Olé Espanha!



Prezados leitores, entre 15 e 30 de outubro realizei uma viagem de férias pela Espanha. Adorei a viagem. A Espanha é um país lindo, com muita história.

E, por coincidência..., a Espanha é o país que mais produziu brinquedos de faroeste nos anos 50, 60 e 70.

Ressalto que minhas viagens são turísticas. Claro que sempre que possível tento conciliar turismo com brinquedos de faroeste. Mas os brinquedos são o objetivo secundário da viagem, o objetivo principal é conhecer o país visitado. Sei que comerciantes Brasileiros de brinquedos antigos estão descobrindo a Europa e, provavelmente, do ponto de vista de brinquedos de faroeste eles teriam histórias muito mais interessantes para contar de suas viagens. Se algum comerciante quiser enviar sua história de viagem para o site, publicarei. Mas vamos à história da minha viagem...

Fomos eu e minha esposa, e passamos por Madri, Toledo, Córdoba, Sevilha, Gibraltar, Granada, Málaga, Tabernas, Valência e Barcelona. Qual lugar gostei mais? Barcelona. É  mera coincidência que a maioria dos fabricantes de brinquedos de faroeste era da região de Barcelona...

O que ainda está em produção da Espanha?

O que eu encontrei nas lojas foi a linha de brinquedos de faroeste da Comansi, e armas de espoleta (revólveres e rifles).

A linha de brinquedos de faroeste da Comansi compreende o Fort Federal (em madeira), carroça com 4 cavalos, diligência com 4 cavalos, diligência com 2 cavalos, figuras de índios, soldados e cowboys, e figuras de 15 cm (estas muito bonitas).

No que se refere a armas de espoleta, há diversos modelos, de diversos fabricantes, e são facilmente encontradas no comércio.

O forte da Comansi é facilmente encontrado na loja El Corte Ingles, a maior rede de lojas de departamento da Espanha. Quanto à carroça, diligência e figuras encontrei somente numa loja de brinquedos que fica na Plaza Maior, em Madri, e na loja Palácio Del Juguete, em Barcelona, sobre a qual falarei mais adiante.

Vamos à história:

Já na chegada em Madri fui até El Corte Ingles e comprei o Fort Federal e uma bela arma de espoleta. As lojas El Corte Ingles estão espalhadas por todas as cidades da Espanha. Seguem fotos dos brinquedos:



Abaixo, fotos da vitrine e da loja de brinquedos da Plaza Maior de Madri, onde encontrei carroças e diligências:



O proprietário da loja está embalando uma diligência e um tubo de figuras avulsas que comprei. Pelo balcão dá para ter uma idéia da idade da loja.

Figuras que não de faroeste são comuns na Espanha. Encontrei vitrines como a da foto abaixo em várias lojas, de várias cidades:



Há figuras de guerra, de romanos, de medievais, etc.

A próxima parada foi Toledo. Nesta cidade, encontrei muitas figuras, mas não de faroeste, como mostra a foto abaixo:

Toledo é muito famosa por seus produtos de aço. Facas e espadas. Muito bacana para quem aprecia. Também possui réplicas de armas. Aliás, as réplicas, perfeitas, são facilmente encontradas em diversas lojas pelo país. Não me atrevi a trazer nenhuma réplica, mas fiquei com vontade. Abaixo uma foto das espadas de Toledo:



Em Córdoba não encontrei nada. Mas dediquei muito pouco tempo a lojas nesta cidade.

Em Sevilha há unidades do El Corte Ingles, com seus fortes da Comansi. Encontrei também em Sevilha uma boa loja de modelismo, bem perto da catedral da cidade, com muitas coisas interessantes, mas nada de faroeste.

Em Granada encontrei a loja Medina. Nela, figuras da Papo, incluindo alguma coisa de faroeste. Nas fotos abaixo aparecem a diligência da Papo (que já está comigo, em casa) e o belo castelo medieval da Papo.

 



Aí partimos para uma experiência diferente. A Europa possui apenas um deserto, o deserto de Tabernas, no sul da Espanha. Como a paisagem desta região lembra um pouco o oeste americano, aqui foram construídos estúdios de cinema para a produção de filmes de faroeste. Uma infinidade de filmes foi feita neste local, incluindo o famoso O Bom, o Mal e o Feio, com Clint Eastwood. Dois estúdios estão abertos para visitação: Mini Hollywood e Texas Hollywood.

Começamos com algumas fotos do Mini Hollywood:


A seguir, algumas fotos do Texas Hollywood:

Em termos de brinquedos o que se encontra nas lojas de ambos os estúdios é uma infinidade de armas de espoleta. Adquiri o modelo da foto abaixo:

Em Valência encontrei figuras de faroeste da Papo na loja El Corte Inglês. Adquiri algumas.

Mas o melhor da viagem me aguardava em Barcelona.

Na primeira loja de brinquedos que encontrei em Barcelona vi o belo Fort Buffalo da foto abaixo, por 90 Euros. Infelizmente, não pude comprá-lo, pois era grande e difícil de transportar. Mas é um belo forte de madeira:

Na sequência fui até a loja Palacio Del Juguete, fundada em 1936. Fica na Caller Dels Arcs, número 8. Nela é possível encontrar toda a linha de produtos Comansi e diversas armas de espoleta. Algumas fotos abaixo:

Em seguida, o ponto alto da viagem, meu encontro com o colecionador Carlos Nebot, que me recebeu em sua casa para jantar, com sua simpática esposa Brasileira. O Nebot é talvez o maior colecionador de brinquedos da Espanha, sendo que sua coleção possui mais de 7.000 figuras, não só de faroeste. Visitar a sua coleção nos dá a oportunidade de visualizar muito do que a Espanha produziu de maravilhoso em brinquedos.

Segundo o Carlos, havia rivalidade entre os fabricantes Espanhóis. Se um fabricante lançava determinada série de brinquedos, logo os demais tentavam lançar séries melhores. Quem ganhava com isto eram os consumidores. O que Casablanca e Gulliver lançaram no Brasil (cópias) foi apenas uma diminuta parte do que foi produzido na Espanha. Abaixo uma pequena amostra da visita:

Aqui, o Carlos em sua oficina de restaurações e customizações:

Abaixo foto de duas das figuras de 15 cm da Comansi, que adquiri. Achei muito bem feitas estas figuras. Na caixa ao lado, algumas figuras que adquiri do Carlos:

A próxima etapa da viagem foi um teste meu para jogar no Barcelona, mas não fui aprovado. Uma pena, pois eu já contava com o super salário para pagar minhas compras...

Fui então visitar a loja do Pere Gimenez, um comerciante de brinquedos antigos, que me recebeu muito bem. Em sua maravilhosa loja, ocorreu o assassinato definitivo de minhas finanças, já que saí de lá carregado de brinquedos. Além de me receber bem, o Pere gentilmente me presenteou com uma carroça da Comansi. Abaixo algumas fotos do nosso encontro:

A loja do Pere fica no centro comercial Encants Nous, em Barcelona. Eu tenho o e mail do Pere, mas não vou disponibilizar aqui no artigo, afinal o site tem mais de 12.000 acessos por mês...

Mas quem tiver interesse em conversar com ele, me mande um e mail, que eu solicito autorização ao Pere e disponibilizo o endereço dele, caso a caso. Mas se o número de solicitações for muito grande não poderei atender todas, afinal tenho que trabalhar para viver...

Para encerrar a viagem, não é faroeste, mas é interessante. O parque de diversões Tibidabo, de Barcelona, possui um museu com antigos brinquedos automáticos. Um espetáculo. Abaixo, uma amostra:

Bom, era o que eu tinha a relatar. Adorei a viagem, e espero que outros colecionadores tenham o interesse despertado, para ir à Espanha experimentar estas maravilhas.

Posso afirmar – os brinquedos lá são muito mais baratos do que os comerciantes que importam nos cobram aqui no Brasil. Tem brinquedo que eu paguei 8 euros e vi anunciado no Mercado Livre por R$150. Com a economia nas compras, dá para pagar a viagem. Quero ver se em 2010 vou de novo, mas para isto as finanças precisam estar em ordem.

Até a próxima.

Marcos Guazzelli

Novembro de 2009





Comentários

Enviar comentario

De: Fernando Sales (fernando. fsica@yahoo.com.br)
Coleconadores de Fortaleza, entrem em contato comigo! Prezado Guazzelli, uma sugestão interessante:abertura de uma página para contato entre colecionadores e perguntas e respostas sobre diversas dúvidas, por ex: para se comprar um revolver de espoleta no exterior, é necessário alguma licença específica? Abraços.


De: Fernando Sales (fernando. fsica@yahoo.com.br)
Sou colecionaor do Forte Apache tb, além de revolver de espoleta do velho oeste. Vc teve alguma dificuldade na compra de revolver de espoleta na Espanha?E o transporte? Passou por fiscalização no aeroportos? Como proceder ? Alguma autorização na Polícia Federa?


De: Miguel Marcus Oliveira de Souza
Olá eu tenho 13 anos e sou viciado por Gibis do Tex E gostaria de saber se existe algum lugar no RS Rio Grande do Sul q venderia alguns tipos de brinquedos de faroeste por favor me ajudem.Do seu Amigo Miguel.


De: Joaquim Romão Gomes
Faço pate do Cine Clube dos Amigos do Oeste CAW (gostaria de saber se você conhece algum colecionador que tenha réplicas de revolves antigos-compro


De: andrew
eu queria ter um chanse de conhecer esas coisa eu queria ter um revolver que nei dese que voce ti eu queria ter tanbem os briquedo de faroeste


De: Tadeu Mahfud
Simplesmente magnífica esta viagem. Parabéns..Preciso agendar uma destas e levar umas 10 malas extras para trazer brinquedos..rsrsr. Muito boa leitura


De: Luiz Carlos Pagliarini
Sensacional sua viagem, é um país barbaro com muitas opções no tema faroeste, adorei. A coleção do Nebot é de impressionar grande pessoa. Abraços.


De: João Henrique
Pronto! Já sei pra onde vou em minha próxima viagem de férias. Só falta convencer a patroa...


De: artur porteiro chrispim
muto legal essa viagem parabes


De: CARLOS NEBOT.
FOI UM GRANDE PRACER TE RECEBER,E FICAMOS AGUARDADO A PROXIMA VISITA!! A PORTA ESTA ABERTA!! ESPERO TER A COLECÇAO MAIS ORGANIZADA!!


De: Celso Manenti
Fazer compras em lojas com brinquedos que só se vê em sonhos ou em remotas lembranças, visitar um Fort Apache em escala real!...que grande viagem!!!


De: Raul Aguiar
Que viagem heim Guazzelli,fantástico!O Carlos Nebot é um grande cara.Parabéns!


De: Sergio
maravilhoso, já deu vontade de começar uma poupança pra visitar a Espanha, heheheh.