DIVERSOS - MAIO DE 2012



 1.Cartunista

A revista de bordo da Tam do mês de abril continha uma matéria sobre uma exposição do cartunista Angeli, que estava sendo realizada em São Paulo. A reportagem trazia algumas tiras do artista, de uma séria denominada “Assim eram as coisas quando eu era garoto”. A tira que achei mais interessante foi esta:

No último quadrinho à direita tem um Forte Apache. De fato, assim eram as coisas quando eu era garoto ... o resto também é verdade...

2.Aquisições de Marcos Avellar

O colecionador Marcos Avellar (RJ) acionou o site para compartilhar com a gente as imagens algumas raridades que ele adquiriu recentemente. Vamos lá.

A primeira imagem é do conjunto Poblado Del Oeste, da Comansi. Belo.

As duas próximas imagens são da caixa e do set La Ponderosa, também da Comansi:

A próxima imagem é de uma raridade/curiosidade, um Coyote da Gulliver de vinil:

Por fim, imagem das figuras do Kung Fu, que ele conseguiu em perfeito estado:

Parabéns pelas aquisições.

3.Coleção de Tadeu Buono

O colecionador Tadeu Buono (SP) montou uma Fazenda Ponderosa artesanal. Eu achei bem bacana. Seguem duas imagens:

Ele também enviou imagens das suas coleções de caçadores e de vikings:

Por fim, o cavalo polêmico, que já foi objeto de um artigo meu e de um artigo do Miguel Cerrato. Segundo a memória do Tadeu Buono, seu cavalo polêmico veio no Acampamento Apache da Casablanca. Mas combustível para a polêmica...

4.Faroeste com peixeira

O colecionador Rodolfo Siqueira (PA), aquele que possui uma Virgínia City completa e na caixa, foi passar alguns dias de férias no Ceará. No retorno, no trajeto entre Jericoacoara e Fortaleza ele encontrou uma cidade do faroeste. Cidade do faroeste em pleno sertão nordestino? É isso mesmo, seguem algumas imagens:

5.Mercado das Pulgas

O colecionador Jacson Silva (SC) enviou imagens do Mercado das Pulgas que ele promove em Joinville. Eu sou um admirador das pessoas que promovem este tipo de iniciativa. Seguem algumas imagens:

6.Carroça artesanal

O colecionador Cassiano Olegário (RS) enviou imagem de uma carroça artesanal que ele está elaborando:

7.Bonanza

O colecionador Newton Celli (PR) enviou imagem do conjunto de figuras do Bonanza que ele criou, para serem reproduzidas em resina.  São figuras de cerca de 25cm cada. Avaliem:

8.Lego

O colecionador Junior Pozzetti (PR) enviou imagem de uma bela cidade do velho oeste feita de Lego. Mais imagens e informações em http://blogdebrinquedo.com.br/2009/04/09/uma-cidade-do-velho-oeste-feita-de-lego/

9.Brincando de faroeste

O colecionador Marco Campanella já havia nos enviado para a atualização de março de 2012 diversas imagens dos anos 60 de crianças brincando de cowboys. Imagino que provocamos dores de estômago em alguns chefões da ditadura do politicamente correto (à qual todos nós nos submetemos com a mesma passividade das ovelhas). Agora ele voltou à carga e enviou mais algumas imagens. Divirtam-se:

E agora a melhor foto de todas, um menino nos ano 1960 brincando com seu Grande Forte Apache Casablanca. Vejam a expressão de felicidade do menino. Eu sei exatamente qual a sensação que ele está sentindo. Infelizmente o Marco não sabe nos informar quem é o menino da foto.

10.Por falar em Grande Forte Apache Casablanca...

No artigo Diversos – março de 2012 eu fiquei devendo a imagem de uma das minhas aquisições recentes. Foi justamente um Grande Forte Apache Casablanca, que eu adquiri em Porto Alegre. Adquiri do Elton, que aparece na imagem abaixo. O Elton havia ganho este forte em 1968, na cidade de Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul. Ele o guardou por 42 anos, mas agora decidiu passar adiante para alguém que assumisse o compromisso de continuar conservando este brinquedo, no caso eu. Muito obrigado Elton, pela consideração que teve comigo, e prometo que vou guardar o seu brinquedo com o mesmo cuidado com que você o guardou.

11.Duas do Nosthalgia

Já escrevi em artigos como a Enciclopédia do Forte Apache I que a base do Forte Apache de 1979 da Gulliver era verde. Falo de memória, com base no que me recordo do forte que ganhei naquele ano, já que todos os 1979 que vi depois disso possuíam como base um desenho imitando o solo do deserto. Mas eis que o Fernando Camargo, do Nosthalgia, colocou um 79 à venda na Mercado Livre, e eu pude confirmar que minha memória não está tão ruim:

Eu possuo em minha coleção um Fort Sioux, imagem abaixo. Sempre foi um mistério para mim – quem seria o fabricante? Cheguei a achar que fosse Trol, pela similaridade com o Fort Rin Tin Tin.

Mas o Fernando conseguiu um na caixa e ode confirmar que era produzido pela Viocena. Abaixo a imagem da caixa:

 

12.Blog e revista

O leitor Jean Carlos Covezzi enviou o endereço do blog do artista que fez as ilustrações mais recentes para a embalagem do Forte Apache da Gulliver (não é um estilo de desenho que me atrai): http://edergaldino.blogspot.com.br/2012/04/forte-apache.html

Ele também enviou informação sobre uma interessante revista de faroeste, que infelizmente não é vendida nas bancas de jornal: “A "Júpiter II Editora", dirigida por José Salles, é especializada em HQ's nacionais clássicas e contemporâneas, como "Raio Negro" e "Patrulha do Espaço" (de Gedeone Malagola), "O Gaúcho" (de Rodolfo Zalla), "Velta" (de Emir Ribeiro), etc. Mas, mais importante, essa modesta - porém valente - editora prima por suas diretrizes morais conservadoras. O gibi especializado em "western" da Júpiter, "O Bom & Velho Faroeste". Ilustrado por consagrados artistas veteranos como Adaulto Silva e José Menezes (ex-desenhistas de mitos como Fantasma, Mandrake e Jim das Selvas, na antiga RGE), esta publicação traz de volta os valores morais dos filmes de "Bang Bang" dos bons tempos: o bom é bom, o mau é mau, e a redenção pode ser alcançada - desde que você se disponha a pagar o preço por ela. Segundo o próprio editor, "Trata-se de faroeste das antigas, inspirado nos grandes filmes da década de 1950, sem esquerdismo, sem antiamericanismo!" Impresso com ótimo padrão gráfico, com papel "couchê" na capa em cores, "off set" de alta qualidade no miolo em P & B, e formato 15 x 21 Cm, "O Bom & Velho Faroeste" pode ser solicitado pelo e-mail smeditora@yahoo.com.br, ou por carta endereçada à SM Editora - Caixa Postal 95 – CEP 17201-970 – Jaú / SP. Blog oficial: http://www.jupiter2hq.blogspot.com.br/

Bem, eu já vou encomendar meus exemplares da revista.

13.Edição especial para colecionadores

Nunca fui colecionador de trens elétricos. Na infância e adolescência acompanhei as maravilhosas peças publicitárias que a Estrela fazia para o Ferrorama, mas nunca tive o desejo de tê-lo. Contudo, estava eu fazendo hora num shopping agora em maio, aguardando o horário de uma reunião com um cliente, quando resolvi entrar na Ri Happy para passar o tempo. Eis que me deparei com o produto da imagem abaixo:

Art156-35

Trata-se de uma edição especial para colecionadores de Ferrorama, igual ao XP-100 que era produzido nos anos 70/80. Não tive dúvidas, comprei de imediato (mesmo custando mais de R$200). Mesmo não sendo colecionador de Ferrorama, entendo que atitudes como esta da Estrela devem ser incentivadas e apoiadas, e a melhor forma de incentivar e apoiar é comprando o produto. Oxalá a Estrela sirva de exemplo para outros fabricantes, que viram as costas para os colecionadores...

Acho que é isso. Se por acaso eu esqueci de algum assunto/imagem enviada por colecionadores, me alertem por e mail que publicarei na próxima atualização.

Até a próxima,

Marcos Guazzelli

Maio de 2012





Comentários

Enviar comentario

De: Soratto
Gostaria de saber onde posso adquirir bonecos do seriado BONANZA.Abraços a todos.


De: luizferandolemos@hotmail.com
gostaria de saber o preço dos bonecos bonanza


De: NEWTON CELLI
A PEDIDO DO MARCELO, COLOQUEI NOS CLASSIFICADOS DESTE SITE O BONECO ESTÁTUA DO HOSS CARTWRIGHT DO SERIADO BONANZA A VENDA, ABRAÇO A TODOS....


De: Marcelo
Olá, será que o vendedor dos bonanzas vende as peças separadamente? Eu que era criança nos anos 70 sou fã desta série. Parabéns nunca tinha visto bonecos tão legais desta série.


De: André de Sorocaba
Comprei as estátuas dos bonanzas do Newton, fiz um diorama estilo de um quadro quase igual da foto desta página. Ficou espetacular...abraço a todos..


De: Anderson
Concordo com o Carlos, ficou muito legal as estátuas da família Cartwright do seriado bonanza. Será que ele ainda tem para vender? Parabéns


De: CARLOS A.
Fantástica a coleção das figuras dos bonanzas, tem uma foto deles que estão exatamente como o Newton exculpiu....parabéns mesmo..... D+


De: marisol
ADOREI A COLEÇÃO DO BUONO, ELE É D+


De: Rovilson
Rapaz! Bem que achei que era o Tadeu ao lado da barraca, mas aí pensei, que todo catarinense deveria ser muito parecido...kkkkkkkk...Brincadeira. Belo Artigo, como sempre. .


De: Tadeu Mahfud
Parabéns pelas informações. Adorei a foto do menino brincando dentro do grande forte apache. Sobre o mercado de pulgas de Joinville, o Jacson é meu vizinho de lado de barraca. Para quem não sabe e não me identificou, na foto que mostra umas pessoas de fronte a uma mesa de brinquedos antigos o cara de perfil com calça militar e bota militar sou eu...Tadeu..kkkkk, Já faz um ano que participo do mercado de pulgas de Joinville.


De: Tássilo Campos
Olha que coincidência adquiri este forte de 79 da base verde do Fernando, exatamente este da foto rs...