ENTÃO FOI NATAL...



E mais um Natal se passou. Lembro com saudades do tempo em que passávamos o ano inteiro contando os dias que faltavam até o Natal, que parecia não chegar nunca. Agora o tempo passa tão rápido que a impressão é de termos Natal todo mês.

Mas na minha infância, nos anos 70, a chegada do Natal era aguardada com muita expectativa, e um dos pontos altos, para as crianças, era a montagem do presépio. Todos os anos eu percorria as lojas com minha avó para comprar mais figuras avulsas, e nosso presépio ficava cada vez maior. Era uma festa.

Nos anos 60 a Casablanca lançou no Brasil um presépio em sua linha de brinquedos, mas nos anos 70 já não existia mais como brinquedo. Mas as figuras em gesso eram abundantes, e era fácil enriquecer nossos presépios.

Na Espanha a tradição de fabricantes de brinquedos produzirem presépios foi longa, e quem mais os produziu foi a Pech Hermanos, de Barcelona. Ela os produziu em 10 escalas diferentes, para todos os gostos, e as figuras eram vendidas em saquinhos ou em caixas/diorama, conforme a imagem abaixo, extraída do livro Plastic Toy Figures Made in Spain, 1948 – 1978, de Juan Hermida:

Para o Natal de 2019 a prefeitura de Praia Grande solicitou ao Gilberto Resende que elaborasse um presépio. Ele o fez com figuras Pech Hermanos, e a obra ficou exposta por semanas no saguão que antecede o gabinete do prefeito, com grande sucesso entre a comunidade local. Na primeira imagem abaixo veremos o prefeito admirando o trabalho do Gilberto, e nas demais alguns detalhes do seu presépio:

Abaixo apresento as figuras Pech Hermanos que possuo, que ficam montadas na minha coleção, num presépio super povoado com 6 reis magos...

Então é isso, pessoal. Parabéns ao Gilberto pelo trabalho.

E daqui a alguns dias já estaremos no Natal de 2020, nem perceberemos o tempo passar.

Lembro que esta mídia, site, está morrendo, o público migrou para as redes sociais. Então atualizações aqui serão bastante raras. Mas estamos mantendo publicações diárias no Insstagram https://www.instagram.com/guazzellicolecoes/

Até a próxima e um feliz 2020!

Marcos Guazzelli

Janeiro de 2020





Comentários

Enviar comentario

De: Roberto Vasco
Grande Guazzelli, sempre com uma excelente exposição para publicar ! Gilberto além de um excelente amigo é também um artista de mão cheia, parabéns a todos e um excelente 2020 para todos.


De: RAUL AGUIAR
Homenagem justa ao belo trabalho do amigo Gilberto! Valeu Guazzelli por mais uma matéria!


De: RAUL AGUIAR
Homenagem justa ao belo trabalho do amigo Gilberto! Valeu Guazzelli por mais uma matéria!


De: NILDO RIBEIRO
Caro Marcos. Agradeço por mais uma atualização neste Site. Desde 2006 acompanho semanalmente seus esforços para manter aceso esses sentimentos felizes de nossas vidas. Continue firme, pois esta escrito "..a jornada do justo é como a aurora, vai clareando mais e mais até se tornar dia perfeito.."