DIVERSOS – MAIO DE 2013



1.Diorama de Playmobil

O colecionador Richard Kyaw me disse que não viaja para fora do Brasil sem antes conferir dicas aqui no site. Bem, então pelo menos para alguma coisa o site serve...

Mas foi em função de uma dessas dicas que o Richard resolveu aproveitar sua estada em Madri, agora em março, e visitar uma unidade do El Corte Inglês.

Lá encontrou um espetacular diorama de Playmobil, com forte, cavalaria, acampamento de índios, etc. Felizmente ele tirou fotos e nos enviou, para que também possamos apreciar esta maravilha. Eu, que sou fã de Playmobil, adorei.

























Obrigado pelo envio das imagens.

2.Trabalhos artesanais 1

Recebi recentemente o contato do Eduardo Jamar, falando sobre os saudosos tempos do Forte Apache. Ele anexou ao e mail a imagem abaixo, onde aparece brincando com seu Forte Apache modelo 1978:



O Eduardo gosta de fazer trabalhos artesanais, e dias após o primeiro contato ele me enviou a imagens dos seus trabalhos, e a mensagem abaixo:

“Bom, seguem fotos de alguns trabalhos meus. São figuras de chumbo, de marcas diversas. Elas veem desmontadas e sem pintura. Eu monto, colando as partes com Bonder e pinto com tintas acrilica e/ou a óleo. Existem vários fabricantes de figuras : Andrea Miniatures; Pegaso Models; Art Girona; Elite; Romeo Models etc etc etc. Elas podem ser, dependendo do fabricante, de metal (chumbo + estanho) , de plástico ou resina. E também variam nas escalas: indo de 1/72 até 1/12. Há também toda uma gama de temas. Todas as eras da historia humana estão retratadas nessas figuras, passando até por figuras de ficção e personagens de filmes. Nessas que estou mandando as fotos tem alguns de filmes: Clint Estwood em "O Cavaleiro Solitário"; Jhon Wayne em "Forte Apache" e Robert Redford e Paul Newman em "Butch Cassidy & Sundance Kid" .”

Apreciem os trabalhos:

















Belíssimas figuras.

Seu e mail é: eddujammar@uol.com.br

3.Trabalhos artesanais 2

Recebi também contato do colecionador Ronaldo, que me enviou a simpática mensagem abaixo:

“Meu nome é Ronaldo,sou de São Paulo-SP e venho acompanhando seu site há 2 anos. A descoberta foi casual (Google) quando fui comprar um presente para o meu filho e me deparei com um Forte Apache Gulliver na loja de brinquedos,não tive dúvida que isto me remeteu à minha infância,porém para minha surpresa as figuras eram diferentes e o forte não era de madeira. Mesmo assim me provocou um forte saudosismo desta época. Infelizmente,como muitos,não guardei estas preciosidades (foram dados para os primos menores e crianças carentes). Resolvi então me aventurar nos sites de vendas à procura de algumas peças e fui juntando aos poucos alguns itens. Porém, descobri se tratar de um terreno muito árido (e caro!) do mundo do colecionismo,tenho coleções de selos e gibis,que são mais difundidos e fáceis de achar, com vários sites disponíveis.Como muitos que frequentam seu site,também fiquei muito desejoso de ter  os conjuntos Chaparral e Ponderosa ,porém quase inexistentes no mercado.Não desanimei,já que quero tanto ter estes itens porque não construí-los? Então, mãos à obra. Na raça, às custas de muita tentativa e erro ,tempo despendido,etc,consegui fazer as peças que você poderá ver nas imagens anexas.Se for do seu interesse,gostaria que aparecessem em seu site. Nas imagens dos conjuntos que construí (usei muito MDF,restos de madeiras,palitos de sorvete,espátulas),poderá ver também figuras que restaurei e pintei. Bem,para não me alongar muito,me despeço e congratulo-o pelo seu excepcional site (uma ilha de inteligência na internet brasileira) que só pode ter sido feito por uma pessoa séria,abençoada e que tem muito amor pelo que faz.”

Ele anexou à mensagem imagens de seus trabalhos, que eu achei muito bons. Reparem nos detalhes, na perfeição da casa do Chaparral:

















Parabéns pelos trabalhos.

O e mail do Ronaldo é zogro@terra.com.br

4.Edição comemorativa...

Não é qualquer brinquedo que chega aos 50 anos de vida. Para comemorar cinco décadas de existência no Brasil, conforme imagens enviadas pelo colecionador Carlos Mariano, a Gulliver preparou a edição especial das imagens abaixo:


Comemoração bem magra...

Esperamos que essa edição especial pelo menos chegue às lojas.

5.Colecionador

O Rodney, de Santa Catarina, me informa que chegou há pouco tempo no universo do colecionismo, trazido pelas boas recordações da infância. Ele me enviou imagens da sua bela coleção, e essas imagens mostram que ele conseguiu juntar em pouco tempo uma coleção que muitos colecionadores levam anos para conseguir. Confiram:





































Bela coleção, está de parabéns.

Bem, era o que eu tinha para falar desta vez.

Até a próxima!

Marcos Guazzelli

Maio de 2013





Comentários

Enviar comentario

De: Guilherme Rodrigues
Oi pessoal, não sei se ainda acompanham este site mas pesquisando no google encontrei e gostaria de compartilhar algumas informações sobre essa edição de 50 anos do Forte Apache. Sou designer e em 2012 trabalhava em um studio de design que foi contratado para fazer algumas sugestões para essa embalagem comemorativa de 50 anos do brinquedo. Fui responsável por esse projeto que acabou por ser "aprovado" nessa versão que vocês puderam ver nas imagens postadas. Fiz muitas sugestões para o pessoal da Gulliver, inclusive que a versão de edição limitada de colecionador fosse algo muito especial, com bonecos feitos especialmente para aquela finalidade. Infelizmente o projeto ficou apenas no protótipo (fotos postadas) que por sinal ficou com a Gulliver pois gostaram bastante, mas eles ficaram com receio de investir na produção de um item que possivelmente seria de alto custo e acabar não vendendo. Não sei dizer se ainda existe esse projeto dentro da Gulliver mas pesquisando na internet não encontrei nenhuma edição especial de 50 anos para venda. No site deles até existe um link sobre isso mas não funciona. Uma pena, pois era um projeto muito legal. Caso alguém tenha interesse, segue o link para meu portfolio onde consta esse projeto na íntegra. https://www.behance.net/guirodriguesdesign Abraços.


De: cassiano olegario
Pessoal, liguei para a gulliver hoje dia 27/06/2013, fui informado pela atendente que o lançamento continua programado para 2013, mas sem data definida , sem modelo definido ou mesmo figuras. Quando indaguei sobre as imagens do forte ação total fui informado que essa imagem não partiu da gulliver . Um balde de agua fria no entusiasmo de todos nós colecionadores, mas fica a esperança de que ainda e´em 2013. O que a atendente deixou escapar e´que TALVEZ para outubro (dia das crianças). Ficamos no aguardo.


De: cassiano olegario
Gostei muito do comentário do Wilson que conseguiu mais informações, eu tentei com o SAC da gulliver e não consegui quase nada!! Estou muito ansioso por esse lançamento, acho que todos nós que colecionamos estamos apostando quase num milagre, ou seja , um forte de madeira com as saudosas figuras antigas que marcaram a nossa infância! Pelo menos já temos uma data: AGOSTO!! Parabéns ao Wilson pelo empenho!! Baita abraço a todos.


De: Wilson Moraes Delfino
Olá Marcos !!!!! Antes de mais nada, mais uma vez parabéns pelo site. O seu site é uma das coisas mais legais que tem na internet, entro todos os dias para ver se tem alguma novidade. Não gostava muito de Playmobil, mais andei conseguindo alguns itens legais, e sempre que acho logo tento comprar. Quanto as fotos da edição comemorativa da Gulliver, tenho entrado em contato com um representante da Gulliver para ver quando é que vamos ter acesso a esses brinquedos, e ele me disse que será em Agosto, e disse também que a linha será reformulada e que terá uma ampliação. Indiquei seu site para ele já algum tempo espero que ele tenha visto, e que tenha influenciado eles de alguma forma. Um abraço!!!


De: Carlos Mariano (Crazy Horse)
Não gosto de Playmobil, nem tive quando criança, mas são muito bacanas estes dioramas que o Richard Kyaw fotografou em uma loja do El Corte Ingles. Parabéns pelas fotos!!!


De: Carlos Mariano (Crazy Horse)
Assim como o colecionador Cassiano Olegario, também fiquei decepcionado com a edição comemorativa da Gulliver. Mas pensando bem, as crianças do Brasil e Espanha são privilegiadas, pois ambas podem adquirir atualmente o Forte Apache e Forte Comansi produzidas por suas respectivas empresas ao longo de 50 anos!!! Não é qualquer fábrica de brinquedos que mantêm um produto, mesmo que modificado, por tantos anos. Ainda mais um produto feito por empresa nacional, com artigos confeccionados no próprio país e com design, cor e estéticas bem atuais, tudo a ver com o ano de 2013! Se eu fosse criança hoje em dia, largaria o vídeo game correndo e ia brincar com um destes fortes...


De: cassiano olegario
Vi a imagem da caixa da edição comemorativa e fiquei muito confuso, tenho ligado semanalmente para o sac da gulliver e sempre tenho a mesma resposta: não há informação quanto aos personagens, somente que será nesse ano de 2013. - agora olhando a imagem dá a impressão que o que virá na caixa de madeira será o forte apache ação total!!!??? E´muita falta de consideração com os coleçionadores que tanto esperavam esse relançamento !!


De: cassiano olegario
Vi a imagem da caixa da edição comemorativa e fiquei muito confuso, tenho ligado semanalmente para o sac da gulliver e sempre tenho a mesma resposta: não há informação quanto aos personagens, somente que será nesse ano de 2013. - agora olhando a imagem dá a impressão que o que virá na caixa de madeira será o forte apache ação total!!!??? E´muita falta de consideração com os coleçionadores que tanto esperavam esse relançamento !!


De: Rodney Bail
Agradeço ao amigo Marcos Guazzelli pela públicação das imagens do meu pequeno acervo, e com certeza sem sua ajuda e dicas para todos nós que estamos no colecionismo hoje está parte da história estaria cada vez mais esquecida. Parabéns pelo seu trabalho.


De: Tadeu Mahfud
Realmente os dios de playmo são demais. Pena que somente lá fora, aqui ninguém se anima. A foto do Jamar antiga, é uma história que passa na cabeça de todos que viveram esta era forte apache. O Rodney é praticamente meu vizinho. Já vi a coleção dele, realmente erguida em pouco tempo, mas com muita coisa boa! Parabéns pela matéria.


De: Cleso brito
Diorama Playmobil de tirar o fôlego! Parabéns pelos trabalhos artesanais e coleção da moçada. Guazzelli: por que não coloca mais as coleções no link de COLEÇÕES?


De: MARCOS FARIA / ANGRA
FANTASTICA FOTOS DO EDUARDO JAMAR FELIZARDO POR REGISTRAR ESTE MOMENTO MAGICO MUITOS DE NÓS ESTAMOS VENDO NÓS MESMOS ALI, FANTASTICO TRABALHO SÓ RECEIO GOSTAR DE MAIS E COMEÇAR NOVA COLEÇÃO PARABÉNS A TODOS


De: Juninho Maia
Belos trabalhos...bela coleção do Rodnei!