TODO EL OESTE AMERICANO – COMANSI



Como nossos leitores já sabem, estamos com a campanha “mande sua foto” com a esperança de obter imagens antigas que nos ajudem a compor a história dos brinquedos de faroeste. Pelos contatos que mantenho com colecionadores, sei que algumas pessoas estão na procura destas imagens, inclusive imagens de lojas antigas que comercializavam brinquedos de faroeste. Espero que consigam ter acesso às imagens e que possamos publicá-las.


Um espanhol, admirador dos brinquedos de faroeste, teve acesso ao nosso site, viu a campanha, e enviou uma foto sua para atender ao nosso pedido. Seu nome é José Luis Martinez, de Trigueros, Espanha. Na foto, apresentada abaixo, aparece o brinquedo Todo El Oeste Americano da fábrica Espanhola Comansi. A foto foi tirada no dia de Reis de 1967.


 


Muito obrigado ao José pelo envio da imagem. É honroso para nós saber que temos leitores internacionais. O José conseguiu recuperar o brinquedo e enviou imagens atuais, que apresentaremos na seqüência deste artigo.


O Conjunto Todo El Oeste Americano, assim como seu nome, pretendia retratar todo o cenário do oeste em um só brinquedo e, para tanto, trazia os seguintes itens:


- Forte Federal;

- Cidade;

- 2 Tendas índias;

- 2 Carroças;

- Diversas figuras.


Eu possuo este conjunto em minha coleção, e sua caixa possui 1 metro de largura.


O conjunto foi lançado nos ano 60 pela Comansi, com o forte e a cidade feitos em madeira. Sua produção avançou pelos anos 70 e chegou aos anos 80, mas, com o passar do tempo, itens em madeira foram sendo substituídos por plástico.


A seguir a imagem que constava do catálogo da Comansi:


 


A seguir apresentamos algumas das imagens atuais do conjunto enviadas pelo José, diretamente da Espanha:


 

 


A Comansi ainda produz brinquedos de faroeste e pode ser visitada em
www.comansi.com
.


Bom, era isto que tínhamos para falar sobre este conjunto. Gostaram? Então mandem suas fotos!


Marcos Guazzelli





Comentários

Enviar comentario