O ZORRO DA TROL



A representação em play sets de séries de TV era bastante comum nas décadas de 60 e 70. Alguns lançamentos, entretanto, foram feitos tardiamente em relação a sua estreia na TV. Esse é o caso de O ZORRO da Trol lançado em meados da década de 70 e provavelmente fabricado até 81, cuja serie de TV, da produtora Disney, teve sua estréia no início dos anos 60.


O set era composto por :

construção – Bar/ Hotel

cocheira

igreja

cruzeiro

2 figuras do Zorro

1 cavalo – Tornado

1 figura D Diego

1 figura D. Alejandro

1 figura Bernardo

1 figura Sgto Garcia

6 mexicanos em 3 poses

6 soldados em 3 poses.


 


Dessas figuras de soldados duas representariam o personagem Cap. Monastário, o terrível perseguidor de Zorro.


 


Em espanhol Zorro significa “ raposa”. No seriado é representado por um cavaleiro mascarado que luta contra as injustiças a que é submetido o povo de Los Angeles, no período de domínio espanhol. 

 


Interessante que os personagens mexicanos se apresentam no set com mãos amarradas ou como estivessem sendo fuzilados.



As figuras de Don Diego e Don Alejandro são as mesmas, apenas na do último aparecem cabelos grisalhos.


 


O Zorro foi criado pelo escritor Johnston Mc Cullay, que teve o direito de sua obra adquirido pelos estúdios Disney e posteriormente pela ABC Network. Foi também um longa-metragem de muito sucesso na década de 40,  denominado “A Marca do Zorro”. Na serie de TV destaca-se a atuação dos atores que interpretavam o Sgto Garcia e Bernardo (criado surdo-mudo de D. Diego) que efetivamente garantiram o sucesso da série.



O set da Trol consegue retratar todos os detalhes e personagens, permitindo reconstituir as aventuras do Zorro em um cenário bem idealizado. Apesar das figuras não serem de boa qualidade  em termos de definição e pintura, formam um conjunto agradável. O cavalo Tornado é o mesmo “cavalo selvagem”  da Casablanca.


A caixa tem uma gravura razoável, que não chega a se equiparar com sets similares Casablanca / Gulliver. A forma de acondicionamento é simples e o manuseio sem  os cuidados necessários poderiam provocar danos ao produto.


 


As casas são de madeira pintadas em branco com os detalhes das janelas também pintados. As portas são aberturas simples.


Quanto à indústria Trol existe pouca informação disponível, entretanto era uma empresa de grande porte, fabricante de brinquedos e utilidades para o lar. Um de seus proprietários, Dilson Funaro se tornou responsável pelo Plano Cruzado em 1986, inicio do Gov. Sarney. A empresa estava localizada na R. Tocantins, 2450 altura do Km 12,3 da Via Anchieta. E fechou as portas em regime falimentar no inicio da década de 90. Não possuo referencia conclusiva que este set tenha também sido produzido por outra empresa, alguns colecionadores afirmam que ele foi produzido anteriormente pela Atma.


O set fotografado para este artigo foi adquirido em 1980 na loja MAPPIN – Centro, uma das mais tradicionais de São Paulo, falida há mais de 10 anos.


E finalmente para relembrar – o hino do ZORRO:


Out of night

When the fullmoon is bright

Come the horseman known as ZORRO

This bold renegade

Carves a Z with his blade

A Z thats stand for ZORRO


ZORRO ! The  fox so cunning and free

ZORRO ! Who makes the sign of the Z


ZORRO !   ZORRO !   ZORRO !


Wagner de Azevedo Marques, sociólogo, historiador e colecionador.

Email :   brinqtoys@hotmail.com                                                       





Comentários

Enviar comentario

De: Sylvio Maia
Adoro esse conjunto. Tenho o meu original. Ganhei no Natal de 1977, junto com o Fort Rin Tin Tin pequeno. O conjunto é exótico, totalmente BR, com exceção do cavalo do Zorro, como já foi dito e dos 2 cavalinhos com mantas de duas cores ( cavalos de índio). Realmente as figuras não são perfeitas, mas eu acho o conjunto lindo.


De: Gilmar Fabri
Recordando estes filmes do Zorro da época, era de uma ingenuidade, humor, simplicidade.Éramos felizes com tão pouco... Parabéns, foi como uma máquina do tempo


De: Henrique
Apenas uma correção. O personagem Bernardo, da série televisiva, era apenas mudo e fingia ser surdo, por isso mesmo o Sgt. Garcia não temia falar sobre seus planos para pegar o Zorro na frente dele, entre uma caneca e outra de vinho na taberna.


De: Dinilson
com certeza era de antes de 1975. Talvez 1973 ou antes. O Zorro vinha com uma capa de plastico, como nos itens da Atma ou Rosita. Comprei os bonecos separados nas Lojas Americanas. As espadas se quebravam com facilidade.


De: Pedro luiZ Malaspina
Parabéns pelo site, ele é Fantástico!!! é sinal de que não estamos só.Tive a sorte de ganhar um cj. do Zorro qdo criança.Feliz Natal e Adiós amigos...


De: Luiz Carlos Pagliarini
Gosto muito destas casinhas, no início fazia com janelas vazadas, agora são iguais as estas pintadas, Abs.