SÉRIES DE TV ANTIGAS EM DVD NO BRASIL



Por Cleso Brito

Uma semana atrás saí para fazer compras com minha mulher e passando por uma banca de jornal tive uma grata surpresa:  box de DVDs originais (não cópias) de séries antigas de TV ainda não lançadas no Brasil à venda. Tarzan com Ron Ely, Kung Fu, Terra de Gigantes, Viagem ao Fundo Mar, Perdidos no Espaço, entre outras. Preço de R$69,90 na banca de jornal, mas na Internet tem por R$40,00 ou até menos. Pesquisem antes de comprar.  Eu sabia que já haviam sido lançadas as séries Bonanza, Daniel Boone e Jornada nas Estrelas, mas essas citadas anteriormente não. Devo estar muito mal informado, mas até o ano passado algumas dessas séries não existiam originais para compra no Brasil. Só achava cópias ruins no site Mercado Livre. Cheguei  em casa e fui pesquisar na Internet e achei  para comprar também Rin Tin Tin com 2 volumes,  a série Chaparral com 2 volumes, a série  Zorro (Lone Ranger) com 2 volumes e Zorro (As Aventuras do Zorro da Disney) com 2 volumes.

Pesquisando mais para fazer este artigo fiquei impressionado com a dificuldade para conseguir informações, mesmo nos sites dos fabricantes dos DVDs. Simplesmente não achei quase nada seja de notícias, de propaganda, etc. Mais informação mesmo só nos sites de vendas.

Das séries de TV que estão em brinquedos tenho as seguintes informações colocadas a seguir:

Rin Tin Tin

No Brasil, fez grande sucesso a série produzida entre 1954 e 1959. Narrava a história de Rin Tin Tin, o cachorro que acompanhava uma unidade da Cavalaria dos Estados Unidos no final do século XIX, sediada no Forte Apache. Seu melhor amigo era o Cabo Rusty (Lee Aaker, nascido em 1943), um garoto que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pela corporação, se tornando uma espécie de mascote. Sempre que havia algum problema e Rusty necessitava da ajuda de seu amigo canino, gritava Yo ho Rinty! (Aiô Rinty no Brasil) e Rin Tin Tin aparecia para ajudar. Dentre seus amigos soldados estavam o atrapalhado Sargento O`Hara e o Tenente "Rip" Masters. A série, no Brasil, teve a voz do então dublador mirim Reginaldo Faria, dublando o Cabo Rusty.

Mediante o sucesso da série na TV brasileira, vários brinquedos foram fabricados na época, entre eles o Forte Apache, no Brasil fabricado pela Casablanca e Gulliver, e o Forte Rin Tin Tin, fabricado pela Trol. Consulte a Enciclopédia e Artigos no site Brinquedos do Faroeste de Marcos Guazzelli para maiores informações.

Achei para comprar dois boxes de DVDs de Rin Tin Tin, Volume 1 e 2, cada um com 3 DVDs e com áudio em português. Adeus para minhas cópias em DVD que mal dão para ver devido à péssima qualidade, com imagens embaçadas e áudio ruim.





Tarzan com Ron Ely

Tarzan com o ator Ron Ely teve um total de 57 episódios produzidos e foi uma adaptação do produtor Sy Wentraub à obra de Edgar Rice Burroughs. Foi sucesso no Brasil na TV Itacolomi nos anos 70.

Tais quais os filmes do Homem-Macaco, produzidos desde 1919, a série feita para a TV manteve no seu elenco Tarzan, nascido Lorde Greystoke, mas que preferiu a vida na selva.

O grito de Tarzan é conhecido por todas as criaturas da selva e por nós. Ao ouvi-lo, o antílope sabe que está a salvo, o leão pára, e o crocodilo busca a segurança na água e o elefante vem até o seu amigo.

Na série de TV também estrelam Manuel Padilla, Jr., como Jai, o garoto auxiliar de Tarzan, que a exemplo do próprio Tarzan, era um órfão da selva; a macaca Chita (Vickie); Alan Caillou como Jason Flood, tutor de Jai; e Rockne Tarkington como Rao, um veterinário. A série foi produzida pela companhia Banner Productions e teve locações filmadas no Brasil (Cataratas do Iguaçú) e no México.

No dia 13 de março de 2012 a Warner lançou no mercado americano dois volumes da série Tarzan, produzida entre 1966 e 1968, com um total de 57 episódios, para a rede NBC. Estes dois volumes trazem os 31 episódios produzidos para a primeira temporada, os quais contaram com as participações especiais de atores como Nichelle Nichols, Henry Silva, Anthony Caruso, Susan Oliver, Lloyd Bochner, Victor French, Maurice Evans, Warren Stevens, Leslie Parrish, James Earl Jones, John Van Dreelen, Julie Harris, Sally Kellerman, Jack Elam, Russ Tamblyn e Jock Mahoney, ator que deu vida a Tarzan em dois filmes para o cinema. Aqui, ele faz participação em quatro episódios da primeira temporada, interpretando personagens diferentes.

A série será lançada pelo sistema MOD (fabricado sob encomenda), em discos DVD-R, tal qual foi feito com O Homem do Fundo do Mar e A Garota da UNCLE, também disponibilizados pela Warner em 2011. A princípio, os boxes estarão disponíveis apenas para o mercado americano. Posteriormente serão liberadas para a venda internacional.

A Warner informou que cada volume de Tarzan vai custar 39,95 dólares na loja on-line do estúdio, a WBshop (Parte 1 – Parte 2). Serão aceitos apenas pedidos cujo endereço do comprador fique nos Estados Unidos.

 Já nos lançamentos para o  Brasil, desta série Tarzan com Ron Ely achei para comprar um box de DVD com 4 discos com a primeira parte com os 12 primeiros episódios da 1ª temporada da série “Tarzan”. Tem áudio em inglês com legendas em português e também áudio em português, para a alegria das crianças. Boa notícia para mim que tinha cópias horríveis em DVD de programas de TV gravados em vídeo cassete da TV há muitos anos e passados para DVD com edição e qualidade lastimáveis.



Kung Fu

Kung Fu foi uma série de televisão estrelada por David Carradine, apresentada no período de 1972-1975. Conta-se que Bruce Lee queria o papel e, ao ser preterido por Carradine, aceitou trabalhar em Hong Kong, de onde retornaria para a América pouco tempo depois, transformado em astro cinematográfico do Kung Fu.

No filme piloto da série, que estreou nos Estados Unidos no dia 22 de fevereiro de 1972, na rede ABC1, é mostrado o aprendizado do monge Shaolin Kwai Chang Caine. Quando um de seus mestres favoritos (Mestre Po, um ancião cego e que apelidou Caine de gafanhoto) é assassinado, Caine se vinga e mata o assassino (o sobrinho do Imperador). Depois foge para América do velho oeste. Caine tem sua cabeça posta a prêmio pelo império chinês, o que o obriga a estar sempre fugindo, de cidade em cidade, como o típico justiceiro solitário. Só que Caine não usa armas de fogo nem cavalo, se defendendo apenas com o Kung Fu. Intercalada às histórias do presente, mostram-se flash backs que contam os aprendizados dados por Mestre Po e Mestre Kahn à Caine, no templo Shaolin, sendo esta a maior novidade da série. Acho bastante interessante também a fotografia:  a maneira como a luz do sol é usada, causando reflexos nas imagens.

O personagem Caine quando aparece no velho Oeste traz alguns elementos do pistoleiro Harmonica (ou Gaita), personagem de Sergio Leone em Era uma vez no Oeste, interpretado por Charles Bronson. No filme de Leone, Bronson (sem bigode) está sempre com os olhos semi-cerrados e sorrindo para seus adversários, parecendo um típico sino-americano (um dos filmes de Bronson na década de 70 chamava-se justamente Chino). Além de contar com a inseparável gaita, que esta sempre à mão. Já Caine, que é de fato sino-americano, gosta de tocar sua flauta antes de derrubar seus oponentes.

Quentin Tarantino, fã de Leone e dos filmes de artes marciais, faz com que Bill (o personagem que criou para Carradine no filme Kill Bill Volume 2) também apareça tocando uma flauta e sorrindo para Uma Thurman, antes de invadir com sua gangue a igreja em que ela estava se casando e massacrar todos os presentes.

Em 1986 e 1987, foram filmadas duas sequências da série Kung Fu, com a participação de Brandon Lee, filho de Bruce Lee.

Achei para comprar desta série Kung Fu lançada no Brasil (não essas importadas e caríssimas que achamos na Internet) um Box de DVDs com 3 discos contendo a 1ª temporada, parte 1, contendo 6 episódios com áudio em português e legendas em português.



Chaparral

Chaparral é um seriado de bang bang criado em 1967. O enredo gira em torno de uma família vivendo em um rancho chamado High Chaparral, e o líder dessa fabulosa família é John Cannon, junto com sua esposa Victória e o irmão Buck, o filho Blue e um mexicano muito engraçado chamado Manolito. Veja mais informações nos Artigos deste site.

Desta série Chaparral lançada no Brasil achei para comprar dois boxes de DVD com 3 discos cada contendo 9 episódios em cada Box.




Zorro (Lone Ranger)

A série, que passava no Brasil na TV Itacolomi nos anos 70, é estrelada por Clayton Moore e Jay Silverhells , foi produzida entre 1949 e 1957 , onde retrata as aventuras do cavaleiro solitário , mais conhecido como The Lone Ranger, no Brasil como zorro, ao lado do seu fiel amigo, o índio tonto. Este Box reúne algumas de suas aventuras eletrizantes.  O elenco conta com Clayton Moore, Jay Sliverheels, Glen Strange, George Lews, Tristram Coffi e Jacx Cliford.

O longa metragem O Cavaleiro Solitário(2013)( The Lone Ranger) de  Gore Verbinski e estrelado por Johnny Depp, Armie Hammer, William Fichtner  está em cartaz nos cinemas.





Zorro (As Aventuras do Zorro)

Zorro é uma série de produção da Walt Disney baseado no herói mascarado, estreado em 10 de Outubro de 1957 no canal ABC. O final da série no canal foi em 2 de Junho de 1959. Foram produzidos 78 episódios, além de 4 especiais de uma hora que foram ao ar entre 30 de Outubro de 1960 e 2 de Abril de 1961 pela antologia de séries de televisão dos Estúdios Walt Disney.

Este seriado narra uma história de ação e aventura, representada por Don Diego de La Vega, que assume a identidade secreta de Zorro, um cavaleiro mascarado que luta contra as injustiças impostas pelos governantes. Ele passa a defender os fracos e oprimidos, com a ajuda de seu mordomo e amigo, um mudo chamado Bernardo e seu veloz e inteligente cavalo negro, chamado "Tornado".  Famosa série, exibida no Brasil nos anos 70 pela TV GLOBO.

A série foi muito popular, principalmente entre o público infantil. A comicidade estava presente, graças aos personagens coadjuvantes Sargento Garcia e Cabo Reyes, que protagonizavam situações engraçadas; e o mudo Bernardo, quando descrevia as coisas que via para Don Diego. A ressaltar a comicidade, cada personagem tinha seu próprio acompanhamento musical: para o Sargento Garcia havia uma música que chamava a atenção para o seu enorme peso. E com Bernardo era ouvido uma canção com som de flautas e seus gestos bruscos traziam efeitos sonoros causados por instrumentos de madeira e metal.

O elenco conta com Guy Williams como Don Diego de la Vega (Zorro), George Lewis como Don Alejandro de la Veja,  Gene Sheldon é Bernardo,  Henry Calvin é o Sgt. Demetrio Lopez Garcia. Os episódios eram em preto & branco, tendo sido colorizados em 1992.

No Brasil foram lançados dois boxes com 5 discos cada, coloridos, com a série completa e áudio em português.



Bibliografia de sites consultados:

http://en.wikipedia.org

https://www.google.com.br

http://retrotv.uol.com.br/series

http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/por-onde-andam/por-onde-anda-ron-ely-o-tarzan-da-tv

http://www.mercadolivre.com.br

http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/ron-ely

http://www.americanas.com.br

http://www.brinquedos.faroeste.nom.br/index.php

Até a próxima!

Belo Horizonte,  agosto de 2013.

Cleso Brito





Comentários

Enviar comentario

De: cristiane
vc tem bonequinhos bonanza


De: cristiane
vc tem bonequinhos bonanza


De: Jose A. Oliveira
Zorro(Lone Ranger) traz as melhores lembranças de minha infãncia, tanto que procuro comprar tudo que encontro sobre o personagem, tendo inclusive um Box comprado nos E.U. com 12 DVDs e muitos mimos(cards, etc) porém infelizmente sem legendas em nosso idioma. Parabéns pela matéria, apesar de escrever pouco sou frequentador assíduo deste espaço dedicado ao maravilhoso mundo dos brinquedos de Faroeste. Obrigado por nos fazer reviver estes dias felizes.


De: Seriado Chaparral
Caro amigo! Comprei aqui na Multisom no RS um box do Chaparral com 16dvds contendo 48 episódios. Excelente material!


De: Tadeu Mahfud
òtimas memórias...assisto ainda hoje rin-tin-tin (tenho série pirata) bonanza e kung-fu que passam no TCM e assisto vez ou outra, pois repete muito...Lone Ranger assistia de criança...e sobre o longa Lone Ranger que está nos cinemas..posso dizer que é uma palhaçada sem tamanho...um ultrage a figura do cavaleiro solitário..neste longa totalmente abichalhado e parece mais piratas do caribe versão faroeste..tinha que ser com direção executiva do Johnny Dep...valeuuu


De: RAUL AGUIAR
Pena que o Rin tin tin está com a dublagem nova horrorosa e as músicas de acompanhamento das cenas trocadas.foi uma idiotice que a empresa que o lançou aqui fez!estragou os episódios!e fizeram isso com outras séries também.


De: Roberto Vasco
As séries aqui apresentadas foram meus companheiros das tardes.O Zorro (Disney) até pouco tempo passou na record, Kung fu ainda passa no TCM, adoro essas séries.A matéria esta muito bem escrita e informativa.Parabens pelo trabalho.


De: Carlos Mariano
Adoro estas séries antigas, inclusive as de ficção! Ficou ótimo este artigo do Cleso Brito e ajudou bastante com as informações.