Por:
Jorge Barreto
Olá amigos colecionadores,
Comprei um set da CARAVANA do amigo Wagner de Azevedo Marques, da BrinqToys, composto por 4 carroças (cobertas), 8 cavalos, 18 soldados, 18 índios, 3 cavalos selvagens, 1 cavalo de montaria, 1 placa indicativa e 1 árvore- num total de 54 itens.
Todos os personagens deste set não são coloridos originalmente. Vejam nas fotos.
Como gosto de customizar, restaurando e colorindo personagens das minhas coleções, resolvi colorir este set.
Vou explicar de maneira bem simples e sem muitas palavras, já que descrever todo este processo de pintura de uma forma didática não é o meu forte. Espero que, com essas dicas, os colecionadores animem-se e dêem um toque especial em suas coleções, ou naquele boneco sem cor, jogado lá no fundo da gaveta.
São três passos para começar a pintura dos bonecos:
Antes de começar a colorir uma figura, tire os excessos de plástico. São aquelas arestas que vêm em torno dos bonecos. Nos braços, pernas, ombros e etc. Use um estilete para essa operação e tome muito cuidado para não se cortar. Depois de aparar essas arestas, use uma lixa fina para acertar a peça e deixá-la bem lisinha. No caso de haver perfurações profundas na superfície da mesma, preencha-as com massa Epóxi ou Araldite e depois que secarem, lixe-as novamente.
A segunda coisa a fazer é lavar bem os bonecos com água e detergente neutro, use uma escova de dentes para esfregar bem os pequenos detalhes. Depois que lavar todos os bonecos, é só secar e passar para a fase seguinte.
Nesta etapa o boneco está pronto para receber uma primeira camada de tinta. Usaremos um Esmalte Sintético de cor cinza para pintar todos os bonecos por completo. Assim você poderá visualizar com mais nitidez os detalhes das personagens e, depois, começar com as cores definitivas. Deixe secar por 10 horas, em média, e depois comece com a pintura definitiva- utilize tinta HUMBROL- Enamel, que você encontra em casa de Aeromodelismo.
Misturando as cores
Normalmente começo a pintar as personagens com cor-de-pele. Depois as partes menores, como lenço, chapéu, armas, botas, arcos, facas e etc. Só então passo a pintar as partes maiores: nos bonecos de faroeste são as calças, blusas, coletes, etc. No caso de usar uma cor sobre a outra (ex: penas do cocar do índio), pinte primeiro a cor que ficará por baixo e, depois que secar, complete com a cor que virá por cima.
A tinta que uso para a pintura dos bonecos é a mesma que usamos para o aeromodelismo. Você pode encontrar várias marcas no mercado (Humbrol, Hobby Color, Testors e Tamya, entre outras).
Uma dica para a pintura das personagens, no caso índios e cowboys, é usar referências, que podem ser encontradas em sites de colecionadores de Forte Apache e faroeste, Revistas, Filmes, Livros, etc. Assim você poderá deixar os seus bonecos com as cores mais próximas do real.
Bem, agora que expliquei um pouco sobre a minha técnica de pintura para bonecos, vamos ver o set da CARAVANA finalizado. Espero que gostem.
Autor: Jorge Barreto, cartunista, ilustrador e colecionador de SP capital.
Email: jbarreto@ig.com.br