O CONJUNTO GENERAL CUSTER



Os colecionadores já conhecem o conjunto General Custer
(http://www.brinquedos.faroeste.nom.br/artigos.php?id=4&tipo=), produzido pela Viocena nos anos 70, na mesma linha do conjunto Caravana da Gulliver. Mas desta vez conseguimos imagens de um conjunto General Custer em excelente estado de conservação, praticamente não brincado. E achei que valia à pena colocá-las aqui no site. Ao final do texto, uma revelação.

O conjunto trazia na embalagem uma ilustração (ruim) do General Custer, e uma cena onde a cavalaria realiza uma carga contra alguns índios. Como nas primeiras versões da Caravana (e da Conquista do Oeste) da Gulliver, o conjunto era composto por duas carroças com toldo e uma sem toldo. Neste caso, todas de madeira. O sistema de rodas e de engate das carroças nos cavalos era o mesmo da diligência produzida pela Viocena para o conjunto Gunsmoke. O ponto alto do conjunto era a figura do General Custer, com cabelo amarelo. Seguem imagens:

Este e outros sites já falaram sobre o conjunto General Custer da Viocena. Mas neste caso há uma novidade, o conjunto das imagens acima é da Trol, como pode ser visto abaixo:

Já escrevi diversos textos defendendo a tese de que a Viocena e a Trol eram a mesma empresa. Ou possuíam algum acordo que lhes permitia produzir produtos praticamente idênticos. O presente caso reforça muito esta tese, pois aqui estamos falando do mesmo produto, com o mesmo nome, com a mesma embalagem. A única diferença que pude perceber entre os conjuntos foi que no caso da Trol o tecido dos toldos das carroças era liso, enquanto no conjunto da Viocena havia tecido camuflado.

O proprietário deste conjunto das imagens preferiu permanecer anônimo.

Bem, era o que eu tinha para contar.

Até a próxima!
Marcos Guazzelli
Novembro de 2015





Comentários

Enviar comentario

De: Tadeu T. Mahfud
Matéria interessante!! É bom descobrir as coisas. Realmente um conjunto de pouca nostalgia comparado a outros do tema. A única coisa é esta figura do Gen. Custer que só saiu ai e hoje se tornou uma super figura rara. Com certeza eu me diverti mais com meu forte 1975 e Gunsmoke na época, fora os pacotes de itens avulsos que eu ganhava frequentemente.


De: Rinaldo Cruz
O que acontece é que, por essa época a Troll passou a diversificar os seus produtos e trabalhava com outras linhas de produção além de brinquedos e essa empresa Viocema apesar de possuir outro Cnpj era um braço da linha de produção da Troll fato este que fica comprovado com o set apresentado. Além deste, o ocorrido se repetiu com outros conjuntos.


De: RAUL AGUIAR
o mini forte Rin tin tin foi lançado pela Trol e também pela Viocena com a mesma caixa.


De: Sylvio Maia
É Guazzelli, sua hipótese é bem mais plausível. Outra coisa que eu tenho quase certeza, depois de observar um pouco, é o fato que o set do Zorro, Gunsmoke e a figura do Custer, foram criados pelo mesmo artista. Peças nacionais.


De: Pérsio
Bom dia, Guazelli! Pena que estas obras primas estão se perdendo, e os preços pedidos no Mercado Livre e em loja de antiguidades são extorsivos. Nessas horas, eu me pergunto se um scanner 3-D, acoplado à uma impressora 3-D, poderia resolver o problema!


De: Marcos Guazzelli
A minha tese: o sócio Blanco, que se desligou da Casablanca em 1968, fundou a Viocena e passou a produzir brinquedos de faroeste. Posteriormente foi contratado como diretor da Trol, mas na sua contratação manteve o direito de compartilhar alguns produtos entre as duas empresas. Pelo menos por um tempo, talvez depois a Viocena tenha sido absorvida pela Trol.


De: Sylvio Maia
Belíssimo conjunto! Ótima matéria! Se fosse uma prova de administração, e tivesse uma questão com as informações que temos sobre a Trol e a Viocena, eu apostaria na tese de que a Viocena era uma empresa subsidiária da Trol. Uma espécie de subdivisão. O motivo é um mistério.Talvez em virtude de alguma manobra na contabilidade. Assim, lançaram alguns conjuntos para Viocena não ficar só no papel.


De: Tadeu Buono
Sempre nos surpreendendo , meu amigo Marcos . Excelente conjunto , e em boas condiçoes , vc disse que o proprietário desejou ficar no anonimato , mas apenas para curiosidade , ele também é colecionador ? Esse conjunto é só para exibição , ou ele tem interesse em vendê-lo ? De qualquer maneira , parabéns pela descoberta , e mais uma vez vc nos fez retornar ao um passado maravilhoso ! Obrigado !!!


De: Cassiano Olegario
e essa figura do Custer......de onde veio? Nunca mais se viu essa figura em outro conjunto.......considerando a proximidade da gulliver com a troll ou a troll sendo a viocena fica a pergunta: de que fábrica veio essa figura? Seria criação própria ?


De: Cleso Brito
Lindo conjunto.


De: mazzei
Caro Guazzelli, fico imaginando, com a tecnologia atual de injeção de plásticos, o que seria encontrarmos numa loja um conjunto atualizado do general custer...nossa!! Um sonho distante...