DIVERSOS - MAIO DE 2010



 

1. Viagem

No mês de abril estive na Itália, nas cidades de Milão e Veneza.

Durante a viagem, um tedioso vôo da companhia aérea Iberia, folhando a revista de bordo encontrei uma reportagem sobre Vancouver, no Canadá. Nesta reportagem havia a fotografia de um parque que possui totens das antigas tribos indígenas do país. Entre os totens, é possível ver (imagem abaixo, assinalado por seta) o modelo que serviu de inspiração para o totem da Elastolin, Reamsa, etc., posteriormente copiado pela Casablanca / Gulliver para o nosso conhecido Acampamento Apache.

Conheço apenas uma loja de brinquedos antigos na Itália, que fica em Milão, na esquina das ruas Alessandro Tadino e Lazzaro Palazzi (fotos abaixo). Já tinha estado nesta loja em 2007, e voltei a visitá-la agora em abril. Em comum entre ambas as visitas o fato de eu não ter comprado nada. A loja possui dois andares, e comercializa brinquedos antigos em geral, principalmente carrinhos de ferro e soldadinhos. O estoque é guardado em diversos armários de vidro, sendo um dos armários destinado a brinquedos de faroeste. Nesta oportunidade havia diversas figuras da Britains e da Timpo, entre outras marcas. O que me interessou mesmo foi uma carroça da Elastolin, com aparência de ser dos anos 50. O atendimento na loja não é nada simpático, não permitem fotos. A foto do Forte Bravo, abaixo, foi a única que consegui tirar, escondido, dentro da loja. Ao me interessar pela carroça Elastolin, chamei o vendedor mal encarado e perguntei o preço. Ele tirou um molho de chaves do bolso com má vontade e abriu o armário de vidro. Pegou a carroça e olhou em cima, embaixo, dentro, olhou para mim e concluiu: “não tem preço”. Ao que respondi, “sim, e daí, não tem como descobrir o preço?”. “Não”. Ok, virei as costas e fui embora, exatamente como havia feito em visita anterior, em 2007.

2. Reamsa

A minha marca preferida de figuras espanholas é a Reamsa. Infelizmente, tenho muito poucas na minha coleção, já que não é fácil encontrá-las sem partes quebradas.

O Ricardo Pirilo, da loja virtual Pitico, me enviou o seguinte link de site sobre a Reamsa: http://www.reamsa.info/

Muito interessante o site, muitas informações. Há até vídeos onde são mostrados os brinquedos. Vale à pena acessar.

Sets da Reamsa podem ser encontrados em sites de colecionismo, como: http://www.angelfire.com/pe/ATSTOYSOLDIERS/REAMSAEXP.html

3. Forte da Diedhof

O leitor Leonel Demonte leu o artigo que publicamos no início do ano sobre a Diedhof e observou que o forte mostrado no conjunto lembrava o Forte Laramie, e enviou as imagens abaixo:

De fato, há semelhança, e o Forte Laramie pode ter sido utilizado como inspiração para algum artista da Diedhof.

Esta “versão” do Forte Laramie, que aparece na imagem acima, é a segunda, de um total de três. O forte foi construído como abrigo para caçadores, numa primeira versão bem rudimentar, posteriormente foi remodelado para a versão da imagem, com o incremento das companhias de pele e, por fim, foi vendido ao exército americano e transformado num forte “tradicional”, ou seja, uma grande quantidade de edifícios, sem paliçadas. Estive em visita ao Forte Laramie, localizado no estado do Wyoming, em 1998 (como o tempo passa), e constatei que a maior parte do conjunto de contruções do forte está muito bem preservada, incluindo mobília original em algumas casas de oficiais. Vale à pena conhecer. Abaixo uma foto da visita:

4. Contatos comigo

Mais uma vez quero alertar os leitores para o seguinte – eu não respondo a mensagens enviadas através da área de comentários do site. Apenas publico os comentários. Quem quiser contato comigo deve fazer através do e mail mguazzelli@uol.com.br.

5. Lançamento

As lojas virtuais Submarino e Americanas.com estão comercializando kit de figuras de cowboys da Revell.

Até a próxima,

Marcos Guazzelli

Maio de 2010





Comentários

Enviar comentario

De: artur
muito legal essa historia


De: dmfinamor@hotmail.com
já?? q rapido?