PROCURA-SE



Procura-se ... alguém que possa escrever um bom artigo contando um pouco da história da linha de brinquedos de faroeste da Playmobil.


Eu estou longe de ser um especialista nestes brinquedos. Sei que a empresa titular do Playmobil no mundo é a alemã Geobra, e que foram lançados no início dos anos 70.

Sei que os brinquedos Playmobil chegaram ao Brasil através da Trol entre o final de 1976 e o início de 1977.


Um dos primeiros conjuntos lançados por aqui foi o Forte Union. Na minha infância ganhei este forte (que guardo até hoje), além do conjunto cavalaria (que também tenho) e alguns índios. E só. Nunca fui muito ligado no Playmobil.



Sei também que com as dificuldades financeiras da Trol o Playmobil passou para a Estrela, que os produziu por algum tempo e depois parou. Atualmente não são produzidos no Brasil.


Por fim, para infelicidade dos apreciadores, sei que a Geobra descontinuou há alguns anos a linha de faroeste da Playmobil, e atualmente produz apenas alguns itens de faroeste denominados “add-ons”, itens estes destinados a compor cenários/conjuntos já existentes.


Mais recentemente, por conta das minhas freqüentes visitas ao site Mercado Livre, comecei a reparar nos detalhes dos brinquedos de faroeste Playmobil e confesso que acabei seduzido por eles. Embora sejam muito diferentes dos tradicionais Gulliver / Casablanca com os quais me acostumei, é inegável que os brinquedos Playmobil possuem uma maravilhosa riqueza de detalhes. A preocupação com acessórios e com realismo é insuperável. As possibilidades de construção de cenários do velho oeste são quase infinitas. E a riqueza de detalhes dos itens Playmobil mais recentes é muito maior do que aqueles com que brinquei na infância. Desde então comecei a adquirir alguns itens e ampliar minha “coleção” de Playmobil.

Assim, seria importante que algum colecionador/especialista pudesse produzir um artigo sobre os brinquedos de faroeste da Playmobil para publicarmos aqui no site. Acredito que as pessoas que gostam de brinquedos de faroeste em geral gostariam de conhecer melhor esta história. Portanto, se algum leitor quiser se candidatar é só enviar o artigo para mguazzelli@uol.com.br.


A seguir apresento algumas fotos de Playmobil faroeste que consegui com amigos e na internet, e, mais adiante, os itens da minha “coleção” (entre aspas porquê ainda não é digna de ser chamada de coleção).


Marcos Guazzelli




 

 

 

 

 

 

Abaixo uma cena genial de um filme de faroeste sendo produzido.



A seguir imagens dos itens que possuo e que pretendo transformar em uma coleção ao longo do tempo:


 


 





Comentários

Enviar comentario

De: César Ojeda, 'prefeito' de Playm-Old-Ville
Olá, Guazelli ! Fiquei super feliz em saber que você se animou com o Playmobil a ponto de retomar seus brinquedos e iniciar uma coleção ! Parabéns ! Aproveito para convidá-lo a se juntar a nós no Fórum www.playbrasilmobil.com.br , o 1º no país a tratar sobre o tema ! Sobre a proposta de escrever sobre o Velho Oeste playmobílico, a tentação é enorme... Sou da velha guarda, e tive o privilégio de acompanhar o início do brinquedo aqui em 1976. Vamos manter contato ! Abração, César cesarprefeito@playbrasilmobil.com.br


De: Cadenan
No site playmobil.com(Alemão)existe um arquivo com todos os itens da coleção velho oeste desde o lançamento em 1974.


De: pauloafonsodasilva139@gmail.com
magnifico!!!!!!!!!!!!