DA U.R.S.S. PARA O VELHO OESTE AMERICANO



Apesar do longo período sob o rígido regime comunista soviético, onde o Estado, seus interesses, vontade e as necessidades sociais do todo se sobrepunham às de seus indivíduos “camaradas” cidadãos, pessoas dos povos das nações que compunham o bloco da URSS, despojados de sua individualidade, talentos e aspirações pessoais durante décadas, sacrificados em prol da comuna, ainda assim o gosto, a vocação e a veia para as artes, arraigada no povo soviético, de um modo geral e em todas as suas manifestações, jamais deixou de existir, herança de tempos longínquos e memoráveis das Rússias de Pedro, de Catarina, dos Czares e de São Petersburgo.

Mesmo no regime soviético, as artes, ao lado dos esportes, da cultura e da ciência eram das raras atividades que recebiam da parte do Estado e das autoridades, total incentivo, apoio e investimentos sem limites, pois representariam perante o mundo, sua melhor propaganda .

Assim é que, na Rússia e demais nações do extremo leste europeu, sempre existiram extraordinários  artesãos e escultores, que através de seus trabalhos nos retratam a história daqueles países e de todo o continente europeu.

Trazendo isso para o campo que nos interessa, tenho descoberto extraordinários escultores de figuras em escala e de soldadinhos de coleção, explorando temas históricos e militares, que agora, pós queda do regime comunista, começam a ganhar visibilidade, juntamente com fábricas russas, especializadas em  modelos e figuras em escala (Zvezda, St Petersburg,Strelets, Tehnolog...)

No início, o maior problema deles era o material utilizado, pois, dentro da sobriedade do fechado regime soviético, e não havendo um maior intercâmbio com o resto do mundo, os metais, resinas e plásticos, por eles desenvolvidos e utilizados eram de categoria bem inferior. Mas com o passar dos anos e a globalização da informação e comércio, hoje, já se pode encontrar coisas excelentes produzidas na Federação Russa, ao nível dos centros mais tradicionais.

Material bom e esculturas excelentes que dispensam comentários. Uma ótima e bastante econômica opção em termos de preço e variedade.

Como disse, são fartos em temas militares de todos os tempos e épocas. As figuras medievais e militares são muito bacanas, e agora começam a produzir as primeiras incursões na temática “Velho Oeste Norte Americano”. Tudo na escala de 54mm ou 1/32.

Convido a todos para conhecer estes trabalhos. Podem ser vistos e adquiridos a preços muito atrativos, através do Ebay, em metal ou plástico. O frete não é caro e são extremamente sérios no envio das encomendas. Eu já comprei diversas vezes e recomendo.

Luiz Paulo P Pizzutti

Bela Carabina!

Modelos antigos Marx reproduzidos na Russia.





Comentários

Enviar comentario

De: Ernani Bernardo
As figuras russas estão realmente, maravilhosas. São de períodos variados e são muitos, com ótimas esculturas. Só um adendo, neste maravilhoso artigo, como todos os outros que sempre acompanho neste site. Os confederados, salvo engano, são de fabricação da Conté, mas parabéns sempre fico encantado com sua narrativa dos assuntos


De: paulo cesar marques da silva
caracas,amo o farwest,este e os outros artigos sao demais. parabens. quando vai sair a enciclopedia 3 .


De: Jean Carlos
Bom demais ver o site de volta, mesmo que com um único artigo. E as figuras são realmente belíssimas, muito detalhadas. Vou procurar adquirir algumas...


De: Tadeu Buono
Obrigado Marcos Guazzelli por nos presentear com mais um artigo ! Como já comentei com vc , estávamos ansiosos por artigos seus ! Seu site é maravilhoso , além de nos trazer recordações antigas e saborosas de nossa querida e difícil infância ! Parabéns por retornar !! Quanto ao artigo apresentado e os bonecos , são diferentes , mas como sou saudosista , ainda tenho em mente os da gulliver/casablanca !! um forte abraço , obrigado e até breve !!


De: Luiz Paulo P Pizzutti
Agradeço imensamente ao amigo Guazzelli que nos permite e possibilita compartilhar opiniões informações e impressões com todos os demais amigos e apreciadores de Toy Soldiers, neste espaço verdadeiramente "iluminado". Obrigado mesmo !


De: Tadeu T. Mahfud
Sempre ótimo saber de novidades e trabalhos voltados ao gênero. Obrigado por mais uma história para nos alegrar.


De: Rodney Bail
Parabéns ao amigo Guazzelli por mais uma publicação, nos brindando com estas peças que são de tirar o fôlego pela riqueza de detalhes é uma pena que a Gulliver quer esquecer este passado glorioso que teve.


De: Rodney Bail
Parabéns ao amigo Guazzelli por mais uma publicação, nos brindando com estas peças que são de tirar o fôlego pela riqueza de detalhes é uma pena que a Gulliver quer esquecer este passado glorioso que teve.


De: Marcos Faria
òtima matéria, é sempre bom saber de inovações e novidades no tema. Luiz vc poderia entrar em contato gostaria de adquirir alguns exemplares, mvfariaangra@gmail.com