MARX MINIATURES



Tenho um profundo respeito pela Marx (empresa americana), pelos conjuntos que produziu, por ter lançado o Forte Apache. Mas como me criei brincando com figuras pintadas à mão, confesso que as tradicionais figuras da Marx, sem pintura, não são as que mais me atraem.

Contudo, na década de 1960 a Marx lançou conjuntos com peças e figuras pintadas à mão. Há informações de que em alguns momentos as vendas desses conjuntos pintados à mão, com figuras de 2 a 3 centímetros, quase superou a vendagem dos conjuntos com as tradicionais figuras sem pintura (de 54 milímetros).

Os conjuntos pintados eram produzidos em Hong Kong. Nas embalagens havia à informação de que as figuras eram “pintadas à mão por artistas”. Diz a lenda que os “artistas” eram, na verdade, crianças que trabalhavam sob o regime de mão de obra escrava em Hong Kong.

As figuras eram produzidas em plástico duro. A qualidade da pintura não era boa, era grosseira.

Como esses conjuntos coloridos foram produzidos por poucos anos, são extremamente difíceis de serem encontrado nos dias que correm.

Não há certeza de quantos conjuntos foram produzidos, mas um artigo publicado na edição 18 da revista Plastic Figure and Playset Collector informa que teriam sido produzidos 45 conjuntos, sendo 7 deles com o tema faroeste:

Border Battle (Alamo)

Covered Wagon Attack

Custer's Last Stand

Fort Apache (com figuras de cavalaria)

Fort Apache (com figuras de cowboy)

Attack on Fort Apache

Western Town

As informações acima e as imagens abaixo foram gentilmente cedidas para publicação pelo colecionador americano Eric Johns, cujo maravilhoso e completo site sobre brinquedos de faroeste produzidos pela Marx é: www.marxwildwest.com

Recomendo aos leitores que acessem o site do Eric para obterem muito mais informações sobre a Marx e uma infinidade de imagens surpreendentes. É uma viagem que vela à pena.

Divirtam-se:

 

 

 



 

 

Até a próxima,

Marcos Guazzelli

Março de 2011





Comentários

Enviar comentario

De: Cicero Wexler Anjos
Esta semana foi arrematado no EBAY o Western Town miniaturas da Marx por apenas U$ 80,00, oh vontade viu, até tentei acionar meu Pay Pal, mas, não deu


De: gilberto de fatima resende
Por falar em cópia reparem no último índio do conjunto. Não é a cópia de uma das figuras dos brindes da Toody?


De: Gilberto de Fatima Resende
Queridos, Marcos e colecionadores, por falar em cola, repare que o último índio é exatamente o índio do brinde da Toddy.


De: Jorge Barreto
Verdade, Deivid!Caramba! A Casa Blanca ou Gulliver copiava mesmo...E graças a eles e aos filmes de Bang-Bang que eu curto até hoje o colecionismo.


De: deivid finamor
reparem os indios a india abaixo com o cesto! a gulliver copiou até da marx??? caramba!