BAT MASTERSON



Por: Marcos Guazzelli

Existiu um set da Gulliver denominado Bat Masterson. A Gulliver surgiu em 1970, com o fim da Casablanca. Possuo o catálogo de produtos Gulliver de 1973 e já neste ano não era mais produzido o conjunto Bat Masterson. Então foi um set produzido por, no máximo, 3 anos – 1970, 1971 e 1972.

Como era comum em se tratando de brinquedos de faroeste, o set foi lançado para aproveitar o sucesso de uma série televisiva, neste caso a série Bat Masterson produzida entre 1958 e 1961.

Uma ótima descrição da série de TV, que teve 108 episódios, pode ser encontrada em www.infantv.com.br/batmasterson.htm

Lá há informações sobre a visita do ator Gene Barry (Bat Masterson) ao Brasil, e há, também, a tradicional música da série (No velho oeste ele nasceu, e entre bravos se criou....) em inglês e português.

Informações de historiadores do velho oeste dão conta de que o verdadeiro Bat Masterson era muito, mas muito diferente daquele apresentado no seriado de televisão, mas esta transformação foi comum no processo de mitificação de personagens do oeste. Em benefício da fantasia e das boas recordações da infância, fiquemos com a lenda...

O Antonio Mauro, um dos fiéis leitores do nosso site, nos escreveu o seguinte:

“Eu possuí o conjunto Bat Masterson no início dos anos 70, e me lembro bem dele. Possuía uma base plástica de aproximadamente 35cm X 28cm, com nuances de verde e marrom. Um saloon de plástico na cor azul, com paredes imitando tábuas na horizontal. Telhado vermelho e balaustres com passarela inferior e superior encaixados com pinos no saloon. A saloon media em torno de 25cm de largura e 27cm de altura. Acompanhavam o conjunto a figura do Bat Masterson, umas 8 figuras de cowboys e uma árvore. E era só”.

Agradecemos ao Antonio Mauro por ter nos enviado esta informação.

Já sabemos que o saloon do conjunto Bat Masterson foi produzido no mesmo molde do saloon do Virginia City da Casablanca. Na imagem abaixo, já publicada em artigo anterior, os dois prédios da direita são o saloon do Bat Masterson/Virginia City, sem a passarela da frente e a sacada do primeiro andar (que eram de engatar):

Como estes saloons da foto são de cor amarelada / alaranjada e o do Antonio Mauro era de plástico azul, é possível presumir que a Gulliver utilizou várias cores de plástico para produzir o conjunto.

Abaixo a imagem do Bat Masterson da Gulliver, velha conhecida dos colecionadores de brinquedos de faroeste:





Comentários

Enviar comentario