“FAROESTE” NACIONAL – Parte 1 – Personagens



Poucos paises tem uma historia tão rica e interessante como o Brasil, entretanto  muito pouco existe em termos de personagens históricos retratados em figuras  de chumbo ou plástico.


Em outros paises é comum terem seus heróis nacionais retratados em figuras estáticas, em brinquedos do tipo Forte Apache, que representam figuras humanas datadas historicamente.


Essa representação da História no brinquedo facilita a compreensão dos fatos históricos a ela ligados. Infelizmente crianças e adultos no Brasil não experimentarão essa sensação porquê praticamente nada existe ou existiu neste sentido.


Com exceção das linhas de brinquedos da FANABRI (Fabrica Nacional de Brinquedos – RJ) e Gulliver (SP) que retratavam em sets  cenas da Historia do Brasil. A FANABRI representando as famosas Batalhas de Itororó e Tuiuti e a Gulliver representando em figuras o majestoso quadro de Pedro Américo.


Dois personagens centrais estão nesses sets: Duque de Caxias na Batalha de Itororó e D Pedro I em Independência ou Morte.


Duque de Caxias, figura originalíssima criada pela FANABRI é representado montado em um cavalo branco no momento em que brada: ”Sigam –me os que forem brasileiros!” Animando seus soldados e estimulando-os a avançar contra as forcas paraguaias. Um grande estimulo também para as pessoas da 3a Idade pois Caxias contava nessa época com 65 anos.




D Pedro I, o personagem central do quadro de Pedro Americo é uma figura maravilhosa criada pela Gulliver. O cavalo é clone Elastolin e toda cena do quadro é representada em figuras de plástico no set Independência ou Morte. Um precioso item de coleção, apreciado até no exterior. Lançado em 1972 para comemorar o Sesquicentenário da Independência do Brasil.




E finalmente a contribuição deste que escreve este artigo. Nada mais nada menos que Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes. Utilizando figura com roupas do séc XVIII e pintada de acordo como é retratado no quadro de Washington Rodrigues (1940) representa Tiradentes em uniforme de alferes dos Dragões de Minas. O cavalo é Gulliver pintado também a partir de referencias da época.




No próximo artigo, a famosa Batalha de Itororó.


Sobre o autor: Wagner de Azevedo Marques, sociólogo, scritor e colecionador

E mail:  brinqtoys@aol.com





Comentários

Enviar comentario

De: Rodolpho Neto
Pena que só nos EUA eles reconstroem suas Glorias e História Transformando-as em Brinquedos Melhor Forma de Fazer uma Criança tomar Gosto pela pela Historia de seu Pais e Por Histórias . Uma verdadeira Escola pena que não Fazem mais e Infelizmente só tem video game nos Tempos de Hoje


De: Nelson / maninho
Tenhos os personagens de "Independencia ou Morte".Ganhei quando guri..Deixei em uma caixa com as barracas...Adoro eles..Dragoes, soldados...Bem legal..Abraços