A BATALHA DE RICHARD KYAW



Eu sou um apaixonado por brinquedos de faroeste mas, também, pelas ilustrações das caixas que continham os produtos, todas devidamente transformadas em quadros na minha residência.

Entre todas as ilustrações de caixas a que mais gosto é o tradicional desenho de Nelson Reis, dos índios atacando o Forte Apache, que acompanhou o Forte Apache até 1977 (imagem abaixo).

Contudo, eu confesso que sempre tive uma frustração enquanto criança. Eu não conseguia reproduzir com o brinquedo a ação da ilustração. Até então acreditava que esta frustração fosse só minha. No entanto, fui surpreendido por e mail enviado pelo Richard Kyaw, onde ele relata ter tido a mesma frustração. Vejam abaixo, em texto do próprio Richard, no que deu a frustração dele...

Marcos Guazzelli

“Olá!

Sempre dou uma olhada no seu site,  e é impressionante a quantidade de informação que vocês conseguem!  Eu, então,  que sempre quis saber mais sobre a história do Forte Apache,  me senti em casa!

Meu primeiro contato com um Forte Apache foi em 1973 quando meu primo ganhou um Forte Apache da Gulliver tamanho grande.  Lembro que achei a “coisa mais legal que já tinha visto na vida!”.  Em geral,  quando somos crianças – eu tinha sete anos – achamos todas as novidades as “coisas mais legais que já vimos na vida”,  mas no caso do Forte Apache,  a paixão permaneceu até hoje.  Sou fascinado pelo brinquedo!

Lembro bem que o que mais me chamou a atenção foi a embalagem.   O desenho do Nelson Reis (só sei que é do Nelson Reis graças ao trabalho de vocês!)  era absolutamente sensacional.   Eu ficava horas olhando cada detalhe!  Uma coisa que me impressionava era a quantidade de índios e soldados da ilustração,  e o tamanho do Forte (da ilustração).   

Aí tinha um problema!  Por mais que eu adorasse o brinquedo.....quando você abria a caixa,   não tinha como uma criança reproduzir com meia dúzia de índios e soldados a grandiosidade do desenho do Nelson....era um tanto decepcionante!

Os anos passaram.....me desfiz de todos os meus bonecos da Gulliver e Casablanca (novamente,  só descobri que tinha dezenas de bonecos da Casablanca por conta do site!) e resolvi tentar recuperar numa maquete o espírito da embalagem do Forte Apache do Nelson!

Escolhi a escala 1/72,  que é a minha favorita.  O pequeno tamanho das figuras – entre 1,5 e 2 centímetros – permite que você monte um diorama relativamente pequeno com uma grande quantidade de bonecos.

Existem dois modelos de Forte Apache na escala 1/72.  Um da Airfix,  outro da Imex.  Um é pior do que o outro.  Falo isso porquê já tive os dois.   Na falta de um modelo decente....fiz um inspirado na ilustração do Nelson Reis,   usando para isso palitos de fósforo Fiat Lux “extra grandes”,  devidamente esculpidos,  colados e pintados.

Montar o Forte foi bem fácil.

O chato....foi comprar e pintar as figuras.   Não são muito caros – cerca de 7, 8 dólares por set – mas requer um certo conhecimento sobre onde achar....recomendo o Ebay.   

Usei nesta maquete os seguintes kits na escala 1/72:

3 sets dos “sioux” da Imex

2 sets da “union cavalry” da Imex

2 sets de “indians” da Revell (estes foram bem difíceis de arrumar,  pois estão fora de catálogo há anos)

1 set da “7th cavalry” da Nexus (é uma reedição da Atlantic, iguais aos lançados pela Gulliver em escala maior)

1 set de “Custer”  da Nexus (Reedição Atlantic,  idem acima)

1 set dos “apaches” da Nexus  (também uma reedição da Atlantic,  também lançada pela Gulliver em escala maior)

1 set de cowboys da Revell  (usei só alguns cavalos deste set)

Como cada set vem com cerca de 48 peças,  entre figuras humanas e cavalos...dá pra imaginar o trabalho que dá para pintar um por um!  Levei cerca de seis meses nisso.

Recomendo bastante o site www.plasticsoldierreview.com,  para quem quiser ver fotos dos bonecos sem pintura.  É o melhor site de figuras plásticas que já vi!

Abraços!

Richard Kyaw”

Se o artista Nelson Reis ainda estiver vivo eu gostaria muito de conhecê-lo e poder falar mais sobre o trabalho dele aqui no site.

A seguir, para deleite dos leitores do site, apresentamos algumas fotos do trabalho do Richard.





Comentários

Enviar comentario

De: Tiagonrg@hotmail.com
Estão de parabéns adorei. Também estou montando um cenário gostaria da ajuda de vocês pra achar pra comprar mais soldados e índios pintados a mão por favor. Vcs vendem ? Obrigado


De: ENEAS ALVES
TAMBÉM SOU UM APAIXONADO FOR FORTE APACHE. EM MINHA INFÂNCIA BRINQUEI MUITO... QUANDO FICAMOS ADULTOS CAIMOS NO ESQUECIMENTO. DESENCADEOU EM MIM A PAIXÃO QUANDO COMECEI A VER ESSES SITE, HOJE SOU UM COLECIONADOR E REVIVO O PASSADO COM MUITO PRAZER...


De: rogerio.alvesrj@yahoo.com.br
Eu também sou fã do Forte Apache,e os cowboys do velho oeste.Este cenário está magnífico,parabéns.


De: leo cabelo
parabens ,forte apache é uma paixão


De: paulo cesar
facinante,estupendo,uma loucura.


De: falcao9999@hotmail
parabens pelo seu trabalho,maravilhoso e sem comentarios,ficou otimo amigo,parabens mesmo


De: Jardel Felipe - hallmore20@hotmail.com
Primeiramente parabens. É perfeito !! Em segundo, tambem so fã de forte apache. Quera saber onde adquiro esses produtos que voce tem!?


De: Serguei A. . Reis
Olá sou filho do Nelson Reis , ficou muito legal o seu diorama , na próxima vez que ele vier aqui em casa vou mostrar para ele.


De: Henrique Nogueira
Mas essa vida é uma surpresa mesmo! Essa também era a minha tristeza no meu Forte Apache: não haviam as figuras que aparecia na gravura da caixa!


De: deivid
esqueci de colocar o e-mail dmfinamor@hotmail.com


De: deivid
oi estou começando a minha coleção e gostaria de saber onde foi que você achou tanto boneco?!?!


De: Rodrigo Curitiba PR
eu sou apaixonado por forts amo os filmes onde a as batalhas de indios e soldados manda um mail marcio.camargo@landisgyr.com.br parabens por tudo


De: leonardo
foi bem legal a quantidade de soldados e indios,com o céu e as nuvens ficou parecendo de verdade.


De: Cícero Cirne
Parabens meu caro por essa fantastica obra prima.


De: Cícero Cirne
Parabens meu caro por essa fantastica obra prima.


De: Leonardo
Eu tenho 11 anos e gosto de faroete e tenho um forte apache só que eu que comprei no seu foi legal a quantidade de soldados e de indios que você colocou e mais com as nuvens parecia de verdade