FORT APACHE – CÓDIGO 1000 e 1001 - ÍNDIOS



Na década de 60, lá pelo ano de 1966, foram lançados pela Casablanca três tipos de Fort Apache: o tamanho standard (1000), o tamanho grande (1001) e o mais raro de todos, o de plástico. Este último em particular, eu vi só um, quando ainda era criança.


Apesar do Fort Apache ser, na época, um campeão de vendas, dava-se mais ênfase à Caravana em número de figuras, pois neste conjunto vinham vários índios de fôrmas (moldes) diferentes.


A relação de Índios do Fort era diminuta - vinham seis tipos de apaches, acredito  que variava a quantidade. No standard vinham menos figuras, já no maior vinham mais índios, o que me parece lógico.


Como já comentei anteriormente em outro artigo, o Fort Apache que ganhei de Natal quando criança é o de tamanho standard e vieram, entre outras, quatro Falcões Negros.


Vale dizer que provavelmente no maior, continha um número considerável de figuras repetidas.


Somavam-se as seguintes figuras: dois Índios para montar, três Índios com base e um Índio que não ficava em pé e nem em cima do cavalo, então quando brincávamos o colocávamos escalando as paliçadas do Fort Apache.

Gostaria de registrar que existem dois Índios para cavalo (figura A) da transição Casablanca / Gulliver que não encontrei nenhuma referência em catálogos, porém posso dizer que possivelmente são do início dos anos 70, pois ambos vinham no conjunto “A Conquista do Oeste”, talvez para fazer uma alusão à tampa da caixa deste brinquedo, para quem a conhece (vide Enciclopédia do Forte Apache – Volume II para a ilustração da caixa).


Em meados dos anos 70, já com a fôrma Gulliver, foram produzidos outros Índios para compor conjuntos como: Planície Selvagem, Os Apaches e até mesmo outro Forte Apache, conjuntos sobre os quais procurarei falar mais para frente.



Figura A – Os Índios


 


Fort Apache de plástico - Raro


 


Conjunto dos Índios


Vejam a lista dos Índios:

01) Chefe Índio

02) Falcão Negro

03) Arqueiro Índio

04) Índio

05) Índio

06) Índio Pulador

07) Cavalo Índio


Em breve falarei sobre os Cowboys da Caravana e os “Confederados” do Fort Apache grande.


Fiquem com um grande abraço.

Miguel Cerrato Junior

mgl_crt@yahoo.com.br

ps: a numeração é apenas alfanumérica.





Comentários

Enviar comentario

De: mariobigcok@BOL.COM.BR
POIS E TENHO 47 ANOS E ESTOU GASTANDO UMA BABA PARA TER MEUS INDINHOS E MOCINHOS DE MAS QUE SATISFAÇAO QUANDO CHEGA O SEDEX VOLTO NO PASSADO EM 1974 COMO E BOM ,PARABENS MARCOS PELO BLOG


De: cassiano olegario
pois e´, tem uns personagens que não constam em catalogos, dai a gente que coleçiona fica perdido. Muito bom teu artigo Miguel.