ESPANHA, PAÍS MARAVILHOSO.



A Espanha é um país maravilhoso pelas suas belezas naturais e pelas realizações da sua civilização. Isto para a maioria das pessoas...

Para os apreciadores de brinquedos de faroeste, as maravilhas são maiores ainda. Primeiro pela história – muitas fábricas de brinquedos de faroeste existiram por aqui, com centenas, ou milhares de modelos lançados. Segundo, pelo presente, ou seja, procurando bem ainda é possível encontrar esses maravilhosos brinquedos.

Passei a última semana de julho na Espanha, em peregrinação atrás de brinquedos. O verão é absurdamente quente por aqui, as praias do Mediterrâneo estavam cheias, e o topless é uma prática comum. Mas um bom colecionador de brinquedos deixa o topless de lado, e vai atrás de lojas...

Em Barcelona visitei lojas que já mencionei em texto escrito sobre a Espanha em 2009. Na 5ª feira, dia 29, fui até a cidade de Figueres, na Catalunha, visitar o Museu de Brinquedos da Catalunha:

O museu é interessante, claro, como todo o museu de brinquedos, mas não havia nada de faroeste no acervo. Achei estranho, uma vez que é um museu da Catalunha, e a Catalunha foi o centro de produção de brinquedos de faroeste entre as décadas de 1950 e 1980. Abaixo algumas imagens do acervo:

Uma parte do acervo que achei muito interessante é a dos brinquedos com cerca de 2 mil anos de idade:

Estes são do século V a.c.:

Estes são dos últimos séculos a.c. e dos primeiros d.c.:

Este é um jogo do século II d.c.:

Após visitar o museu, fui andar pelas ruas da pequena cidade, e passei por uma interessante loja de brinquedos:

De volta a Barcelona, na 6ª feira, dia 30, fui me encontrar com o Arthur Canas, uma feliz indicação do meu amigo Carlos Nebot. O Arthur é colecionador e comerciante de brinquedos, e recebe na sua própria residência, um amplo apartamento próximo ao centro de Barcelona, todo decorado com brinquedos. Abaixo algumas imagens do apartamento:

Relatei ao Arthur a minha surpresa ao não encontrar os brinquedos de faroeste no museu de brinquedos, ao que ele respondeu que na Espanha há uma separação de gêneros, ou seja, brinquedos de faroeste pertencem ao gênero “figuras”, e não fazem parte do gênero “brinquedos” (juguetes). Desta forma, segundo ele, não se encontram brinquedos de faroeste em nenhum museu de brinquedos da Espanha, teria que ser um museu de figuras. Perguntei onde encontraria o museu de figuras, e ele disse que não há. Bom, não há até que o Carlos Nebot decida transformar a imensa coleção dele em um museu...

Na sequência passamos ao que interessava, as compras. Levei mais de duas horas para repassar apenas uma parte das cerca de 3.500 figuras que o Arthur tinha para venda. Abaixo algumas imagens:

 

A uma certa altura o Arthur perguntou se eu desejava continuar comprando, ao que indaguei se ele aceitaria as minhas calças como meio de pagamento. Como ele respondeu que só aceitava dinheiro, parei por ali...

Convidado para aparecer numa foto, o Arthur disse que é muito tímido.

Sábado, dia 31, passei o dia com meu amigo, e grande colecionador, Carlos Nebot. O dia foi agradabilíssimo, e já começou bem – com um passeio na Mercedes conversível do Carlos por Castell de Fels, cidade onde mora:

O Carlos me deu uma ótima notícia – resolveu fabricar figuras de faroeste para comercialização, com sua própria marca – BRAESP. Já criou os dois primeiros modelos da primeira série, e todas as unidades produzidas na primeira edição já foram vendidas. Eu já tenho os meus:

Abaixo a imagem da caixa das figuras do Carlos, com o e mail dele para quem desejar contatar:

Realizei novamente uma viagem pela maravilhosa coleção do Carlos. Algumas imagens:

Para encerrar a visita, uma foto com o Carlos. Como estamos nos vendo uma vez por ano, daqui a algum tempo poderemos comparar as fotos de cada visita e ver a evolução anual dos pelos brancos nas nossas barbas:

Para concluir...

Trouxe alguns itens para vender: 3 revólveres de espoleta (que me pedem tanto), 2 carroças Comansi, 2 diligências Comansi e um conjunto do Playmobil. Nos próximos dias estarei anunciando os itens na seção de classificados do site e, se não vender, vão para o Mercado Livre. Algumas imagens:

 

Até a próxima,

Marcos Guazzelli

Agosto de 2010





Comentários

Enviar comentario

De: Dinilson
Atenção: para os colegas que ainda não viram, nas Lojas Americanas aqui de minha cidade estavam à venda algumas caixas com figuras de Far West.


De: Tadeu Tufie Mahfud
Guazelli toda vez que vejo suas viagens eu fico sem dormir 1 semana. Preciso marcar uma destas! Parabéns!


De: CARLOS NEBOT
VALEU AMIGO PE LA VISITA!! NA PROXIMA MARCAMOS COM MAIS TEMPO!! E VAMOS COMER UMA PAELLA!!! RSRS