UMA IMAGEM GRAVADA NA MEMÓRIA



RUA NASCIMENTO SILVA, IPANEMA, RIO DE JANEIRO. EU COM 7 ANOS DE IDADE,  PASSEANDO COM A MINHA MÃE, ENLOUQUEÇO AO VER NA VITRINE DE UMA PAPELARIA UM ‘SACO’ RECHEADO DE COWBOYS E ÍNDIOS COLORIDOS.  E BOTA “RECHEADO” NISSO.  DEVIA HAVER UMAS DUAS CENTENAS DE BONECOS ALI, TÃO PERTO -  E TÃO LONGE - QUANDO A GENTE MAL FAZ SOMBRA E NEM  GANHA MESADA AINDA...

O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO ERA O TAMANHO: AS FIGURAS TINHAM POUCO MAIS DE UM CENTÍMETRO DE ALTURA.  E AS CORES...MUITAS CORES. 

IMPLORO PARA A MINHA MÃE PARA QUE ELA ANTECIPE O MEU ANIVERSÁRIO E ME COMPRE AQUELE “SACO” DE ÍNDIOS E COWBOYS...MAS FOI EM VÃO. ELA IGNORA SOLENEMENTE, E ME ARRASTA DALI.  EU AINDA ME AFASTO OLHANDO AQUELA ‘MARAVILHA’ FICANDO PRA TRÁS NA VITRINE DA TAL PAPELARIA...SNIF!!!  FOI DIFÍCIL MANTER A DIGNIDADE E NÃO ABRIR O BERREIRO...

ESSA IMAGEM NUNCA SAIU DA MINHA CABEÇA.  ENGRAÇADO COMO ESSES ‘TRAUMAS’ FICAM REGISTRADOS....

HÁ POUCO TEMPO, DESCOBRI QUE FIGURAS ERAM AQUELAS QUE TANTO ME FASCINARAM AOS SETE ANOS.  SÃO DA MARCA AMERICANA “GIANT”, QUE, AO CONTRÁRIO DO NOME, FEZ FAMA NOS ANOS 60 E INÍCIO DOS 70 JUSTAMENTE FABRICANDO FIGURAS “PEQUENAS”, NA ESCALA “HO”, COM CERCA DE UM CENTÍMETRO E MEIO “EM PÉ”. 

E AS FIGURAS VINHAM SEMPRE MULTICOLORIDAS. HOJE SÃO ITENS DE COLEÇÃO,  BASTANTE DISPUTADOS EM LEILÕES INTERNACIONAIS.  CONSEGUI ALGUMAS FOTOS PARA VOCÊS....NÃO SÃO ESPECIALMENTE BEM FEITOS, PRA FALAR A VERDADE SÃO ATÉ BEM “FEINHOS”....MAS POR UM BOM TEMPO,  TUDO QUE EU QUERIA ERA LEVAR PRA CASA O PACOTÃO DA GIANT!!

QUANDO, APÓS A PRESSÃO DE PRAXE, A MINHA MÃE CONCORDOU FINALMENTE EM COMPRAR O BRINQUEDO, VOLTAMOS À TAL PAPELARIA...MAS AS FIGURAS JÁ TINHAM SIDO VENDIDAS.  NUNCA MAIS AS VI....FICOU SÓ NA VONTADE MESMO...

RICHARD KYAW

SETEMBRO DE 2011





Comentários

Enviar comentario

De: Paulo Roberto Silva Pereira
As imagens que eu tenho na memória sobre os brinquedos de faroeste são muitas. Nas Lojas Americanas por exemplo, maquetes eram montadas e não havia como ficar fascinado. Porém, a ultima imagem que tenho do Forte Apache reponta a pouco mais de 32 anos atrás. Uma loja que ficava numa rua que era o meu caminho diário mostrava um diorama feito com o Forte Apache. Foi a última vez que ví o brinquedo que mais me encantou em minha vida.


De: rogerio alves
Pois é, eu também já passei por isso, estava num passeio com meus pais quando passamos em frente a loja Slloper e vi na vitrine o forte do zorro todo armado e completo visão inesquecível pedi aos meus pais mas, só ficou na promessa isso já fizeram 40 anos. Hoje estou sempre comprando e garimpando nas lojas


De: Tadeu Mahfud
Trauma de infância eu tenho sim, o meu foi ter sonhando em frente a uma vitrini o set do zorro da Trol, porém este eu não ganhei de jeito nenhum. O resto de brinquedos que eu quiz na infância eu tive!!! Muito boa matéria,os bonequinhos bem interessantes, porém não me sobem à cabeça.


De: Jean Carlos C.
Ah, esses pequenos "traumas" de infância... Quem não os teve? [:)] Quanto aos bonecos, pelo tamanho minúsculo, são até bem esculpidos e detalhados! Fico imaginando o trabalhão para quem se atrever a pintá-los! Um abraço a todos!