DIVERSOS - MARÇO 2012



1.Periodicidade das atualizações do site

Como informei em janeiro de 2012, as atualizações do site serão quadrimestrais, em janeiro, maio e setembro de cada ano. No entanto, nos bimestres (março, julho e novembro) publicarei material enviado por outros colecionadores e leitores. Então vamos lá.

2.Maravilhosos sets da Barzo

Os amigos David Finamor e Cassiano Olegário me enviaram imagens de sets da marca Barzo. Eu achei maravilhosos:

Caçada ao búfalo:

Fort William Henry:

Fort Apache:

Cabana do Daniel Boone:

Set do Daniel Boone:

Produtos da Barzo podem ser encontrados em www.barzo.com

3.Outras recomendações do David

O David enviou a imagem de um interessante playset:

Este playset pode ser encontrado para comercialização em http://www.hobbybunker.com/products/western-fort-playset-fort-saloon-stagecoach-horses-figures-boxed-17211

Uma caçada ao búfalo:

O site para comercialização é http://pandpmilitaryminiatures.com/BuffaloHunt/one.htm

Enforcado, caixão e saloon:

Podem ser encontrados em http://pandpmilitaryminiatures.com/DodgeCity/index.htm

Neste endereço podem ser vistas figuras e acessórios para compor um diorama da batalha do Little Big Horn http://pandpmilitaryminiatures.com/LittleBigHorn/index.htm

Soldados búfalo:

http://pandpmilitaryminiatures.com/BuffaloSoldiers/BuffaloSoldiers.htm

4. Antigo set da Britains

A David também encontrou a imagem de um antigo set da Britains, bem bacana:

5. Um belo forte

Depois que o Luiz Pagliarini fez para mim, sob encomenda, o Fort Navajo, que é um forte de adobe, fiquei bem interessado em outros fortes neste mesmo estilo. O Cassiano Olegário encontrou um forte de adobe da Paragon. Vejam que interessante:

6.Saudades

Houve um tempo, e nem faz tanto tempo assim, em que a vida gozava de certa liberdade. Houve um tempo em que o bom senso nos governava, antes de termos nos rendido, sem luta, à ditadura do politicamente correto.

Nem sei quem são nem onde ficam as pessoas que escrevem os decretos do comportamento politicamente correto. O fato é que tão logo uma nova regra politicamente correta é divulgada, ela se torna de cumprimento obrigatório e imediato para toda a humanidade. Somos governados por pessoas que nem sabemos que são, e nas quais não votamos para que pudessem determinar o que podemos e o que não podemos fazer.

No Brasil o politicamente correto determinou que as armas de brinquedo deveriam ser banidas. E cumpra-se. Sem discussão.

O colecionador Marco Campanella me enviou algumas fotos da antiga revista Life. São imagens do início da década de 1960, da época em que era permitido brincar de cowboy. Vejam e sintam as mesmas saudades que eu senti:

E por fim, para provocar um infarto nos ditadores do politicamente correto (sejam eles quem forem), a última imagem:

7.Trabalho artesanal

O leitor Rogério Alves nos enviou imagens de belos trabalhos artesanais que ele fez. Apreciem:

Seu e mail é Rogério.alvesrj@yahoo.com.br

8. Mais um que nos deixa

Faleceu em 10 de março de 2012, aos 73 anos, o Cartunista francês Moebius (Jean Giraud), ilustrador das histórias do Tenente Blueberry. Nos deixa com saudades. Não sei se pessoas como Moebius sabem o quanto foram importantes para a vida e formação de milhões de pessoas. Eu convivi com a obra de Moebius desde 1980, quando li pela primeira vez uma história do Tenente Blueberry, Fort Navajo. Moebius também criou personagens para o cinema, como os de Alien, o 8º Passageiro e O Segredo do Abismo.

9. Falha minha

Na atualização de janeiro de 2012 eu publiquei um texto sobre o Chaparral e, ao final do texto, coloquei imagens de brinquedos vinculados à série. Absurdamente esqueci de citar o revólver Chaparral, da nossa Estrela (e olha que eu tenho este conjunto). Mas o leitor Cassiano Olegário estava atento e apontou a falha, agora corrigida. Segue a imagem do Chaparral da Estrel:



10. Mais trabalhos artesanais

Os assuntos vão sendo apresentados na ordem em que foram chegando para mim. O leitor e artesão Wladimir Abreu enviou imagens de seus novos trabalhos:

Seu e mail é wladitex@yahoo.com.br

11. Últimas aquisições

No último bimestre realizei duas aquisições que me deixaram bastante feliz. A primeira foi a realização de um sonho de infância – sim, eu nunca tive este brinquedo, apenas usava emprestado os dos meus amigos que tinham, quando resolviam emprestar. Trata-se do saudoso rifle de espoleta da Estrela. Consegui através de um amigo, que encontrou este rifle guardado na casa de um conhecido dele, e lembrou que eu desejava tê-lo. O rifle é de ferro, com cabo de madeira. Nas imagens abaixo ele está brilhante, pois tinha acabado de receber um banho de óleo (para combater a ferrugem):

Espero que um dia este rifle possa enriquecer a coleção de um museu de brinquedos (quem sabe o meu, só falta o dinheiro...).

Bem, e a outra aquisição? Pois é, estava tudo programado para eu viajar, para apanhar a aquisição na manhã do dia 17/3, mas eis que na tarde do dia 16/3 aconteceu uma catástrofe aqui no escritório e eu tive que deixar a viagem mais para a frente. Fica para a próxima atualização... 

12. Corrente de pedidos

Eu sou muito preocupado em registrar a história. Muitas pessoas, contudo, não dão a menor importância para isto. Roberto Carlos, por exemplo, chegou a entrar na justiça para tirar de circulação uma biografia sua (que em nada o ofendia). Se eu fosse o Roberto Carlos haveria várias biografias minhas no mercado...

Me parece que a família fundadora da Gulliver está no grupo dos que não dão importância para o registro da história. Já tive esperança de conseguir uma entrevista com o Andres Luis Lavin, fundador da Gulliver. Atualmente esta esperança está bem próxima de zero. Mas enquanto ele estiver vivo, não desistiremos de tentar. Desta forma, solicito aos leitores que recortem o texto abaixo e colem numa mensagem para a Gulliver, no seguinte endereço: http://www.gulliver.com.br/contato.php

“Ao Sr. Andres Luis Lavin

Prezado senhor,

O trabalho de três empreendedores marcou profundamente a vida de algumas gerações de brasileiros. Esses empreendedores são:

Mariano Lavin Ortiz;

Francisco Ortega Blanco; e

Andres Luis Lavin.

Os dois primeiros já nos deixaram.

Apenas o senhor pode nos contar pode nos contar a história do Forte Apache no Brasil, com a autoridade de quem fez.

Por favor, permita que aqueles que brincaram com seu produto, e que o cultuam até hoje, conheçam a história narrada pelo senhor. Conceda uma entrevista ao site www.brinquedos.faroeste.nom.br, contato através do e mail mguazzelli@uol.com.br.

Ficarei aguardando para ler lá no site a sua bela história de empreendedorismo e de sucesso.” 

13. Playmobil

Os leitores frequentes sabem que adoro Playmobil. O Deivid Finamor enviou o link de um fantástico vídeo de Playmobil western:

http://www.youtube.com/watch?v=CAhELNcLFag

14. Índio laçador 

O Marcos Faria me mandou imagem do índio laçador da Gulliver. Este é raro. Eu só tenho o original Elastolin, mas o da Gulliver mesmo eu não tenho:

15. Mais trabalho artesanal

O leitor André Luiz Sá de Jesus enviou imagem de um canhão utilizado pelo exército brasileiro na Guerra do Paraguai, um oficial e um soldado, tudo artesanal, feito com corpo de caneta, corpo de acendedor de fogão, papel, madeira, retalho de pano, plástico derretido e modelado, pedaços de fio,(corrente), e pedaços cortados de jornal (terreno). O trabalho foi feito a partir de uma imagem do livro: ALVES, Joaquim Victorino Portella Ferreira. Mallet, o patrono da Artilharia. Rio de Janeiro, Biblioteca do Exército, 1979. Eu gostei.

O e mail do artista é sa.andrel@yahoo.com.br 

16. Cidade da Papai Noel 

O colecionador Marcos Faria enviou a imagem abaixo:

Ele está tentando montar uma espécie de catálogo com imagens de todas as casas que compunham a cidade da Papai Noel. Desta forma, ele solicita que aqueles que possuem em suas coleções casas que não aparecem na imagem acima, enviem foto para o e mail dele: mvfariaangra@gmail.com

Se ele conseguir montar o catálogo, vamos publicar aqui no site e ficará à disposição de todos.

Até a próxima,

Marcos Guazzelli

Março de 2012





Comentários

Enviar comentario

De: marcos bortoletto
caro amigo, Tive alem de inumeros revolveres, um rifle tambem, mas dei quando tornei-me adulto, uma pena pois hoje teria uma coleção fantastica, alem dos forte apache, laurence da arabia, batalha do tuiti, barco viking, caravana, metralhadora etc...não tinah noção, mas hoje faria diferente, guardaria todos, bons tempos que não voltam mais..abraço


De: Luiz Paulo P Pizzutti
Ótimos artigos. Muito legais ! O forte William Henry da Barzo e o da Paragon são irresistíveis. Vou tentar trazer um de cada agora mesmo.


De: Marcos Guazzelli
Tadeu, a versão com faca do "laçador", que eu também tenho, foi uma versão mais econômica, produzida pela Gulliver no final dos anos 70, quando os brinquedos de faroeste já estavam vendendo menos e era importante reduzir custos. Abraços.


De: Tadeu Mahfud
Adorei a foto de todas os meninos juntos com as arminhas de espoleta, me fez lembrar muito da minha infância onde eu passava tardes inteiras brincando de cowboy. Que saudedes! Eu consegui esta semana o indio laçador gulliver e seu cavalo além de outras reliquias, porém vi que meu indio laçador tem uma faca na mão levantada. Alguém poderia me dar mais informações? tadeum73@gmail.com


De: Marcos Faria / Angra RJ
Fiquei feliz em saber da crescente participação dos leitores e colecionadores do hobby. Nota: o índio a venda na BRaros não é Gulliver é Elastolin. Vamos difundir o pedido (item12) a GLV. Divulgação de sua história com o brinquedo é fundamental vamos trocar e-mails! Troquem figuras da coleção vamos passar esta idéia! Tem alguma casa Papae Noel diferente da foto? Envie. Felicidade a todos.


De: cassiano olegario
esse indio laçador tá a avenda no site brinquedos raros. O email para a gulliver já foi enviado Marcão!!!


De: Jean Carlos
Caríssimo Guazzelli, mesmo com a (pequena) "desacelerada" do BDF, este continua sendo um site essencial. O "Diversos" deste mês está ótimo, repleto de fotos maravilhosas. Sobre sua "Corrente de pedidos" (Item 12), não só participei como incentivarei amigos meus a participar, garanto. Um grande abraço, e continue com esse trabalho maravilhoso!


De: Augusto Silveira
Tenho um forte apache Ação Total de 2008, que vi em uma loja em Recife e resolvi comprar (só tinham 3 unidades), parece que voltei no tempo, aos meus 8/ 11 anos, hoje tenho 48 anos. Brinquei e curti muito esses brinquedos na época dos Bang Bang seriados de TV. Marcos, parabéns pelo seu site, também voltei no tempo, navegando nesse site maravilhoso !


De: Raul Aguiar
mensagem pra Gulliver enviada.Agora é só torcermos pra dar tudo certo!abraço, raul


De: Mazzei
Caro amigo Marcos, não sei se foi devido a alguma configuração necessária, mas não consegui visualizar nenhuma das fotos citadas em todo este artigo, apenas foi possível acessar os links citados.