FORT RIN TIN TIN



Poucas informações existem sobre a história do Fort Rin Tin Tin. Muita confusão existe na memória das pessoas em relação a este produto.

De ressaltar que na história do oeste Americano jamais existiu um forte com o nome de Rin Tin Tin, sendo que o brinquedo recebeu esta denominação apenas para pegar carona no sucesso da famosa série de televisão. Nela, o tenente Rip Masters, o sargento Ohara, o cabo Boone, Rusty e Rin Tin Tin viviam suas aventuras, na verdade, no Forte Apache.

Ao longo das décadas de 60 e 70 os fortes produzidos pela Casablanca e pela Gulliver traziam as figuras do Cabo Rusty e do cachorro Rin Tin Tin (ambos da série de televisão). Desta forma, muitos adultos que tiveram o Forte Apache na infância (com a figura do Rin Tin Tin) imaginam ter tido o Fort Rin Tin Tin, assim como muitos pensam que o Fort Rin Tin Tin era produzido pela Gulliver.

O Fort Rin Tin Tin era produzido pela Trol. Afora a linha de brinquedos Playmobil, não tenho informação de que a Trol tenha produzido outros itens de velho oeste, além do Fort Rin Tin Tin.

A Trol não existe mais, o que torna mais difícil a obtenção de informações históricas sobre seus produtos. Na internet existem sites sobre a Trol, mas, pelo menos até onde consultei, não mencionam o Fort Rin Tin Tin.

O brinquedo foi produzido ao longo da década de 70. No início dos anos 80 ainda era possível encontra-lo em algumas lojas de Porto Alegre (onde residia à época). Não sei o ano exato do início de sua produção, mas, com certeza, é anterior a 1975. Tenho conhecimento da existência de duas séries do brinquedo.

Enquanto a Gulliver trocou o inglês “fort” pelo português “forte” em meados dos anos 70, a Trol manteve a denominação em inglês ao longo de toda a vida do produto. Também é interessante ressaltar que ao longo da década de 70 os palitos das paliçadas dos fortes da Gulliver passaram da posição vertical para a posição horizontal. Já o Fort Rin Tin Tin foi sempre produzido com os palitos na posição vertical. 

O Fort Rin Tin Tin era produzido em dois tamanhos – pequeno e grande (que era denominado “super”).

Os conjuntos eram tradicionalmente compostos por: 
-  Quatro paliçadas de madeira;
-  Uma casa quartel-general de madeira;
- 
Duas guaritas de madeira;
-  Um mastro de madeira, com uma bandeira nas cores azul e branca, onde era escrito “13”. Interessante, pois na época da conquista do oeste o exército regular possuía apenas 10 regimentos de cavalaria (sendo o 9o e o 10o compostos exclusivamente por soldados negros – “buffalo soldiers”). O regimento fictício da série de TV também não era a 13a cavalaria;
-  Conjunto de soldados, índios e cavalos;
-  Rin Tin Tin; 
-  Escadas de plástico. 

Um colecionador amigo nosso – Alan, de São Paulo – possui uma carroça de madeira que veio na caixa junto com um Fort Rin Tin Tin que adquiriu no Mappin nos anos 70. Felizardo, nos meus nunca veio tal preciosidade, portanto não incluí a carroça entre os itens “de série” listados acima. 

O primeiro Fort Rin Tin Tin de que tenho notícia (anterior a 1975, portanto), é o que está na
foto abaixo (as figuras que aparecem na foto são Gulliver, e devem ser ignoradas, pois não pertencem ao conjunto):


Neste modelo da primeira série é possível observar os seguintes detalhes, que não se repetiram na série seguinte: 
- A madeira das paliçadas era vermelha;
- O nome – Fort Rin Tin Tin – era escrito em papel e colado sobre a madeira;
- As janelas das guaritas eram pequenas, posicionadas no centro das referidas guaritas. 

Da segunda série, lançada na segunda metade da década de 70, possuo mais imagens. Abaixo a ilustração da caixa do modelo grande – super:
 

 
Embora a qualidade da foto não esteja muito boa, a ilustração é belíssima, de excelente qualidade, com as imagens de Rusty e Rin Tin Tin bem destacadas. 

Abaixo, a foto do Super Fort Rin Tin Tin (a construção estranha no meio do forte é criação minha, e não compunha o conjunto)

 


De destacar, o seguinte: 
- A madeira passou a ser da cor alaranjada;
- As janelas das guaritas passaram a ocupar toda a extensão da frente das guaritas;
- A inscrição com o nome do forte passou a ser pintada diretamente sobre a madeira, 

A ilustração da caixa do modelo pequeno era esta: 


A qualidade do desenho não é a mesma da caixa do modelo super, mas mantém em destaque as figuras de Rusty e Rin Tin Tin.

Um detalhe é interessante – o desenho do Rusty e do Rin Tin Tin imita figuras da Gulliver que jamais integraram o conjunto do Fort Rin Tin Tin. Por sua vez, as figuras da Gulliver foram baseadas em uma famosa foto da série de TV.
 

Abaixo a foto do modelo pequeno: 
 


É possível notar na foto que a inscrição Fort Rin Tin Tin está um pouco borrada. Isto ocorre porquê, como mencionei acima, o nome era pintado diretamente sobre a madeira, e numa das vezes em que passei produto de proteção contra cupins não tomei o devido cuidado...

A tinta sai com facilidade.
 

- Figuras que acompanhavam o brinquedo:

Todas as figuras eram modelos da Casablanca lançados nos anos 60, e utilizados pela Gulliver nos anos 70. Seria interessante se pudéssemos saber quais eram os acordos para que uma empresa utilizasse as mesmas figuras da outra, uma vez que eram concorrentes diretas (os produtos acabavam disputando os mesmos consumidores).
 

As únicas figuras do exército que acompanhavam o conjunto eram:
 - Figura do Tenente Rip Masters da Casablanca;
-   Figura do Cabo Rusty da Casablanca (com as mãos na cintura);
-   Em alguns conjuntos – figura de oficial a cavalo, com a espada sobre a cabeça.

 

Afora esses, os demais componentes do exército eram cowboys da Casablanca, produzidos com predominância da cor azul (para que parecesse uniforme).

A figura do Rin Tin Tin que acompanhava este brinquedo era cópia do Capeto da Gulliver (cachorro do Fantasma).
 

Os índios eram figuras comuns da Casablanca, vindo em diversas posições.

 

Os cavalos dos índios eram cópias dos cavalos Casablanca. Já os cavalos dos soldados eram de um modelo bem magrinho, com sela de cor única (que na mesma época também aparecia em sets produzidos pela Viocema).

 

Bom amigos, eram essas as informações que eu tinha. Espero que tenham apreciado.

 

Até a próxima!

Fotos- arquivo pessoal

Marcos Guazzelli





Comentários

Enviar comentario

De: carlitus_56@hotmail.com
Hola, te escribo desde Barcelona(España) soy de aquellos niños que lucimos el traje de Rusty, y colecciono soldados a partir de sus figuras, de las que tengo 11 modelos diferentes solo me falta la de marx sabrias decirme como se puede conseguir. Gracias


De: Sylvio Maia
Bem, agora resta saber se a figura do Oficial representava o Coronel Barker, que na minha opinião era essa a intenção da Trol. Ou se era o Major Swanson ou mesmo o Major Stone que também aparecia no seriado da TV. A Gulliver matou 2 coelhos com uma cajadada, acompanhou o filme e o seriado. O Forte... Apache, nome do Filme. No sets que "errou" ao chamar de Confederados, usou o Cabo Rusty e o cão, personagens do seriado. Agora uma pergunta: Será que havia algo que proibia ou mesmo havia algum preocupação da fábrica em não usar o nome das tropas da União?


De: Sylvio Maia
Marcos, olá! parabéns pelo trabalho!! Em 1977, ganhei o Fort RIN TIN TIN, era lançamento, vinha com 4 guaritas... 2 de fenda e 2 com janela quadrada. Tenho até hoje as paliçadas e tudo mais, meus sobrinhos sumiram com as 2 quadradas, assim como a bandeira e as escadas. Sobraram o quartel e as de fenda.


De:
marcos, eu sou do interior de pernambuco, faz muito tempo que eu entro no site e fico viajando no meu tempo de criança, nao posso dizer que sou colecionador, pois tenho poucas figuras, mais posso dizer que sou um apaixonado pelo fort apache, tive dois rintintin, e, voçe pode nao acreditar, mas passo horas lendo os artigos e vendo as figuras que nunca esquecerei, recentemente consegui com um colecionador as figuras do cabo rusty e do rintintin, e quando chegaram na minha casa foi um dos dias mais felizes, adimiro muito o jeito que voçe lida com o passado e o resgate que voçe faz desses briquedos maravilhosos, parabéns, adimiro muito voçe meu irmao. obrigado pelas minhas horas de lembranças maravilhosas. um abraço lindomar


De: Marcos Guazzelli
Emerson, o meu Super ganhei em 77. Creio que este modelo de Super tenha sido produzido a partir de 1975. Abraços.


De: Emerson
Olá Marcos,,Eu tinha um Super forte Rin tin tin. Puxa, matei a saudade deste brinquedo. Tens como saber o ano de fabricação do SUPER? Abraço


De: deivid
o novo faroeste da chapmei toys! http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll? ViewItem&item=230411286204


De: fragatafarroupilha@yahoo.com.br
Caro Marcos. Ao ler o texto minucioso reportei-me a minha longínqua infância. Qtos sonhos e qta saudade.Parabéns por sua sensibilidade. Luiz Gonzaga.


De: staruars@gmail.com
Aquí se vende la versión de COMANSI espanhola muito rara. http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=230411286204


De: staruars@gmail.com
http://cgi.ebay.es/FUERTE-COMANSI-ORIGINAL-COMPLETO-FORT-GRANT-MUNECOS_W0QQitemZ230411286204QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_186?hash=item35a59536b


De: djmacclaud@terra.com.br
Caro Marcos Guazelli, depois de encontrar seu site em uma comunidade de som antigo no Orkut, comecei a me deliciar com a riqueza de informações aqui postadas. Eu tenho um Super Fort Rin-Tin-Tin e após 36 anos guardados, comecei a restaurá-lo. CULPA SUA! rsrsrs. Pois descobri algo que estava adormecido em mim há muito tempo. Obrigado e em breve mandarei umas fotos, tenho ele todo, fort, índios, mocinhos e cavalinhos ( +/- 120) e 3 carroções, 2 com lona e 1 aberto em muito bom estado, só precisando de um carinho. Grande abraço e logo mando umas fotos para enriquecer o seu site, se quiser. Marcel Claudino.