LIVROS



Olá amigos do site Brinquedos do Faroeste. Descobri alguns livros sobre faroeste, o que é raridade em língua portuguesa, e espero que seja novidade para muitos de vocês.

O primeiro livro que quero recomendar é Rin Tin Tin – A Vida e a Lenda, de Susan Orlean, Editora Valentina, de 2014. Tem 294 páginas.

Suzan Orlean é redatora da New Yorker, uma revista americana da cidade de New York, e seu livro conta uma história que abrange  um  período de 90 anos onde o cachorro Rinty e seus descendentes fizeram a conturbada jornada do cinema mudo ao falado, do preto e branco à cor, do rádio à televisão, culminando no seriado de TV As Aventuras de Rin-Tin-Tin, um dos mais populares programas de TV no Brasil dos anos 70.

A narrativa começa num campo de batalha francês da Primeira Guerra Mundial, quando Lee Duncan, um jovem soldado americano, descobre um sobrevivente - um pastor-alemão recém-nascido nas ruínas de um canil bombardeado. Duncan o levou, então, para a Califórnia, onde suas aptidões físicas e a capacidade de representar chamaram a atenção da Warner Bros. Durante os dez anos seguintes, Rinty estrelou 23 sucessos do cinema mudo que salvaram o estúdio da falência e fizeram dele o cão mais famoso de todos os tempos. No auge da popularidade, Rin Tin Tin foi o campeão de bilheteria de Hollywood. Ao longo das décadas seguintes, o legado do cão herói foi consolidado por Duncan e alguns outros – como Bert Leonard, o produtor do seriado da TV, e Daphne Hereford, a proprietária do atual Rin Tin Tin –, que dedicaram a vida para assegurar a imortalidade da lenda.

Marcos Guazzelli já nos brindou com um completíssimo artigo chamado As Aventuras de Rin Tin Tin, sobre a série de TV neste site. Esse livro sobre Rin Tin Tin vem acrescentar ainda mais informações  sobre esse lendário cachorro.

O segundo livro é: Guerra da Secessão, de Farid Ameur, da coleção L & PM Pocket, volume 865.  Tem 125 páginas. A primeira edição é de maio de 2010. Farid Ameur é pesquisador do Centro de Pesquisas de História Norte-Americana  (CRHNA), na Sorbonne.

Considerada a primeira guerra moderna da história, a Guerra da Secessão (1861-1865) foi uma luta sangrenta que opôs o Sul escravista e o Norte industrializado dos Estados Unidos. Com a marca de 620 mil americanos mortos, esse conflito feroz e desgastante teve início com a eleição do republicano Abraham Lincoln, em 1860, e culminou com o seu assassinato, em 1865.

Apesar deste livro ser uma edição de bolso, eu achei muito bem escrito e dá para ter uma boa noção cronológica dos acontecimentos mais importantes dessa guerra que é assunto de vários filmes do cinema. Muito fácil de ler e uma boa introdução a esse assunto.

O terceiro livro que recomendo é História da Guerra Civil Americana, de John D. Wright, M. Books Editora. Tem 224 páginas. O autor é Doutor em comunicação pela Universidade do Texas e lecionou em três universidades norte-americanas. Foi repórter da revista Time e escreveu extensivamente para a People e a Reader’s. Escreveu dois livros anteriores sobre a Guerra Civil: The Language of the Civil War (2001) e o Oxford Dictionary of Civil War Quotations (2006). Contribuiu para vários outros livros, incluindo o Oxford Dictionary of National Biography, o Oxford Dictionary of British and American Culture e o Collins Dictionary of the English Language. Digest.

Este livro, bem mais completo do que o livro citado anteriormente,  Guerra da Secessão de Farid Ameur,  descreve toda a evolução do conflito, através de um texto objetivo e claro, em seqüência cronológica, que facilitará ao leitor a perfeita compreensão, dos envolvimentos e das conseqüências que a Guerra Civil promoveu e provocou.

O que mais gosto neste livro é que seu  texto é ricamente ilustrado, mostrando personagens importantes e marcantes, em fotos inéditas e exclusivas de época, além de muitos desenhos.

Vejam algumas fotos do livro a seguir.

O quarto livro que recomendo é: Maldita Guerra, Nova História da Guerra do Paraguai, de Francisco Fernando Monteoliva Doratioto. Esse livro é de 2002 e tem 617 páginas, editora Companhia das Letras. Imagino que quem vai gostar mais desse livro  é quem coleciona itens da Fanabri como Batalha do Tuiuti.

Fique sabendo desse livro no ano passado por um amigo, Marco Aurélio, professor de história aqui em Belo Horizonte,  quando falávamos sobre livros e  minha coleção de brinquedos e ele não sabia da existência de brinquedos sobre a Guerra do Paraguai.

Com sólida base documental e metodológica, o autor, Francisco Doratioto, desmonta mitos sobre a Guerra do Paraguai e faz revelações surpreendentes sobre este marco da história de brasileiros, paraguaios, uruguaios e argentinos. O autor explica o início do conflito através do processo histórico regional, rejeitando a interpretação de que o imperialismo inglês seria o responsável pelo desencadear da luta. A obra relata o duro cotidiano das tropas aliadas e mostra a dinâmica da guerra, reavaliando a atuação de chefes militares como Mitre, Tamandaré e Caxias. As principais batalhas são contextualizadas de forma didática em mais de 20 mapas, enquanto personagens e situações encontram-se representados num conjunto de ilustrações e fotografias.

Até a próxima!

Belo Horizonte, abril de 2014.

Cleso Brito





Comentários

Enviar comentario

De: Jean Carlos
É tão difícil encontrar bons livros - publicados no Brasil - que tratem desse tema que tanto amamos, que é para soltar rojões em comemoração. Afinal, para os editores deste Bananil, "Faroeste" e similares se resumem a bombas sentimentaloides e esquerdistas do tipo "Enterrem Meu Coração Na Curva Do Rio".


De: Jean Carlos
EXCELENTE ARTIGO do sr. Brito, de uma utilidade imensa!


De: Marcos Faria
Obrigado pelas informações sobre livros em português, o tema é muito interessante e ajuda entender melhor o que acontece depois na época das guerras indias. O problema é que vai dar vontade de colecionar brinquedos dessa época também rsrsrs muito bom como sempre todo o site. Parabéns, saúde!!


De: Marcos Avellar
Eu achei extraordinária a dica desses livros em português, sobre o tema que é o nosso hobby, não conhecia nenhum, mas pretendo comprar todos, simplesmente imperdível, valeu!!!!!!!