O VELHO OESTE DA AIRFIX



Por: Richard Kyaw

A Airfix é uma tradicional empresa inglesa de kits plásticos para montar. Sua história começou em 1939, quando um empresário húngaro chamado Nicholas Kove teve a idéia de produzir brinquedos de borracha infláveis com “ar” - daí o nome “Airfix”.

Mas os brinquedos de borracha e “ar” ficaram só na origem da empresa....pois foi nos kits que a Airfix conquistou fãs pelo mundo afora!

A Airfix ocupa um lugar cativo na memória de quem está na faixa dos 40 anos, pois os modelos eram vendidos no Brasil na década de 70, sendo encontrados com bastante facilidade. Como esquecer dos dedos melecados de cola e aviões e navios montados de forma sofrível, mas que mesmo assim mostrávamos para nossos pais com orgulho?

Mas como o nosso interesse aqui é o velho e bom oeste selvagem ... vamos direto ao assunto! Além dos aviões e navios, a Airfix marcou época por sua famosa série de figuras na escala 1/72, onde os bonecos têm cerca de dois centímetros de altura cada.

Na linha “faroeste”, a Airfix lançou os seguintes conjuntos: Indians; Us Cavalry; High Chaparral; Cowboys; Wagon Train; e o “playset” Wild West, com o Forte Apache.

Comparando com o que existe hoje em dia de outros fabricantes, as figuras da Airfix nesta escala são bem toscas, mas as embalagens eram – e ainda são - imbatíveis! Principalmente na fase mais valorizada, conhecida pelos colecionadores como “blue box” por terem suas laterais pintadas de azul. Vejam abaixo as caixas dos conjuntos simples de figuras, lançadas no final da década de 60, início da década de 70.

Cowboys, índios e a cavalaria ainda são vendidos hoje em dia, com as mesmas embalagens da fase “blue box”. O conjuto “Chaparral” está fora de catálogo há décadas. Foi uma malandragem da Airfix para aproveitar o sucesso da série no início dos anos 70. Pegaram o conjunto dos cowboys, e acrescentaram somente cinco figuras “inéditas”, de personagens da série: John e Victoria Cannon, Manolito, Buck Cannon e Blue Boy.

Abaixo vocês podem ver o conjunto dos cowboys (reparem que variedade de posições nunca foi o forte da Airfix) e os cinco personagens da série Chaparral, que foram acrescentados ao conjunto de mesmo nome:

Quando garoto, o que mais despertava a minha cobiça eram os “playsets” da Airfix. A empresa lançou vários “playsets” na escala 1/72, abordando vários temas e períodos históricos. Um dos mais legais - claro, né? - era o “Wild West”, que vinha com o nosso querido Forte Apache! Aqui vocês podem ver embalagens diferentes do brinquedo. A mais “feia” é a do relançamento do kit, de 1995. Eu comprei este aqui no E-bay, mais pela nostalgia mesmo....

Embalagem do Playset da década de 60:

Embalagem do Playset, do relançamento de 1995. Agora com o nome “Forte Apache”:

Se as figuras de faroeste na escala 1/72 eram meio “toscas”.....o mesmo não se pode dizer da escala 1/32, que são perfeitas! A Airfix lançou três conjuntos de velho oeste nesta escala: índios, cowboys e sétima cavalaria. Adquiri recentemente o conjunto de cowboys nesta escala no Ebay. É este aqui da foto. Reparem que as poses e os detalhes das figuras são bem acima da média. Muito boas para pintar.

Então é isso! Um dia desses escrevo um pouco mais sobre os kits plásticos baseados no velho oeste!

Abraços!

Richard Kyaw





Comentários

Enviar comentario

De: chainon@bol.com.br
gostaria de saber onde posso comprar indios e cowboys pois tinha varios dos anos 70 e 80 guardava desde criança e me roubaram todos por favor indique


De: Guilherme Fois
Prezado Richard. Gostaria de saber onde adquirir TODA a coleção de figuras da Airfix. Tanto do velho oeste quanto as militares, escala 1:32. Obrigado.


De: José António Rocha
http://zrochalivecompt.blogspot.com/este é o Link certo. O meu Blog.


De: Jose Antonio Rocha
As figuras em 1/72 não são toscas, precisam de ser pintadas. Foram feitas para isso mesmo.


De: joao gustavosimao
todas as figuras que possuo sao da airfix,menos os animais e um homem caido