada de novo. Os produtos ficaram restritos à Gulliver com os dois modelos de Forte Apache tradicionais e o forte com figuras articuladas. Entretanto as figuras avulsas deixaram de ser vendidas, impossibilitando o aumento dos play sets e das coleções individuais. 


Quanto aos produtos importados vale destacar a linha Western Story de figuras e acessórios colecionáveis, em escala 1/35 (ligeiramente inferior às figuras Gulliver), clones da Marxtoys e Supreme. Comercializados pela Brinqtoys, têm como objetivo resgatar um pouco da linha clássica Casablanca. Composto pelos seguintes play sets:


Conquista do Oeste

Caravana

Acampamento Apache

Farwest Ranch

Fúria dos Apaches

Pioneiros do Oeste


Os acessórios em madeira são de fornecedores nacionais que produzem esses itens a partir de arvores reflorestadas.

 

As figuras são bem detalhadas e passíveis de serem pintadas, oferecendo maior realismo ao set (veja artigo de Jorge Barreto, sobre pintura, na seção de trabalhos artesanais deste site).

    

Cada play set é acondicionado em caixa com gravura temática que remete aos bons tempos da Casablanca.


Conquista do Oeste:


3 carroças, 30 cowboys, 30 índios, 3 cavalos selados, 6 cavalos índios, 6 cavalos de carroças, 1 casa rancho em madeira pintada, 1 curral em madeira, 1 cocho em madeira, 1 travessão em madeira, 4 tendas, 1 totem e 10 cercas de plástico.


 


 


Caravana:


4 carroças, 8 cavalos para carroças, 18 cowboys, 18 índios, 3 cavalos selvagens, 1 selado, 1 placa indicativa, 1 arvore e 6 cercas.


Acampamento Apache:


4 tendas, 15 índios, 2 cavalos selvagens, 1 totem, 4 animais selvagens ( coiote,  2 gamos e águia americana) e 4 cercas.



Farwest  Ranch:


1 casa , 1 curral , 1 cocho e 1 travessão em madeira. 1 cavalo selado, 10 cowboys, 10 índios, 1 totem, 1 carroça com toldo, 3 cavalos selvagens, 2 cavalos para carroça e 2 arvores.


 


Fúria dos Apaches:


1 carroça, 2 cavalos para carroça, 10 cowboys, 10 índios, 1 totem, 1 cerca e 1 arvore.        



Pioneiros do Oeste:


1 carroça, 2 mulas, 1 vaca, 1 bezerro, 4 cowboys, 1 cavalo selado e 1 cachorro. Fotos  11 e  12.



Coleção Wild West


Atualmente não é muito comum encontrar figuras articuladas da temática faroeste com escala superior a 1/32. Temos as famosas figuras articuladas do Forte Apache Gulliver, que no modo de ver de muitos colecionadores não são muito agradáveis. A Marxtoys tinha os clássicos Jim West (dizem que inspirou o nome do personagem James West da série de TV), produzidos desde o final da década de 50 até mais recentemente.


Este ano um importador  disponibilizou cinco figuras em escala 1/18 sendo: 1 cowboy, 1 cowgirl e 3 índios. Fazem parte da coleção Wild West, que é claro, não foi importada em sua totalidade.


O cowboy tem 10 cm de altura, e acompanha cavalo e acessórios (bota, revólver, pistola, chapéu,
espingarda e dinamite). Apresentado em plastico semi-rígido e pintado à mão. 


 


A cowgirl tem o mesmo estilo do cowboy, com cavalo e acessórios iguais. (não possuímos imagem)


Quanto aos índios, são 3 figuras:


Cacique com 10 cm de altura, acompanha cavalo e acessórios (totem, cacto, tripé, panela, fogueira, balsa e remo).


            

Indio com 10 cm de altura, acompanha cavalo e acessórios (canoa, remo, cacto, panela, tripé e fogueira). (não possuímos imagem)

             

Índio com 10 cm de altura com cavalo e acessórios (cacto, totem, tripé, panela e fogueira).



A matéria-prima  utilizada é de boa qualidade e as figuras têm pelo menos 6 pontos de articulação. Entretanto não há diferenciação entre os cavalos dos cowboys e dos índios – todos são selados.

           

Esses produtos foram importados em  quantidades reduzidas e são difíceis de serem encontrados em lojas especializadas. Estão sendo comercializados como Tim Holt (cowboy) e como Touro Sentado e Cochise (índios) pela Brinqtoys.


WILD WEST FRONTIER – SUPREME

             

A Supreme lançou vários play sets das mais diferentes temáticas nesses últimos anos. Pouca coisa chegou ao Brasil. Tínhamos dois modelos de Castelos Medievais, Robin Hood, Navio Pirata e a linha faroeste Wild Frontier.


Este ano, 2007, a Supreme lançou pacote de figuras e acessórios em plástico, mas sem a pintura dos personagens.  Constituído por:


1 carroça com toldo

2 cavalos índios

1 cavalo selado

7 cowboys em 7 poses

2 indios em 2 poses

1 tripé

1 panela

1 fogueira

1 árvore

1 placa indicativa

1 tenda indígena


Como são figuras bem detalhadas e na escala 1/32 podem ser pintadas utilizando a técnica descrita por Jorge Barreto – artigo Colorindo a Caravana ! – neste site, o que dará maior realismo ao play set.


É também uma alternativa para aumentar a coleção, pois trata-se de figuras compatíveis com linha Casablanca e Gulliver. Além de serem produzidas com plástico de ótima qualidade.


De importação restrita, este set é difícil de ser encontrado mesmo em lojas especializadas. Apresentado em embalagem plástica tipo saquinho, com suportes em papelão e gravura temática.


 

              


Wagner de Azevedo Marques, sociólogo, historiador e colecionador.   brinqtoys@terra.com.br





Comentários

Enviar comentario

De: sergio.inocencio@hotmail.com
Adorei, estou procurando a muito tempo, como faço para comprar?


De: marcos fernandes proença
eu adorei os da 2 segunda foto e da 4 foto como faço pra comprar eu pago ate 100 reais ligue 01532733439