MINIATURAS EM CHUMBO E RESINA PARA O FORTE APACHE



Por : Ivan Luís   /  Rio de Janeiro

Contato : Iluis@click21.com.br

Este artigo tem por finalidade demonstrar que com alguns procedimentos é possível dar novo rumo a sua coleção, bem como reparar e customizar suas figuras sem ter que amputar ou destruir outras.

Muito comum na fabricação de figuras em chumbo as formas “siliconadas” podem nos render muitos soldados e acessórios em resina (nas fotos com corante branco) um material mais leve e fácil de se lidar que o chumbo que tem algumas restrições, mas que prefiro para reparos e customizações.  Abaixo de acordo com a foto explico melhor:



Com base nas figuras da foto fiz estas formas do gamo, coelho e do fogão.   Todas as três peças (as originais em vermelho) tiveram que ser acertadas com durepox :
O gamo teve a perna esquerda dianteira reparada aproximadamente no meio em massa e a parte esquerda do rosto esculpida no próprio plástico.

O coelho teve as orelhas feitas em durepox.

O fogão (como se vê acima) virado com o fundo para frente teve as bordas e uma lateral reparadas  (aproveitei e fiz uma pequena pilha de lenha ao lado dele).

Os reparos ocorreram nos pontos de junção das peças com a figura de onde as retirei, observe abaixo o trabalho.



Como puderam observar após a limpeza e o acabamento as peças em nada ficam devendo aos originais.  Desta forma podemos reproduzir vários acessórios e itens que nunca foram explorados no mercado nacional, mas que são muito comuns no plastimodelismo como barris, mesas, armas (como a da foto abaixo), equipamentos e etc. 

 

O mesmo procedimento acima pode ser utilizado na criação de figuras, basta observar abaixo.  Resolvi assim o problema de encontrar condutores para minhas carroças, reproduzindo a peça em plástico ao lado da forma. Após o acabamento fica perfeita como se vê nas duas pintadas e com certo cuidado podem ser customizadas. 

 

Este braço (já em chumbo) pertence ao soldado Gulliver/Atlantic montado a cavalo atirando de revólver, com ele posso fazer a mão esquerda. Basta limar e modelar os detalhes em massa, e limando também podemos sumir com a luva e transformar em uma mão comum. Outra peça em chumbo é a espada. Após limar o punho e ser “entortada” para assumir a forma de um sabre de cavalaria. Ambas ficam perfeitas para reparos e customizações. 

 



Nota do editor do site:

Quem quiser entender melhor o processo, entre em contato com o Ivan.





Comentários

Enviar comentario

De: André Marcelino PQDT
Gostei muito do seu trabalho, sei bem como é difícil criar e copiar peças. Lembre que tenho uma oficina inteira a sua disposição.


De: nelson lima
me passe um email ,,quero saber sobre como fazer estas copias,,,tenho muito interesse ,,,tenho pecas para troca ,,,


De: Ivan Luís.
Obrigado Cesar ... mas infelizmente não tenho tido muito tempo para ir a frente nos projetos. Qualquer dúvida me passe um email ou pergunte por aqui. Minhas peças estão no Orkut, perfil - Forte Apache RJ. Até a próxima.


De: Cesar Augusto
Ivan,deixe mais fotos de seus trabalhos,são muito bons.


De: Ivan Luís.
Desculpem mas não faço para venda apenas para minha coleção. O material utilizado é silicone vermelho e resina ou chumbo. Até a próxima.


De: Irapuan
Qua material você usou para criar os moldes? []s


De: dmfinamor@hotmail.com
gostaria de saber se vc vende (preços,produtos etc...) PARABÈEENSSSSSSs


De: Ivan Lúis.
Desculpem mas acabei perdendo esse Email e infelizmente não consegui recuperar, para contato utilizem o seguinte - Iluistoys@Gmail.Com.


De: otavio.
não cosegui entrar em contato, como posso fazer, já que por e-mail não é possivel?


De: Juarez
mto bom trabalho, mas eu n consegui entrar em contato com luis.