CARRO DE BOI CASABLANCA



A Fazenda Ponderosa lançada pela Casablanca na década de 1960 é um dos clássicos da indústria nacional de brinquedos de faroeste.


Outros artigos, já publicados neste site, falam sobre a Fazenda Ponderosa, incluindo um excelente artigo sobre figuras redigido pelo Miguel Cerrato e publicado nesta mesma atualização de julho de 2006.


Este pequeno artigo tem como objetivo apresentar um brinquedo muito raro que compunha o conjunto da Fazenda Ponderosa. Não temos informação de que este brinquedo tenha integrado qualquer outro conjunto lançado pela Casablanca.


Trata-se do carro de boi – imagem abaixo:


 


A estrutura base do carro de boi era a mesma das carroças Casablanca – de madeira. Não possuía nem as laterais nem o fundo (parte traseira).


Faziam as vezes de lateral seis “troncos” de plástico inseridos verticalmente na base de madeira, três de cada lado.


A versão do carro de boi apresentada na imagem acima é a destinada ao transporte de madeira.

Diversos “troncos” de plástico faziam as vezes da madeira e compunham a carga a ser transportada.



Havia também um carro de boi destinado ao transporte de feno, cuja imagem ainda não dispomos.


O carro de boi apresentado nestas ilustrações está com uma parelha de bois, mas com os engates existentes nos travessões (os mesmos das carroças) é possível colocar 2, 3 ou mais parelhas.


Então, os que conheceram o brinquedo no passado podem matar a saudade apreciando as imagens. Aqueles que não o conheceram, estão a ele apresentados.


Marcos Guazzelli






Comentários

Enviar comentario