FATOS E FOTOS - JANEIRO 1973



 

A edição de janeiro de 1973 da extinta revista Fatos e Fotos trazia extensa matéria (9 páginas) sobre brinquedos, fartamente ilustrada. Ao saber disso, fui atrás da revista, e consegui comprá-la no Mercado Livre.

Recebi o pacote cheio de expectativa, afinal, havia brinquedos fantásticos em 1973, que ali poderiam ser visualizados em imagens da época.

O resultado foi um pouco frustrante, pois parece que os repórteres decidiram ignorar muitos dos maravilhosos brinquedos da época. Os que receberam maior destaque na matéria foram bichos de pelúcia, bicicletas e aqueles “mini-bugguies” que atingiam mais de 50 Km por hora.

O Forte Apache, coitado, apareceu numa foto de canto de página, quase escondido.

Interessante observar:

- Na matéria informam incorretamente que o Forte Apache é da Estrela, mostrando que não é de hoje que os jornalistas não têm a menor preocupação em saber sobre o que estão falando;

- A matéria fala que é o Forte Apache dos brincalhões, mas os brincalhões não aparecem na foto;

- As carroças da foto são de madeira, mas 1973 foi o ano em que o plástico substituiu a madeira.

Algumas imagens da matéria:

 

 

E as meninas sentadas em pose de cacique, acima?

Atenção – fotos da Conquista do Oeste, da diligência e da Fazenda Ponderosa (todos da Casablanca) podem ser vistas, em cores, na edição de natal de 1968 da revista Claudia , mas infelizmente é muito difícil encontrar esta revista. Eu já vi as fotos na revista que está no arquivo da Biblioteca Pública do Paraná, mas não dá para scanear sem “desmanchar” a revista.

 

Marcos Guazzelli

Janeiro de 2009





Comentários

Enviar comentario

De: Luiz Carlos Pagliarini
Final 67 a 77 foram os melhores anos da minha vida. (Saudades)


De: Henrique Nogueira
Jesus! Que mudança! Para pior, claro...Imaginem hoje um comercial com crianças apontando armas.É o Brasil já foi sério!Hoje, a bagunça é a regra!