Diversos – setembro de 2009



1) Mudanças no site

Em agosto o site completou quatro anos no ar. Para comemorar a data, selecionei as duas solicitações mais pedidas pelos leitores – uma área de classificados (estamos trabalhando para possibilitar a inclusão de foto também) e uma área para comentários nos textos. Ambas foram criadas no site. Quando escrevo este, faz uma semana que se encontram disponíveis, e praticamente não foram utilizadas pelos leitores. Acho que estão tímidos.

2) Compras

Como o meu amigo Richard Kyaw envia excelentes artigos sobre as figuras da marca Timpo, comecei a me interessar por esta marca. Abaixo está a imagem do Fort Worth, da Timpo, que eu já possuo há 5 anos (comprei num lote, junto com o Super Fort Rin Tin Tin):

Mas, devido ao interesse adquirido pelas figuras da Timpo, agora em agosto eu comprei o acampamento de índios, da imagem abaixo:


Realmente, a Timpo produziu conjuntos e figuras maravilhosos.

Dia 25/9 fui a São Paulo com minha esposa, de carro, para duas missões. A primeira, realizada na noite de sexta-feira, era apanhar com o vendedor Marcelo o conjunto África Misteriosa, que comprei no Mercado Livre (com a caixa original, e quase completo).

Um amigo questionou – “figuras da África não são objeto da sua coleção”.

Verdade. Comprei este conjunto, que saiu bem caro, por dois motivos:

a.  Brinquei com ele na infância, e me deu vontade de tê-lo novamente;

b.  Quando o desenhista Nelson Reis esteve na minha casa, em novembro de 2007, ele comentou que a ilustração que produziu para a embalagem do África Misteriosa era, na opinião dele, seu melhor trabalho com brinquedos (a exceção das embalagens que produziu para a série Action Men, só que a Gulliver nunca chegou a lançar esta série no mercado).

A 2ª missão foi realizada na manhã de sábado, dia 26. Eu havia me correspondido por e mail com um senhor de São Paulo, de 55 anos. Ele possuía desde a infância os conjuntos Acampamento Apache, Caravana e Fort Apache, todos Casablanca, nas suas caixas originais, e praticamente não-brincados.

Abaixo a imagem dos itens:

Ele me vendeu os conjuntos com a condição de que os preserve, condição esta que cumprirei com o maior prazer.

O estado de conservação desses conjuntos é inacreditável, a pintura inteira, as carroças com as caixas de carga, um espetáculo.

Gostei muito desta negociação, realizada diretamente entre o proprietário dos conjuntos e o colecionador (eu), pois desta forma eu paguei um valor justo, e ele recebeu um valor justo. A maioria das negociações são realizadas através de comerciantes de brinquedo, que são elementos importantes para o colecionismo, mas que muitas vezes pagam pouco ao proprietário do produto (que não sabe o valor do que tem em casa) e revendem por muito.

Abaixo a imagem dos 4 conjuntos já na minha casa, onde ficarão por uns dias aguardando uma nova vitrine para serem expostos (as nove vitrines que possuo já estão lotadas):

Infelizmente, apesar de todo o cuidado que tomei, um canto da caixa do Acampamento Apache danificou um pouco na viagem até Curitiba. Imagina se tivesse vindo por correio...

  

3) Mais São Paulo

Cumpridas as duas missões que me levaram a São Paulo, dedicamos a tarde de sábado e a manhã de domingo para visitas nas feiras de antiguidades da Benedito Calixto e do MASP.

Brinquedos de faroeste só encontramos numa banca da feira da Benedito. Meia-dúzia de figuras comuns, e o dono da banca queria R$600. Um absurdo. As figuras continuaram lá. Quando falei “tá caro” o dono me olhou com aquele ar de desprezo, pensando “esse não entende nada de Forte Apache”. Depois da cara de desprezo, não pedi nem para fotografar o lote. Na feira do MASP não havia nada de faroeste.

No ano passado (maio) estive na feira do MASP e havia uma banca que vendia álbuns de figurinhas antigos. Não está mais lá, o que é triste por um lado, mas foi bom para a saúde das minhas finanças (que está abalada).

Abaixo, imagens das feiras:



4) Exposição

O amigo Marcos Claudino envia o conjunto da nova exposição de brinquedos antigos. Um dia pretendo ir nesta exposição, mas ainda não vai se neste ano.

5) Brinquedos de faroeste estão vivos

Não achei bonito, mas achei na internet o forte abaixo, feito para abrigar figuras da Papo. Melhor lançarem produtos feios, do que não lançarem nada.

Fort Rattlesnake

$111.95  $85.95
Save: 23% off

Painted wooden cowboy fort, saloon with elastic hinged doors, prison tower, large front gate (fits Papo stage coach), figures & stage coach not included. D450mm H330mm W470mm, Age 3+, Self assembly

O amigo Franzer Almeida descobriu uma loja em Portugal que vende pela internet os produtos abaixo:

http://www.dreamland.pt/oscommerce/index.php?cPath=22_160_96&sort=2a&products_id=582&page=2

 LOJA: Smartbabies.ltda
512 – 1412 – 5662
LISBOA
GALERIAS SALDANHA RESIDENCE, LOJA 0.39
AV. FONTES FERREIRA DE MELO, 42 – E
GPS: N38.73145 – W9. 14803

Ufa.
Para terminar, a foto da antiga cidade Roy Rogers, da Marx:

Até a próxima,
Marcos Guazzelli
Setembro de 2009





Comentários

Enviar comentario

De: Edson Rodrigues
Olá, primeira vez que me comunico, mas já conheço o seu site a dois anos, uma maravilha, as figuras muito belas, parabéns.


De: Mario Madruga
Parabéns pela compra. Faltou apenas mostras as peças fora caixa. Grande abraço.


De: Mario Madruga
Parabéns pelas aquisições! Faltou apenas mostrá-las fora da caixa. Grande abraço.


De: luiz carlos pagliarini
Parabéns pelos 4 anos no ar do site e parabéns pela aquisição dos conjuntos Casablanca e Gulliver, magníficas as caixas, muito bem conservadas. Agora só falta nos mostar as raridades dentro delas, grande abraço.


De: Luiz Carlos Pagliarini
Marcos, excepcional aquisição da casablanca, devem estar bem conservadas as figuras e acessórios parabéns, agora só está faltando abrí-las para que possamos admirá-las, parabéns peça aquisição e parabéns pelos 4 anos no ar do maravilhoso site.


De: Neto e Mari
oi Marcos, vc é muito sortudo em conseguir estas raridades, espero conseguir ter esta sorte e ampliar minha coleção também , parabens .


De: Junior - Toledo/PR
Olá Marcos! Parabéns por suas recentes aquisições! O Forte Casablanca parece que acabou de sair da fábrica! A Ilustração dessa embalagem é a minha preferida.


De: Richard
Beleas compras Marcos! Belas compras! Legal que vc tomou gosto pela Timpo! Esse conjunto África Misteriosa é maravilhoso e está intacto - vi no ML mas realmente saiu caro! Acho que foi um dos meus brinquedos mais "brincados" na infância! Os pigmeus sempre apanhavam do meu Tarzan, também da Gulliver. Tive o Zoológico também, o conjunto do Fantasma...são tantas emoções! abs


De: Gilbertofresende@terra.com.br
Querido Marcos, pensei que você iria incluir algum comentário das figuras do presépio produzidas pela Casablanca nos artigos deste mês.