DIVERSOS - JULHO - 2009



Elastolin

Eu sou apaixonado pelas figuras da Elastolin (Alemanha). Tenho várias, mas ainda faltam muitas em minha coleção.

As figuras começaram a ser produzidas ainda na primeira metade do século passado, então a quantidade de modelos produzidos é muito grande. As mais antigas são verdadeiros tesouras.

O amigo, leitor e autor de textos Richard Kyaw encontrou na internet imagens de um material fantástico da Elastolin que estava à venda nos Estados Unidos. Trata-se de um mostruário de produtos para exposição em lojas na década de 1950.

O preço estava em US$3,000, mas o principal inconveniente é que o comprador teria que buscar em Nova Iorque, já que o vendedor não enviava a lugar nenhum.

Deliciem-se:

Fort Cherokee

O amigo Marcos Avelar adquiriu um Fort Cherokee inglês, em madeira, bastante antigo. Segue imagem desta maravilha:

Fort Phil Kearny

O Fort Phil Kearny durou poucos anos, mas foi importante na história da conquista do oeste. Isolado no meio do território sioux, sua guarnição vivia em escaramuças com os índios, além das famosas batalhas: “Fetterman Massacre” e “wagon Box Fight”. Nesta época os índios ainda eram liderados por Nuvem Vermelha, antes de ir viver na reserva.

O Fort Phil Kearny também é interessante por ter sido um dos poucos a possuir paliçadas, como estamos acostumados a conhecer os fortes.

Recebi de um amigo a imagem de um diorama com este forte. Eu visitei o local do Fort Phil Kearny em 1998, mas nada restou, nem ruínas. Há apenas um centro para visitantes, uma pequena reprodução de parte da paliçada e a marcação no solo dos locais onde ficavam os prédios do forte.

Interessante – não há fotografias deste forte, somente desenhos feitos à época. Mas há boatos no mundo da história americana de que um fotógrafo teria fotografado o forte. Até hoje a tal foto nunca apareceu, mas quem sabe...

Outro aspecto interessante – a bandeira presa ao mastro do forte era de tamanho descomunal, podendo ser vista de muito longe.

Até a próxima,

Marcos Guazzelli

Julho de 2009





Comentários

Enviar comentario

De: deivid
caro marcio e leitores aqui estão a nova coleção de faroeste da chapmei toys! http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=230411286204


De: marcio.bandeiradeoliveira74@gmail.com
Olá sou Márcio e já algum tempo navego no site e sou fã como vcs de faroeste. Muito legal o artigo e esses registros dos verdadeiros fortes americanos são muito interessantes para fãs com nós. Esse diorama está magnifico. A proposito, vi uma coleção nas Lojas Americanas da CHAP MEI ( figuras aticuladas, carroça, casa do sheriff, etc) achei muito legal. Gostaria que vcs falassem algo a respeito das figuras de Western articuladas. Abçs.


De: Denise
Teste