FORTE ARIZONA – ESPANHOL



Como muitos apreciadores dos brinquedos de faroeste sabem, a origem do Forte Apache
Brasileiro é Espanhola.


Foi o Sr. Mariano Lavin, Espanhol, que emigrou para o Brasil em 1959, fundou a Casablanca e lançou o Fort Apache em 1964, dando origem à saga.


Em muitos dos brinquedos de faroeste produzidos no Brasil é possível identificar algum DNA Espanhol. Isto já foi comentado em artigos publicados neste site, e com certeza futuros artigos retornarão a este assunto.


Recentemente adquiri no site de leilões Ebay da Espanha o Forte Arizona, cuja imagem apresento abaixo:



Este forte foi produzido na Espanha pela empresa Artesania. É bastante antigo – segundo o vendedor remonta à década de 1950, anterior, portanto, ao Forte Apache Brasileiro.


Sempre no intuito de buscar similaridades e compreender um pouco melhor a história dos brinquedos de faroeste no Brasil, analisei este Forte Arizona e tenho os seguintes comentários:


- É similar aos primeiros fortes lançados no Brasil no que se refere ao posicionamento vertical dos “troncos” componentes das paliçadas. As diferenças são a cor da madeira e o fato de este forte Espanhol ser em escala menor;


- A casa quartel-general, embora em escala menor, lembra bastante o quartel-general que acompanhava os fortes produzidos no Brasil até 1970;


- As escadas são muito similares (em estilo) às que integravam o primeiro Fort Apache Brasileiro lançado em 1964 – são de madeira e os gomos da madeira simulam os degraus;


- Na imagem, junto à paliçada lateral esquerda, é possível perceber a “cocheira” de cavalos, muito semelhante à que integraria os fortes Brasileiros até 1990.


- Por fim, na passagem da década de 1970 para a década de 1980 a Gulliver lançaria no Brasil o seu próprio Forte Arizona.


Bom, eram estes os comentários que desejava repartir com os leitores do site.


Marcos Guazzelli





Comentários

Enviar comentario