Alguém pode perguntar porque esta resenha foi publicada aqui e não em um site especializado em jogos, já que não se trata especificamente de um brinquedo. Mas como sou fã de faroeste e já joguei este jogo por diversas vezes, achei interessante compartilhar esta experiência incrível, exatamente com outros aficionados no universo do faroeste.
Outlaws – Cidade sem Lei é um jogo sensacional em primeira pessoa para PC. Apesar de já ser um pouco antigo 1997 e os gráficos não apresentarem a sofisticação dos jogos atuais, este vídeo game para computador tem um certo fascínio, justamente por você como jogador se sentir realmente como se estivesse no velho oeste americano.
Sei que existem alguns jogos com o tema de faroeste bem mais recentes como o “Call of Juarez” e “Red Dead Redemption”, porém ainda não tive oportunidade de jogar, portanto alguma avaliação ou comparação ficam para uma outra oportunidade.
A surpreendente aventura de imersão no mundo do faroeste consiste de 9 fases principais, missões históricas e a missão como xerife.
O fato relevante e que não pode deixar de ser mencionado é a fantástica trilha sonora, composta por 15 músicas desenvolvidas pelo “Clint Bajakian”, poderiam ser utilizadas até mesmo em um filme de longa-metragem de faroeste. Você pode escolher jogar com ou sem o seu acompanhamento e as músicas podem ser ouvidas a parte em um aparelho comum de áudio CD.
Você pode escolher entre 3 níveis de dificuldade: Bom, Mau ou o Feio. Uma clara referência ao filme Três Homens em Conflito.
No jogo principal de 9 fases, você é o “Marshall James Anderson”, que já aposentado vive com sua mulher “Anna” e a filha “Sarah” em uma fazenda. Ao sair para fazer compras em uma cidade próxima, sua fazenda é invadida pela gangue de bandidos do construtor de ferrovias “Bob Graham”. A fazenda é incendiada, sua esposa morta e sua filha raptada pelo “Matt Dr. Death Jackson” e seu capanga. A partir deste ponto a aventura começa com a sua busca pela filha e a vingança pela morte da esposa.
Na primeira fase você terá o desafio de enfrentar os capangas do “Bob Graham” em uma fazenda típica do velho oeste. O inimigo principal desta fase é o braço direito do Dr. Death, o “Slim Sam Fulton”.
A segunda fase é em uma cidade do velho oeste (Você se sente dentro do conjunto de brinquedo “Virgínia City da Casablanca”), tem todas as edificações, Saloon, Bar, Delegacia, Hotel e etc. Além dos capangas habituais no final o grande duelo é com o mexicano “Jack Sanchez”.
A terceira fase é totalmente dentro dos vagões de um trem a vapor em movimento e o confronto final é com o “Bloodeye Tim”, um ex soldado da União.
A quarta fase é em um vale nas montanhas e não tem nenhum segredo escondido. O bandido principal é o “Henry George Bowers”.
A quinta fase será dentro de um casarão espanhol, cheio de labirintos e segredos para desvendar. Uma das fases mais difíceis do jogo onde o bandido principal da fase, “Rattlesnake Dick Farmer”, não terá tempo nem mesmo para um diálogo e seu fim será rápido.
A sexta fase será jogada dentro de um típico ‘forte’. E a fase mais fácil do jogo, entretanto bem agradável de jogar. O chefe do crime nesta fase é o “Chubby Russell Simms”.
A sétima fase é em uma mina de estilo antiga e o confronto final é com os líderes dos bandidos; “Bloody' Mary” e o “Dr. Death”.
Na oitava fase você estará em um vilarejo de aldeia indígena, terá que desvendar os segredos escondidos e depois de enfrentar os capangas enfrentará o “Chief Two Feathers”.
Na última fase, “James Anderson” será obrigado a desvendar o segredo mais complexo de todas as fases para conseguir se confrontar com o inescrupuloso barão das ferrovias “Bob Graham” em seu rancho.
Nas missões históricas você fará algumas aventuras em missões pela história dos Estados Unidos, incluindo duas fases na Guerra Civil, mais algumas outras interessantes e por fim a missão como xerife, onde você será obrigado a capturar os famosos bandidos do jogo e assim subir de posto até se tornar um Marshall.
Este maravilhoso jogo foi desenvolvido pelas LucasArts, do famoso cineasta George Lucas. Por esta razão ao jogar e vivenciar esta aventura, acho muito difícil que você não se sinta dentro de uma película de filmes de faroeste.
Carlos Mariano