O VELHO OESTE DE SÓLON SOARES



Fortes: 

As fotos abaixo são de um forte que estou produzindo a pedido de um amigo. Com base nele, tenho desenvolvidos técnicas novas para a construção mais rápida das paliçadas, casinhas e os próprios encaixes para montagem.

Como característica principal, estes modelos têm a tradicional paliçada de palitos de um centímetro, colados na vertical, apontados, arredondados e frisados imitando um tronco de árvore cortado, como deveriam ser feitos os fortes na época (os que tinham paliçadas) e como provavelmente se faria hoje em dia numa região selvagem e com madeira abundante.

As casinhas têm a madeira frisada na horizontal, e podem ser mais detalhadas conforme o interesse do destinatário. Excetuando o telhado, que é de “duratex” revestido de lâminas (as casinhas podem ter esse tipo de acabamento), toda a madeira no forte é de “lei”. Pode-se eventualmente usar “pinus eliot”, mas somente a pedido do destinatário.

Uso em geral canela, cedro ou pinho envelhecido. São madeiras retiradas de antigas construções, no caso da canela e peroba, e cortadas em serrarias, no caso do cedro. Eventualmente consigo um lote de madeira de “caxeta”, parecida com o pinho e muito clara, o que permite escurecer as paliçada e deixar as pontas claras.

São peças em escala, que podem ser mais ou menos detalhadas a pedido do destinatário. O capricho na colagem e fixação com pregos, no entanto, é sempre muito bom. Cada um desses fortes é feito como se eu mesmo fosse ficar com eles.

Os interessados em saber mais ou adquirir alguma peça sob encomenda, podem entra em contato comigo pelo e-mail solonsoares@hotmail.com. Tenho grande interesse em trocas por bonequinhos antigos repetidos de alguma coleção. 

 

 

 

Exposição:

Essas são fotos do forte mais bonito que eu já fiz. Compõe uma cena de ataque dos índios para resgatar um prisioneiro, visto dentro do carroção verde. Neste diorama, todos miram alguém, o que confere uma atmosfera realista a cena.

Tudo está em escala, canhão, carroça, poço, casinha e até o banco na varanda. Os telhados estão na tradicional cor vermelho, e a cor das paredes da casa em azul. As paliçadas foram escurecidas para dar o ar de envelhecidas e suas pontas mantidas claras para indicar onde foram lascadas e apontadas.

A madeira utilizada foi a “caxeta”, muito leve e resistente. Os telhados e paredes foram laminados. Possui base em MDF, mas pode ser colocada uma outra a critério. Pode também ser montado sem ela. O sistema de encaixe é por parafusos, o que o deixa firme para ser transportado em pequenas distâncias sem o auxílio da base.

Como acessórios, possui: quatro torres, uma casa da guarda, um canhão, um poço, escadas, uma carroça de prisioneiros, uma carroça de carga e um cercado para os cavalos. Na varanda da casa está um banco em escala. 

 

 



 

Carroças:

Essas carroças foram feitas a pedido por um colecionador. São cópias em “tamanho” das Gulliver, porém estilizadas. O rodado dianteiro, em vez de ser fixo, é móvel. As rodinhas são das novas carroças da Gulliver, mas se pode, a pedido, preparar a estrutura para as importadas via Redskorpio. Estou providenciando a confecção dos toldos, o qual será tingido de sujo ou não também a pedido. 

 

 

Nota do editor do site:

Parabéns ao Sólon pelo trabalho.





Comentários

Enviar comentario

De: Jacqueline de Alcantara
Boa tarde. Gostaria de saber onde comprar essas miniaturas de bonecos. Lembro que da minha época haviam tbem umas miniaturas de indios também, não importa se é indio ou soldados. Preciso fazer um trabalho escolar e gostaria de comprar em torno de uns cinquenta bonequinhos desses. Alguém pode me ajudar?Meu email é desenhandomoda@gmail.com Obigada pela atenção Jacqueline de Alcantara


De: rog.ramt@gmail.com
Sólon Soares, seu trabalho é magnífico, gostaria de saber essas rodas para carroças e ond encontra-las e se tem algum meio de fabricar as mesmas, Obrigado e boa tarde.


De: rog.ramt@gmail.com
Boa tarde, gostaria de saber como comprar estas rodas de carroças e onde encontra-las ou algum meio de fabricar as mesmas, Obrigado.


De: dmfinamor@hotmail.com
olá adoreiiiiii(ainda quero fazer um desses) vc vende as carroças wagons e prisão???? parabénss


De: dmfinamor@hotmail.com
olá adoreiiiiii(ainda quero fazer um desses) vc vende as carroças wagons e prisão???? parabénss


De: brunorigon54@yahoo.com.br
incrivel vc v[fez igual o da guliver eu tenho um,e achei o seu lindo


De: bruno
incrivel voce fez igual a o original forte apache da guliver incrivel mesmo !!!