LITTLE BIGHORN DA KING & COUNTRY



Amigos,

Até 2010, creio, eu era um colecionador que colecionava exclusivamente figuras de plástico (as nossas tradicionais). Falar em figuras de chumbo perto de mim fazia com que eu me arrepiasse.

Mas desde então fui conhecendo melhor as figuras de chumbo, e fui me deixando seduzir por elas, ao ponto em que atualmente sou colecionador de figuras plásticas e figuras de chumbo. Isto é ruim, pois a despesa duplica...

Continuo um apaixonado pelas figuras de plástico. Mas é impossível negar a qualidade das figuras de chumbo. Além disso, enquanto as figuras de plástico, sem bem cuidadas e protegidas da luz, duram 50 ou 60 anos, as figuras de chumbo não possuem prazo de validade.

Na virada dos anos 90 para os anos 2000 eu conheci figuras de chumbo da King & Country sobre o Little Bighorn. Eram lindas. Ainda lembro que a figura do General Custer custava US$26.00. Mas na época não pude adquirir nenhuma. Depois disso, em anos mais recentes, quando passei a colecionar figuras de chumbo, a King & Country tinha poucas coisas do velho oeste.

Mas eis que agora eles lançaram uma nova série sobre a batalha do Little Bighorn, dentro da série Real West. As figuras são maravilhosas, os leitores verão as imagens e concordarão comigo. Não temo como não gostar. As imagens que apresento ao longo do texto são do site da King & Country, pois possuem muito melhor qualidade do que as fotos que eu tiro em casa...

Começamos com a figura do General Custer. Não é a minha preferida, eu prefiro a da Black Hawk. Mas é inegável que se trata de uma figura linda:



Na sequência a figura do tenente Cooke. Ele é representado com dois ferimentos, um na perna e um no peito:



Agora o soldado encarregado de levar a bandeira pessoal do Custer. As coisas não vão bem para a cavalaria, a bandeira já está cheia de furos:



O corneteiro, com um tiro no ombro, já não tem forças para ficar em pé:



Este ficou sem munição:



Alguns ainda dão combate: 





Este, coitado, não tem ninguém para ajudá-lo com o ferimento. Reparem nos detalhes da pintura:



Este parece bem, só o seu chapéu está destruído:



Este acabou preso sob o cavalo moribundo:



Este foi um bravo enquanto viveu:



Este está nas últimas. A perfeição da figura faz com que pareça uma pessoa real:



Este, de olhos fechados, parece ter dormido no calor da batalha. Reparem nos detalhes da pintura:



Dizem os estudiosos que os cartuchos de cobre expandiam após o disparo e, com frequência, travavam nos rifles da cavalaria. Isto reduzia substancialmente a cadência de tiro dos soldados, pois perdiam tempo tentando destravar os cartuchos com uma faca. A King & Country retratou a situação:



As figuras acima representam os soldados. Vamos agora aos índios, onde a King & Country não economiza tinta.

Admirem a perfeição da pintura desses três guerreiros:







Touro Sentado era o chefe dos Sioux Hunkpapa, mas o chefe de guerra era Gall, representado na figura abaixo:



Algumas mulheres participaram da batalha. Abaixo Buffalo Calf Woman:



Cavalo Louco era o chefe dos Sioux Oglala que viviam fora da reserva. Os que viviam na reserva era chefiados por Nuvem Vermelha. Abaixo a figura que representa Cavalo Louco:



Rain in the Face era um guerreiro que tinha uma rixa pessoal com Tom Custer, irmão do General:



Este está numa situação complicada:



O que acharam?

Da minha parte a paixão pelas figuras de chumbo é algo que veio para ficar.

Até a próxima!

Marcos Guazzelli

Maio de 2013





Comentários

Enviar comentario

De: Paulo R. Silva Pereira
Coleção fantástica, parabéns pelo primor pelo que foram feitas. O realismo utilizado é de primeira qualidade.


De: Carlos Mariano
Figuras fantásticas!!! As pinturas então, sem palavras...Tem o site da Pegaso italiano, com uma linha de figuras em metal 'Old West' bem interessante: http://www.pegasomodels.com/products_en.asp?idcat=6


De: ROBERTO VASCO
As figuras são maravilhosas, o acabamento também não deixa a desejar.Infelizmente o que não agrada são os preços, obvio que pela qualidade são caros.Não faz muito tempo no mercado livre uma pessoa de Limeira (salvo engano) estava vendendo a reprodução da batalha de little bighorn por r$ 3.000.00, figuras lindas e exclusivas, aparentemente fabricadas em pequena escala.Tudo que e bom custa caro, porém tem melhor qualidade e dura mais tempo, pode ter certeza, pois o bom e barato não vale a pena.Marcos obrigado pelas informações.


De: Wilson Moraes Delfino
As figuras são maravilhosas, de uma qualidade impecável, pena não termos fabricantes nacionais, alias, já não temos nem as de plástico comum, temos que nos contentar com as mesmas da gulliver, que no ano passado nos deixou assanhados com uma possível edição de comemoração dos 50 anos de forte apache no Brasil com um forte de madeira. Parabéns pela coleção.


De: Tadeu Mahfud
Lindas figuras, mas realmente, não quero nem entrar neste universo, se não vou me complicar...hahaha. Mas pra quem gosta e tem $$$$ é um prato cheio.


De: Cleso Brito
Belíssimas figuras! Fácil ser seduzido por elas, mas caro possuí-las.