DIVERSOS – JUNHO DE 2018



1. “Notícia” atrasada

Escrevi “notícia”, entre aspas, por ser informação velha. Em setembro de 2017 o site Grama Toys descobriu a Loja Ceilão, em São Paulo, com um imenso estoque de brinquedos dos anos 80. Eu demorei um pouco para ver esta matéria, e acabei indo na Loja Ceilão só em janeiro. Muita coisa já tinha sido vendida desde setembro, por exemplo tudo de Hering Rasti, mas o estoque ainda era grande. Infelizmente não havia brinquedos de faroeste, mas tinha bastante coisa legal da década de 1980, muito brinquedo da Glasslite, e acabei saindo da loja carregado de pacotes, e coberto de pó. Impressionante imaginar que ainda existam lojas com estoque de mais de 30 anos. Será que ainda há por aí alguma loja escondida com estoque de mais de 40 anos?

Seguem imagens da visita:

2. Visita a artesão

No final de março visitei o Alequisandro Cezar, lá em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O Alequisandro é artesão e cria figuras de faroeste. Eu tomei conhecimento do trabalho dele na visita que fiz ao colecionador Rovilson, em novembro de 2017. Desde então, estava curioso para conhecê-lo.

Fui muito bem recebido pelo Alequisandro, que me contou sobre o seu interesse por faroeste na infância. Depois, como quase todo mundo, acabou mudando de interesses, e se esqueceu dos brinquedos de faroeste. Anos depois voltou a ter acesso ao tema através deste nosso site. E lembrou que em algum lugar da sua casa havia guardado um forte apache. Procurando, encontrou um forte modelo grande da série lançada pela Gulliver a partir de 1989. Insatisfeito com o modelo original, ele o customizou e deixou assim:

O reencontro com este forte marcou no Alequisandro o desejo de ter novamente os brinquedos de faroeste. Contudo, insatisfeito com a quantidade de figuras originais às quais tinha acesso, mas principalmente insatisfeito com as poses e a limitação de modelos das figuras originais, ele começou a experimentar transformar e criar figuras. E assim o Alequisandro foi se tornando um artesão. Com o tempo, outras pessoas tomaram conhecimento do seu trabalho, e passaram a adquirir figuras produzidas por ele. Atualmente o Alequisandro produz para sua própria coleção e para comercialização.

Basicamente ele não trabalha com moldes. Segundo explicou, vai aglutinando e modelando manualmente o material até ficar na forma de uma figura que lhe agrade. Desta forma, cada figura produzida por ele é única, não existem duas absolutamente iguais. Suas figuras podem ser identificadas pela assinatura “Cezar” na base.

Leitor viciado em Tex, gostei muito das figuras do Tex criadas pelo Alequisandro. Seguem imagens do seu ateliê:

Aqui registramos a visita:

Ao final da visita o Alequisandro me surpreendeu, e me presenteou com algumas figuras feitas por ele. Na minha casa elas se juntaram à figura produzida por ele que me havia sido presenteada pelo Rovilson. Segue a imagem.

3. Visita a artesão

No texto “Diversos – março de 2018” apresentamos o trabalho do Gilberto Resende, basicamente o Forte Pioneer e a Hacienda Vega. Na oportunidade gostei tanto que acabei adquirindo para mim um exemplar da Hacienda. Agora no final de maio fui até Praia Grande, no litoral de São Paulo, para conhecer o Gilberto.

O Gilberto confecciona e comercializa trabalhos em madeira, mas também é comerciante de figuras de todos os gêneros. Já foi colecionador de figuras mas, com o tempo, passou a se dedicar apenas ao comércio. Sua alegria hoje está em ver as pessoas adquirindo suas figuras e ampliando suas coleções.

O comércio do Gilberto é forte. A imagem abaixo é do seu estoque, e o leitor pode imaginar essas caixas todas cheias de figuras.

Gentilmente o Gilberto fez questão de abrir e me mostrar tudo. Mas não dava para tirar foto nem publicar fotografia de tudo, então estarão apresentadas abaixo apenas algumas imagens. Mas vi lá tantos itens, de tantas marcas diferentes, que é impossível memorizar tudo. Havia Britains, Timpo, Cherilea, Starlux, Crescent, Jecsan, Reamsa, Pech Hermanos, Elastolin, Gulliver, Marx, Linde, entre tantas. As temáticas são faroeste, guerra, zoológico, presépio, medievais, napoleônicos, esquimós, Intocáveis, kinder ovo, etc.

Seguem imagens da visita:

- Um saloon confeccionado pelo Gilberto

- Duas Haciendas Vega em construção, aguardando compradores

- Invasor do castelo, em escada confeccionada pelo Gilberto

- Medievais, bobo da corte e falcoaria

- Material para vegetação em dioramas

- Vaca com bezerro (o bezerro é o diferencial em relação ao gado da Ponderosa e do Chaparral)

- Figuras diversas. Ao fundo toureiros e bailarinos espanhóis

- Figura Italiana, na escala das figuras grandes da Educa

- Uma caixa inteira de originais franceses da Raio de Sol

- Western

- Cavalos

- Zoológico, com animais deferentes dos usuais que encontramos nos conjuntos da Gulliver

- Warriors of the world

- Napoleônicos

Medievais

Presépio

O Gilberto conta que foi justamente criando animais de presépio na infância que ele começou a se interessar por trabalhos artesanais.

Ele possui para venda o conjunto completo do presépio da Manurba, que no Brasil foi lançado pela Casablanca.

Abaixo registramos a visita.

Até a próxima!

Marcos Guazzelli

Junho de 2018





Comentários

Enviar comentario

De: Marcos Faria / Angra / RJ

Muito importante são as visitas, sei do problema principal grana e distancia mas temos que nos esforçar um pouco e difundir conhecimento e coleções isso aumentara em muito a possibilidade de se conseguir cápsulas do tempo como estas lojas e colecionadores ainda desconhecidos. Segue fotos de uma loja que achei por acaso no Meier com o letreiro ESTRELA original ai dos 70/80 nada de ftap, mas muita coisa legal bicicletas bonecas jogos e diversos brinquedos penduradas no teto uma maravilha uma caverna do Ali Babá o dono está a 40 anos lá... vou publicar a foto em anúncios.




De: Marcos Faria / Angra / RJ
Espetáculo de coleções muito bom saber de pessoas que estão recriando o tema e novas figuras na escala das CSBL / GLV. Gostaria do contato do Alequisandro...muito legal poder conhecer o rosto dos colegas de hobby como o Gliberto que já comprei algumas figuras mas nada perto do que tem por lá a loja Ceilão é coisa de sonho mas o melhor ...existe parabéns pela matérias aos colaboradores e todos amigos de hobby.


De: João Henrique Garcia
Fantástica a coleção do Alecsandro. Também costumo modificar figuras. É uma diversão. Mas estou com uma angústia. As figuras dele ficam expostas sem proteção nas prateleiras ?


De: Roberto Vasco
Parabéns Marcos, o Gilberto é um velho conhecido e um dos melhores vendedores que já tive o prazer de comercializar. Quanto ao Alecsandro, já conhecia seu trabalho no mundo do colecionismo, gostaria do contato do amigo para adquirir algumas peças. Muito obrigado por manter os colecionadores sempre informados e atualizados. Muito obrigado!!


De: Luiz Paulo Pizzutti
Breve, o canal do youtube "Figuraças", especializado em colecionismo, estará disponibilizando um especial falando só sobre Forte Apache. Convido todos a acompanharem.


De: Luiz Paulo Pizzutti
Muito bacana essas visitas do Marcos Guazzelli que nos revelam neste País continental, a existência de tantos colecionadores "gigantes" que nem imaginávamos que pudesse haver e que fazem tantas coisas de "babar"daquilo que tanto gostamos. Imaginem se tivéssemos a possibilidade de reunir todos estes colegas pessoalmente, como seria sensacional esta reunião, para podermos conversar e trocar idéias. O Gilberto, que não tive ainda o prazer de conhecer pessoalmente, vendeu-me alguns conjuntos de raríssimas figuras da Jecsan e Cherilea, através do Mercado Livre, e posso afiançar que foram excelentes transações. Figuras muito raras, preço absolutamente justo, entrega rápida e com o requinte de cada figura embalada individualmente. Adorei o cara. E tem ítens raros de procedência espanhola, das grandes fábricas de sonhos que existiram, coisa de quem conhece, tipo hermanos pech, jecsan e outras, que jamais imaginaria adquirir por aqui. Recomendo-o bastante.


De: Tadeu Buono
A única surpresa foi que vc falou ter ido a Praia Grande para encontrá-lo , pois sabia que ele morava em Cubatão ! Mas pode ter mudado ! O importante é o contato que possuo , independente de onde ele reside !


De: Tadeu Buono
Marcos , vc tem razão , tenho o contato com Gilberto Resende SIM ! Inclusive já fiz várias compras com ele , só não sabia que ele tinha tantas raios de sol assim ! Obrigado e desculpe essa minha escorregada , falando que não tinha o contato ! Já fiz várias compras com ele e anda farei mais , com certeza !!


De: Tadeu Buono
Marcos , obrigado pelo retorno , vou ver se faço contato com ele ! Acho que tenho o contato dele sim , vou dar uma procurada !


De: Marcos Guazzelli
Tadeu, só entrar em contato com o Gilberto Resende, que ele te vende quantas Raio de Sol você quiser. Você tem os dados de contato dele. Abraços.


De: Tadeu Buono
Fiquei maravilhado e babando pelas peças da raio de sol francesa ! Existe alguma maneira de adquiri-las aqui no Brasil ou somente importando ? O Alequisandro vende exemplares ?


De: TADEU TUFIE MAHFUD
Parabéns por mais estas matérias interessantíssimas. Conheço os dois amigos visitados. E eu como negociante de brinquedos antigos que sou fiquei admirado com a loja Ceilão! preciso ir lá de carreta..kkkk...Guazelli, vou entrar em obras na minha casa próxima semana. mas gostaria de deixar pré agendada uma visita sua no segundo semestre. Tem muita coisa nova e atualizada nos forte apache, mas vais te admirar com os itens Falcon! Abraços.


De: Rodney
Parabéns por mais um artigo maravilhoso o que renova nossas energias na busca por raridades do Forte Apache, abraço a todos os colecionadores.


De: mazzei
Que inveja boa dessa visita. Parabéns ao Alequisandro pelo trabalho e ao Guazzelli com a já conhecida iniciativa. Quanto à loja, Guazzelli, o sonho é tão intenso que vira e mexe sonho estar entrando em uma como nos velhos tempos. Lembro que aqui no Rio havia um mega supermercado chamado Porcão, que ficava onde hoje é o Mercado São Sebastião. Lá, no segundo andar, uma seção imensa, como mesas aramadas com os produtos montados (fazenda Ponderosa, forte apache, acampamento apache...) O tempo passou, crescemos, dezenas de anos depois eu voltaria ao local que havai se transformada numa agencia Volkswagen para comprar um carro. Mas me lembro bem que no dia de retirar o carro zerinho eu tinha certeza que preferia estar retirando um saquinho com as figuras antigas da gulliver, pintadas, com tinta destacando e tudo...


De: Alberto Cruz
Boa noite Marcos e amigos colecionistas. Estava com saudades de novas matérias. Felizmente temos um grande artesão aqui no Brasil que nos contemplam com essas belas obras de arte te tema de faroeste e sei também que de outros temas. O Gilberto também na área de fortes e cenários de faroeste. Parabéns pelos nossos artistas além do Pagliarini que é um dos pioneiros nesta Ate a. Marcos obrigado por mais esse presente e até a próxima matéria. Abraço a todos.


De:
Alequisandro e Gilberto, são 2 excelentes personagens do mundo do colecionismo, o Alequisandro com suas figuras únicas, belíssimas, de uma qualidade ímpar, Gilberto é um monstro na arte de fazer trabalhos manuais, além de ser um incansável caçador de figuras para engrandecer nossas coleções, parabéns Guazzelli, vc se supera na busca de artigos para este site...


De: RAUL AGUIAR
Muita coisa legal demais!!!


De: RAUL AGUIAR
Muito legal vc ter visitado esses dois amigos,Alequisandro e o Gilberto!!Valeu Guazzelli!!!