VISITA A COLECIONADOR E OUTRAS HISTÓRIAS



Em julho tive a oportunidade de voltar a visitar o meu amigo Tadeu Mahfud, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

O Tadeu e sua esposa Rose possuem uma paciência e perseverança invejáveis. Todo o fim de semana eles se dedicam a garimpar relíquias em feirinhas de antiguidades, em lojas especializadas ou não, em residências particulares, etc. A procura é feita em Jaraguá do Sul, em outras cidades de Santa Catarina, e até em outros estados. Tanta perseverança deu resultados, muitas relíquias foram encontradas, e o Tadeu passou a ser, além de colecionador de brinquedos, comerciante de antiguidades, ao passo que sua esposa passou a ser comerciante de louças e porcelanas antigas. O Tadeu anuncia seus produtos através da sua página no Facebook – Tadeu Ted Mahfud, enquanto sua esposa utiliza a página Achados da Rose.

Iniciamos a visita pelo “estoque” do Tadeu. Lá encontramos, disponíveis para venda, as maravilhas apresentadas abaixo, entre uma infinidade de outras coisas.

Conjunto Engenheiro Eletrônico Philips:

Laboratório de Ciências Exitus, da enciclopédia Mirador Internacional, fabricado por encomenda pela Estrela:

Conjunto Constructa, produzido pela “famosa” Epotec (ou EFKA), da minha cidade, Curitiba, empresa da qual eu jamais havia ouvido falar...

Autorama Estrela da década de 1960:

Estrada para Matchbox:

Autorama ATMA:

Brinquedo da década de 1940, produzido em Santa Catarina:

Barco Alemão de lata, da década de 1930:

Prateleiras do estoque do Tadeu:

Prateleiras do estoque da Rose:

Revólveres de espoleta:

Gaveta do estoque:

Postos de gasolina:

Lotus do Emerson Fittipaldi

Jogos diversos:

Apresentada esta pequena amostra das antiguidades garimpadas pelo Tadeu e pela Rose, partimos então para visitar sua coleção de brinquedos. A coleção se concentra basicamente em quatro temas: Faroeste, Super heróis da Gulliver, Falcon e Matchbox.

- Começando por Falcons – até poucos anos atrás o Tadeu não possuía nenhum item de Falcon em sua coleção. Surgiu então o interesse, e agora ele já possui praticamente tudo o que foi lançado no Brasil, nas diversas fases do Falcon. Segundo o Tadeu o item mais valorizado de sua coleção é o Roboy. Seguem as imagens:

- Super heróis da Gulliver. Além dos itens da imagem abaixo o Tadeu também possui os veículos (carros e lanchas), mas eles estavam guardados em posição que não permitia enquadramento para fotografia.

- Matchbox – a coleção é tão imensa que fotografei apenas algumas partes:

- Faroeste – esta é a parte que mais me interessa. Iniciamos por um exemplar do primeiro Forte Apache produzido no Brasil, ainda pela Casablanca:

Em seguida um Forte Apache modelo médio, produzido pela Gulliver entre 1975 e 1977:

Logo a seguir um Forte Apache modelo mini, produzido pela Gulliver entre 1975 e 1977, e um Fort Rin Tin Tin modelo mini, produzido pela Trol na segunda metade da década de 1970 (antes disso era produzido pela Viocena). O Forte Apache está com casa quartel e bandeira que não pertencem ao conjunto.

Na sequência encontramos um Rancho Chaparral produzido pela Gulliver em 1977:

Um Fort Rin Tin Tin modelo grande, produzido pela Trol na segunda metade da década de 1970:

Uma cidade do oeste com casas da Elastolin e figuras da Gulliver e da Trol:

Acampamento Apache:

Os dois modelos de fortes produzidos pela Gulliver em 1979, o grande e o pequeno. O letreiro do pequeno não é original:

O Forte Apache grande da linha 1980 – 1985:

Os dois modelos de forte produzidos pela Gulliver no período 1986 – 1988, o grande e o pequeno:

Um forte Espanhol da Comansi, produzido já no século XXI:

Conjuntos da série África: África Misteriosa e um impecável Zoológico:

A esposa do Tadeu (à esquerda na foto) também possui sua coleção, só que de Hello Kitty:

O Tadeu também possui diversos itens das séries Combate e Forças Armadas, ambos da Gulliver, incluindo a raríssima moto com sidecar:

Por fim, a tradicional foto para registrar a visita:

Muito obrigado ao Tadeu e sua esposa, que nos receberam tão gentilmente em sua casa. E não deixem de conferir as páginas do Facebook mencionadas lá na introdução do texto.

Outros assuntos

- Instagram

Eu não gosto de redes sociais, mas há alguns meses criei um Instagram para publicar fotos de brinquedos. Quem quiser conferir, é www.instagram.com/guazzellicolecoes/.

- Trabalho artesanal de Carlos Elias Llop

O Carlos Elias Llop, de Barcelona, Espanha, me enviou fotos de um maravilhoso forte que produziu por encomenda. Seu e mail é: blockhaus111@hotmail.com

- Trabalho artesanal de Jose Luis Rebote

O Jose Luis Rebote, da Espanha, enviou imagem da réplica que criou da Virginia City da Juguetes Benito. Seu e mail é jmrebote@gmail.com

- Restauração

O Jailson Westrupp, de Florianópolis, encontrou um Forte Apache 1979 em estado de sucata e o deixou assim:

- Trabalhos artesanais para venda

O Roberto faz trabalhos artesanais sob encomenda para venda. Seu e mail é  robertway@ig.com.br

- Garoto grego brincando

O colecionador Marcos Faria encontrou no Facebook esta foto de um garoto grego brincando. No rosto do menino aquela felicidade que só um forte apache provoca. Bela imagem.

- Texto do Rovilson Raimundo

O colecionador Rovilson Raimundo me enviou este texto:

50 anos de espera.

O ano, não sei se, era 1968 ou 69, o mês era janeiro, sei porque minha vó, sempre nos buscava em BH, para ficar com ela nas férias escolares, em Varginha, um determinado dia entramos numa farmácia em Varginha, na praça da matriz, nem sei se existe essa praça mais...kkk...quase 50 anos se passaram, mas voltando, só entrar nessa farmácia, dei de cara com um brinquedo, meus olhos brilharam, paixão a primeira vista, pedi, chorei, implorei, mas, minha vó não tinha a menor condição financeira de comprar, nem ela, nem meus pais, claro, fiquei triste, chorei, mas passava todos os dias de minhas férias escolares naquela farmácia para " namorar" minha grande paixão, o brinquedo, um barco viking, uma coisa maravilhosa, lindo, altivo, cheio de guerreiros dentro, devo ter ficado uns 15 dias em Varginha, e não tinha um dia, em que eu, não dava uma passadinha pra vê-lo, voltei pra BH, com o tempo minha paixão foi amainando, se acalmando, mas às vezes me lembrava dele, depois destas férias, nunca mais o encontrei, até que, por volta dos anos iniciais de 2000, comecei a colecionar soldadinhos ( indinhos pra mim na época), adoro figuras de faroeste, lá por volta do ano de 2010, voltei a ver o barco viking, minha paixão voltou, mas o preço, absolutamente proibitivo, pois, segundo historiadores do tema ele foi fabricado por uns 2 a 3 anos, iniciando em 66, então, apesar de hoje ser um colecionador de bom nível do tema, esse barco, não aparecia, muito difícil, as vezes aparecia um, mas faltando muitas peças, e os vendedores ainda pediam absurdos, há mais ou menos uns 3 meses, eu vi um completo, lindo, parecia que tinha saído da loja, até a caixa, ele tinha, conversei com o dono, um grande amigo, de longa data, conhecido no meio dos colecionadores, como Cláudio Velho, talvez o maior caçador de tesouros, dos nossos objetos de coleção e sonhos, então o Cláudio simplesmente me disse, este vai ser seu, quando eu resolver vender, Cláudio Velho, é um cara de uma seriedade absurda, coisa difícil no meio de colecionadores, eu disse  pra ele, então tá vou aguardar, essa semana, ele me disse, olha o barco está aqui e quero mandar pra vc, então?

Como fica? Como fica...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...claro, que queria, falei com ele, e ainda perguntei, como vamos acertar, ele disse vc decide, falei manda...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

Eis que hoje, esperei ansiosamente pela chegada do meu brinquedo, fiquei o dia inteiro acompanhando o site dos correios, esperando na porta do meu prédio, chegou abri a caixa com uma emoção, quase chorando, é verdade, Lena, minha esposa ainda brincou, chegou né? Nunca vi vc tão ansioso, abri, o pacote, montei bem devagar, aproveitando cada momento, estou como um menino, que não me aguento de felicidade, obrigado Cláudio Velho, foram só 50 anos esperando, graças a vc, ele está comigo.

ROVILSON Raimundo

O Rovilson também me enviou um print da cena da série Chaparal que inspirou o desenho feito pelo Nelson Reis, o qual ilustrou a caixa do brinquedo até 1976:

- Texto do Leonardo Barcaro:

Olá Marcos. Sou o Leonardo Barcaro e tenho atualmente 21 anos, acompanhei muito seu site durante a minha infância quando ficava admirando as belíssimas coleções e dioramas publicados no site. Hoje resolvi montar meu Forte Apache depois de alguns anos e bateu uma saudade muito grande de dar uma olhada no site. Lá estava seu email e resolvi mandar as fotos. Aqui eu tento recriar a clássica ilustração de Nelson Reis com três Fortes do modelo do início dos anos 2000 da Gulliver (Que foi quando eu comecei a ganhar de presente). Enfim, espero que goste e quem sabe seja publicado!

Sou muito fã do seu trabalho desde pequeno, siga firme. Abraço!

- Trabalho do Newton Celli

O Newton Celli, de Curitiba, enviou imagem de figuras russas que pintou recentemente:

- Atlantic do Thiago Avelino

O Thiago Avelino enviou imagens de algumas de suas figuras Atlantic:

Ufa. Era o que tinha para hoje.

Até a próxima.

Marcos Guazzelli

Agosto de 2019





Comentários

Enviar comentario

De: Tadeu Tufie Mahfud
Valmir. Dezembro é período de férias e geralmente eu viajo. me mande um zap: 47988913003 para ver o que vc tem interesse e vamos conversando. Obg.


De: Valmir
Saudações! Sou do Rio de Janeiro e vou a Jaraguá do Sul em dezembro. Eu gostaria de saber se o sr Tadeu Mahfud possuiu uma loja física na qual eu possa adquiris alguns itens. Obrigado!


De: Jean Carlos
Prezado Marcos, agradeço por suas visitas aos colecionadores. É o único modo de colecionadores de pequeno porte, como eu, conhecermos esses acervos fantásticos e suas histórias. Me encantou também o relato do Leonardo Barcaro: graças a este site, não só os mais veteranos estão redescobrindo o prazer de colecionar figuras e itens de Faroeste, como os mais jovens também estão sendo iniciados nesse "hobby" tão prazeroso. Você está unindo gerações. (E agora irei seguí-lo no Instagram, também). Grande abraço!


De: Jean Carlos
Que bom que o site voltou, com duas novas postagens "encorpadas" e cheias de novidade!


De: Rovilson Raimundo
Como sempre, excepcional. Parabéns Tadeu, se transformou num monstro do colecionismo... Parabéns Guazzelli, por manter a chama acesa. Obrigado.


De: Milton Cesar Pratis
Parabéns Marcos, pelas belas reportagens e entrevistas, mas principalmente por manter acesa, a chama do faroeste, entre nós colecionadores, Parabéns aos amigos Tadeu por sua bela coleção, Jaílson pelo belo serviço de restauro e ao irmãozão Rovilson, que após 50 anos conseguiu realizar seu sonho de infância, este merece muito, porque é um amigo que sempre ajuda a todos os colecionadores a completarem suas coleções e realizar sonhos, não apenas o dele, como de todos nós.


De: Tadeu Tufie Mahfud
Amigo Guazelli, só tenho a dizer! Você e sua esposa são show! Obrigado por mais esta oportunidade! A História do Rovilson também muito legal e inspiradora!


De: Alberto Cruz
Marcos, andava ansioso por novas matérias e enfim Chegou. Belíssimas como sempre. Agradeço a você é aos amigos colecionadores que compartilharam seus tesouros conosco. Parabéns lindas coleções.


De: Thiago Avelino
Me sinto muito honrado de participar do site. Obrigado Marcos. A quem interessar sobre as figuras Atlantic, tenho a coleção completa de Far-West 1/72 e 1/32 . thehmdrummer@hotmail.com


De: RAUL AGUIAR
Grande Tadeu!!!Maravilhosa coleção!Artigos fantásticos!