COMANCHE



A Comanche é uma daquelas empresas que muita gente não sabe nem que existiu. A data em que iniciou suas atividades é incerta, assim como a data em que as encerrou. Seu nome seria Indústria de Brinquedos Comanche Ltda.


Não sabemos onde ficava, mas deveria ser no estado de São Paulo. Alguns dizem que a Comanche foi montada por funcionários que deixaram a Casablanca. Mas esta é uma informação não confirmada. O que é fato é que os produtos da Comanche eram muito, mas muito, similares aos da Casablanca.


É praticamente certo que a atuação da Comanche ficou circunscrita aos anos 60.


Não limitou sua atuação aos brinquedos de faroeste, pois é relativamente bem conhecido o Castelo da Comanche.


Na linha de faroeste conseguimos identificar, por enquanto, o seguinte:


- Fort Comanche;

- Carroças;

- Figuras.


É possível que tenha existido uma espécie de “caravana da comanche” e que as carroças fizessem parte deste conjunto.


Também é possível que tenha existido um “acampamento comanche”, mas sobre isto ainda estamos pesquisando.


Iniciemos pelo Fort Comanche – há muitos anos eu escuto falar deste brinquedo, mas até então nunca tinha conseguido uma imagem dele. Conversei com pessoas que informaram ter tido o Fort Comanche na infância, mas imagem que é bom, nada.


Recentemente o colecionador Luiz Pagliarini conseguiu adquirir um Fort Comanche (incompleto) e pude, enfim, ver como era. Agora pretendo dividir estas imagens com os leitores do site.


Primeiramente, o forte segue claramente uma “inspiração Casablanca”, até pela cor escolhida para a madeira – vermelha.


Vamos à primeira imagem:


 


Nela podemos observar que o forte possuía portão duplo, algo que a Casablanca só colocou no modelo “Grande Forte Apache Casablanca”.


Vamos a alguns detalhes sobre o forte:


- 58 cm de frente por 45 cm de lado;

- O portão é fixado com dobradiças em plástico;

- A paliçada dos fundos é em duas partes, unidas por encaixe de madeira e, também, com gancho metálico pelo lado de fora;

- O modelo original continha 4 guaritas, 1 casa quartel-general, 1 mastro em plástico com a bandeira americana e uma carroça com toldo;

- Segundo a memória do colecionador Wagner, de São Paulo, acompanhavam o brinquedo: 3 coronéis, 3 mocinhos, 2 cowboys com rifle, 2 pistoleiros, 1 Rip Masters, 1 Rusty, 1 Rin Tin Tin, 2 chefes índios a cavalo, 3 índios arqueiros, 3 com machadinha e arma, 3 com machadinha sobre a cabeça e 4 cavalos comuns. Que memória!


A carroça com toldo da Comanche era a que aparece na foto seguinte:


 


Rodas com 8 raios.


Como as figuras da Comanche (que falaremos adiante) eram um pouco menores que as da Casablanca, a carroça também era alguns milímetros mais baixa que as tradicionais Casablanca.


Vamos a algumas imagens que ilustram detalhes do forte;







 




 


Figuras – as figuras da Comanche eram cópias da Casablanca, que por sua vez... A Comanche possuía uma variedade menor de figuras (aparentemente não copiou todas). As figuras eram um pouco menores que as da Casablanca, mais rudimentares nos detalhes, e com pintura brilhante.


Na imagem abaixo colocamos figuras Comanche ao lado de figuras Casablanca para que as diferenças possam ser bem observadas:




Bom, eram estas as informações que tínhamos sobre a Comanche até o momento. Este artigo foi escrito com a colaboração dos colecionadores Wagner e Luiz Pagliarini.


Marcos Guazzelli





Comentários

Enviar comentario

De: GERSON Carminholli
onde consigo contato com responsável do site para se possível comprar os produtos de fort apache,etc?