FAROESTE NACIONAL – PARTE 2 - A BATALHA DE ITORORÓ



A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado da América Latina, envolvendo diretamente 4 paises: Brasil, Uruguai, Argentina (aliados) e o Paraguai.

Até hoje as regiões de combate ao Sul do Paraguai são de difícil acesso. O terreno em grande parte pantanoso tornava os combates ainda mais dramáticos e os ataques eram realizados com enormes sacrifícios.

Em Dezembro de 1868, o exercito brasileiro vence as tropas paraguaias numa campanha militar denominada Dezembrada. Foi uma serie de 4 batalhas memoráveis sendo que a primeira delas foi  Itororó em 6 de Dezembro.



É exatamente essa batalha que a FANABRI – Fabrica Nacional de Brinquedos ( RJ ) imortalizou em seu primeiro play set lançado em 1967.

Composto por:

2 bases de madeira pintadas em verde.

1  ponte de madeira pintada em vermelho

17 soldados brasileiros

17 soldados paraguaios

06 cavalos de cavalaria Brasileira

06 cavalos de cavalaria Paraguaia

4 canhoes

10 arvores

18 sacos para barricadas

08 barris de pólvora

1 livreto descritivo

1 cavalo branco de Caxias

1 figura do então Marques de Caxias



É um magnífico e impressionante play set não só pela importancia dos personagens, mas também pela inclusão de um livreto escrito pelo Mj Meyer, que descreve em detalhes essa árdua  vitória do exercito brasileiro. Batalha só encerrada após uma terrível luta corpo-a-corpo sobre a ponte do estio de Itororó.



A caixa era maravilhosa! Apresentava o então Marques de Caxias montado a cavalo, no exato momento em que, à frente de um exercito desmotivado e combalido, conclamava seus comandados com o brado “Sigam-me os que foram brasileiros” Caxias, com 65 anos de idade, tomou pessoalmente o comando da tropa e avançou sobre os paraguaios atravessando a ponte de Itororó.



O conjunto de soldados forma harmoniosa composição. Os soldados de ambos os lados são representados pelas mesmas figuras estáticas, mudando apenas as cores das fardas. Essas figuras seriam clones de uma serie lançada nos EUA sobre a Guerra de Secessão, utilizada pela FANABRI devido à semelhança com fardamento dos exércitos envolvidos.

Caxias e seu cavalo são figuras originais! E excepcionalmente bonitas!



Poucas unidades foram produzidas do play set A Batalha de Itororó. Poucos restaram íntegros. Provavelmente em 69 a FANABRI tenha fechado, mas chegaram a produzir mais um set A Batalha de Tuiuti .

Em Itororó, houve 3.000 baixas de soldados brasileiros entre mortos e feridos  e o Paraguai perdeu 1200 homens. Podemos ter uma idéia do sacrifício humano envolvido nesse episodio que foi retratado pela FANABRI na A Batalha de Itororó.  Mais que um brinquedo, uma aula de Historia. Uma grande aventura!



No próximo artigo “A Batalha de Tuiuiti “

Sobre o autor: Wagner de Azevedo Marques,sociólogo, historiador, escritor e colecionador

E mail : brinqtoys@aol.com 





Comentários

Enviar comentario

De: Paulo R. Silva Pereira
Parabéns à Gulliver por ter feito um registro histórico tão importante para o Brasil quanto foi a guerra do Paraguai em escala pequena. E parabéns à vocês que me ajudaram a voltar ainda mais ao passado. Pena que poucos se lembrem e poucos divulguem as conquistas que o nosso pais teve no passado!


De: faggioni@netsite.com.br
As cópias da Herald podem ser obtidas no site: www.toysoldierco.com. Abraços.


De: faggioni@netsite.com.br
Alguém tem alguma dica?


De: faggioni@netsite.com.br
no Mercado Livre. Os cavaleiros são Herald, das primeiras gerações. Só não consegui identificar uma da Fanabri: o guarda de barraca ...


De: faggioni@netsite.com.br
No soldado agachado atirando é mais "achatado". Estas duas figuras foram copiadas da Infantaria Francesa (de chumbo), ainda podemos obtê-las ...


De: faggioni@netsite.com.br
Se repararmos, as figuras seguintes estão em escala diferente: Agachado mirando e deitado mirando, devem ser de 70 mm (ou 1/25)...


De: faggioni@netsite.com.br
As seguintes peças são cópias da Herald (depois Britains): Os soldados em pé: Fazendo mira; Avançando com o fuzil; Corneteiro e, Comandante.


De: José Antonio Rocha
Os uniformes fazem lembrar a Legião Estrngeira Francesa. Muito interessante.


De: faggioni@netsite.com.br
Algumas observações interessantes sobre estes conjuntos da FANABRI: A maior parte das peças são cópias da Britains...


De: Luiz Carlos Pagliarini
Parabéns pela matéria, este conjunto é um primor. Hoje posso dizer que também sou um colecionador deste tema, tenho várias peças mas falta muito, Abs.