WARRIORS OF THE WORLD



Já escrevi em artigo recente que respeito muito a história da Marx, até por seu pioneirismo no lançamento do brinquedo Forte Apache, mas que as figuras sem pintura nunca fizeram muito a minha cabeça. No mesmo artigo onde fiz este comentário, escrevi sobre as figuras da série Marx Miniatures, estas sim pintadas à mão (pintura de baixa qualidade, diga-se de passagem). Só que eram figuras de 2,5 cm, bem diferentes das figuras que estamos acostumados a colecionar.

Mas eis que eu estava andando pela feira de soldadinhos de Gettysburg (ver artigo Gettysburg 2) e me deparei com figuras pintadas da Marx na mesma escala das nossas tradicionais Gulliver. Conversei com a pessoa que estava vendendo as figuras e fiquei sabendo que eram da série Warriors of the World. Havia duas figuras de soldado da cavalaria expostos, e uma porção de outros numa caixa. Manifestei intenção de comprar e o vendedor sapecou o preço – US$100 cada. Me limitei a admirá-las com os olhos.

Cada figura desta série vinha dentro de uma caixa, caixa esta maior que uma caixa de fósforos e menor do que uma carteira de cigarros.

As figuras eram feitas em plástico duro, e em cada caixa vinha um folheto com a história da respectiva figura. As figuras pintadas à mão eram produzidas em Hong Kong. Foram produzidas na década de 1960.

Algumas imagens:

Apesar de as figuras possuírem nome, e virem até com biografias, a maioria eram figuras e histórias fictícias.

O colecionador Brooks D. Simpson realizou pesquisas nas bases de dados de soldados do passado para descobrir se as figuras desta série realmente haviam existido, apenas para descobrir, após exaustivas pesquisas, que a maioria delas era mesmo ficcional.

Como sempre, em se tratando de Marx, eu me socorro no www.marxwildwest.com.

Até a próxima,

Marcos Guazzelli

Maio de 2011





Comentários

Enviar comentario

De: Tadeu Mahfud
Muito legal, é um mix de caixinhas de carrinhos matchbox com figuras de forte apache. Pra mim é o ideal. rsrs. Onde tem pra comprar? rsrsrs


De: tadeu buono
Tenho interesse em possuir várias dessas figuras


De: Raul Aguiar
SOU LOUCO PRA CONSEGUIR ESTAS FIGURAS!