DIVERSOS - MARÇO 2011



1. Progressismo

Considerando a possibilidade de colapso dos nossos sistemas rodoviário, portuário, ferroviário (?) e aeroportuário, decorrente da falta de investimentos, planejamento e inteligência em nível nacional, aproveitei o início de 2011 para me familiarizar com aquele que pode ser o futuro dos transportes no país do futuro. Abaixo, imagem do momento em que eu iniciava o test drive...

2. General Custer

Na atualização de janeiro de 2010 publiquei um texto sob o título “General Custer”. Ao final do texto, coloquei fotos de “custers” de brinquedo. Mas cometi um pecado, e um leitor bem observou – esqueci de colocar lá a imagem do Custer da Gulliver, que era um dos integrantes da série “Super Amigos”. Este Custer não estaria nem no grupo “Custers que tenho”, nem no grupo “Custers que não tenho”. Ficaria no grupo “Custers que tive”. Sim, ganhei o meu logo que a Gulliver lançou a série, mas com o tempo se perdeu. Segue a imagem (do Custer enfrentando Gerônimo, encontro que nunca aconteceu na história real):

O leitor Marco Campanella mandou a imagem abaixo. Desconheço quem seja o fabricante:

3. A Corrida do Ouro

O leitor Deivid Finamore, sempre atento, fez uma constatação interessante. Assim como eu, ele é fã do trabalho do artista Charles Russel. Também gosto de Frederic Remington, Thomas Moran, e meu preferido é Charles Schreyvogel. Mas o Deivid admira esta bela obra do Charles Russel:

Como também gosta de conjuntos da Atlantic, o Deivid acabou por descobrir onde a Atlantic buscou inspiração para sua imagem do conjunto Gold Rush:

Incrível, não?

O Deivid sempre contribui com a atualização do site, e desta vez enviou imagens de Big Sets (dioramas) lançados pela Atlantic nos anos 70:

 


 

4. Feira

Em fevereiro foi realizada a 1ª Feira de Antiguidades e Coleções, em Araraquara. Bem que o Marcos Claudino poderia nos mandar umas fotos do que foi exposto...

5. Zorro

O Richard Kyaw enviou imagem de um interessante conjunto do Lone Ranger, lançado em 1980. Apenas as figuras do Zorro e do tonto eram pintadas. Os índios e cowboys eram cópias de figuras 1/32 da Airfix:

 

 

6. Jonah Hex

A editora Panini lançou novamente no Brasil a revista Jonah Hex, que eu lia mensalmente no saudoso tempo da editora Ebal. Foi muito bom poder entrar numa banca de revistas 30 anos depois e comprar exemplares novos de Jonah Hex. Ah, se a Gulliver tivesse a mesma ousadia...

7. A “minha” Porto Alegre

A “minha” Porto Alegre é a dos anos 1970. Para mim, a Porto Alegre de hoje é uma outra cidade, apenas preservando o mesmo nome. E não é só uma questão de mudanças arquitetônicas mas, principalmente, das mudanças no astral da cidade.

Entre 1973 e 1977 um francês de nome Henri morou em Porto Alegre e teve uma preocupação que nós, porto-alegrenses, não tínhamos à época – andar pelas ruas da cidade registrando em fotografia cenas do cotidiano.

A imagem abaixo é da Rua da Praia, a mais tradicional da cidade, numa época de Natal, como é possível perceber pela árvore montada no centro da rua. Do lado direito da imagem dá para ver a placa das Lojas Americanas, que dispensa comentários, e, logo atrás, as letras “S”, “L” e “O”, da loja Sloper, que tinha um andar dedicado a brinquedos, onde encontrei pela primeira vez o Fort Rin Tin Tin. Saudades...

Em 1977 o Henri voltou a morar na Europa. Mas graças a ele ficou um belo registro fotográfico de cenas de rua de Porto Alegre na década de 1970. Eu já imprimi todas as fotos que ele disponibilizou na internet (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=431322) e coloquei no álbum, junto com as fotos da família.

Até a próxima,

Marcos Guazzelli

Março de 2011





Comentários

Enviar comentario

De: marco campanella
É ISSO MESMO ANTONIO,OBRIGADO PELA COLOCAÇÃO.E SÃO PINTADAS PELO GRANDE AMIGO DE PORTO ALEGRE MARCELO VOLCATTO.ABRAÇO A TODOS.


De: Marcos Claudino
Caro amigo Guazelli, pode deixar que estarei enviando algumas fotos da feira de antiguidades. Um abraço.


De: deivid finamor
valew mrcão! achei outro set da atlantic! e uma foto desconhecida de um catalogo depois te mando! abração


De: Antonio(www.redskorpio.com.ar
As figuras da imagem enviada por Marco Campanella sâo o General Custer e Cavalo Louco, figuras em escala 1/32 feitas por Toy Soldiers of San Diego